segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

XXVII Encontro de Ternos de Reis e Violeiros manteve a tradição em Caetité

Nesse domingo (13/01) foi realizado o XXVII Encontro de Ternos de Reis e Violeiros de Caetité com o tema: “Reisado: cultura e tradição de um povo”. Reiseiros e admiradores dessa cultura popular participaram do evento na Praça da Catedral de Caetité.
Vinte e três ternos apresentaram no anfiteatro da Praça da Catedral.
O Encontro começou com um desfile dos ternos nas principais ruas do centro de cidade. Em seguida a Benção dos reiseiros na Catedral e depois as apresentações no anfiteatro.
Os cinco ternos que fizeram melhor apresentação foram premiados:
 
1º lugar – Boa Sorte (Caetité);
2º lugar – Angua (Caetité);
3º lugar – Vintém (Caetité);
4º lugar – Pedra Branca (Igaporã);
5º lugar – Riacho da Vaca (Caetité).
 
O terno de reis vencedor é da Comunidade de Boa Sorte na região do distrito de Pajeú do Vento. A curiosidade é que o terno e composto, quase na sua totalidade, de mulheres de uma mesma família.
Houve a premiação de participação do terno das Ciganas, formado por mulheres de Caetité, e do reis de viola da comunidade de Garrote do município de Ibiassucê.
A equipe de jurados que classificou os ternos com melhor apresentação foi composta por Genilton Xavier do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caetité, Rosália Junqueira do Arquivo Público Municipal de Caetité e Zeomário Teixeira que já fez parte de terno de reis.
A folia de reis é uma manifestação vinda de Portugal no século XVI e está sendo mantida na região de Caetité. A manifestação lembra os três Reis Magos: Baltazar, Gaspar e Belchior que presenteou o menino Jesus com ouro, incenso e mirra.
Os troféus dados aos cinco ternos vencedores receberam o nome de pessoas que já faleceram e que apoiavam o evento. As homenagens foram para as professoras Tereza Guanais, Idalina Vieira e Marlene Cerqueira, além de Dona Deise Barreira, mãe do prefeito Zé Barreira, e o Senhor Zé Sabino da comunidade de Riacho da Vaca que participou durante décadas do terno de reis da comunidade e dos encontros realizados em Caetité.
O evento foi encerrado com o festival de violeiros da região de Caetité.
O XXVII Encontro de Ternos de Reis e Violeiros de Caetité foi apresentado pelo radialista e professor Luiz Benevides e Zé Vieira do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caetité.
 
Silvano Silva – DRT-BA: 4393

Relógio