sexta-feira, 6 de junho de 2014

Inaugurada a Central de Vídeo Monitoramento e ampliação da CIA da Polícia Militar em Caetité



A inauguração da Central de Vídeo Monitoramento e ampliação da CIA da Polícia Militar em Caetité (06-06) é uma necessidade para melhorar a segurança pública do município com mais de 200 anos.

A população do município de Caetité está crescendo rapidamente com os empreendimentos de energia eólica, mineração, implantação da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), início do projeto de energia solar, entre outros empreendimentos. A população saltou de 47.515 habitantes (IBGE 2010) para 52.166 (IBGE 2013) habitantes. Um aumento de quase 5 mil habitantes em três anos, considerando até o ano passado.


O suporte para a segurança pública da população do município é uma preocupação, cuja solução está sendo buscada por meio de Seções Especiais na Câmara Municipal, debate em rádio, audiência com Secretário de Segurança Pública da Bahia, solicitações oficiais a autoridades políticas, reuniões locais, busca de parcerias, entre outras ações.

Caetité e mais 18 cidades da Bahia serão elevadas ao nível de CIA Independes da Policia Militar. O projeto seguirá para a Assembleia Legislativa da Bahia e deverá ser criada no segundo semestre deste ano 2014. Com a CIA Independe Caetité terá um maior efetivo policial, mais equipamentos, viaturas e recursos destinados diretamente para a aplicação na melhoria da segurança na cidade, distritos de Caetité e apoio a outros municípios vizinhos.

O serviço de vídeo monitoramento consiste em instalação de câmeras de vídeo de alta resolução em pontos estratégicos da cidade de Caetité. O sistema é monitorado pela Polícia Militar e terá melhores condições de identificar pessoas que estejam praticando algum crime na área de alcance das câmeras.

As entradas e saídas de Caetité estão sendo monitoradas com câmeras identificando quem entra e sai da cidade.

O serviço permite ler a placa de um carro à distância, saber a que hora um determinado veículo estacionou e saiu de um determinado local, bem com o momento que passou em outro.

O prefeito Zé Barreira anunciou que pretende aumentar o número de parceiros para conseguir outras câmeras para o sistema e levar o serviço de Vídeo Monitoramento para os distritos onde funcionará com o auxilio da internet.


A sede da 2ª Companhia da Polícia Militar de Caetité, vinculada ao 17º Batalhão de Guanambi, foi reformada e ampliada, inclusive criando espaço com alojamento e refeitório para a Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe-Sudoeste), antiga CAESG, e também conhecida como “Polícia da Caatinga” que terá um lugar próprio para o momento que estiver atuando no município de Caetité já que é uma polícia regional especializada com sede em Vitória da Conquista.
A ação conjunta das cidadãs e cidadãos, pela segurança pública de Caetité, contribui para a paz desejada, mesmo que a segurança pública é estabelecida na Constituição Federal como dever do Estado, direito e responsabilidade de todos (Art. 144).



Silvano Silva – DRT-BA: 4393

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Cine Teatro Anísio Teixeira exibe filmes neste fim de semana




O Cine Teatro Anísio Teixeira está exibindo uma série de filmes nos fins de semana adequados para pessoas de várias idades. São filmes de animação, drama, comédia e romance.

Os ingressos são distribuídos gratuitamente no decorrer da semana. O controle da distribuição dos ingressos é feito pela equipe da Casa Anísio Teixeira.

Filmes deste fim de semana (05 a 07):

DIAS

HORA

FILME
CENSURA
Qui, Sex e Sab
18h
A Fada do Dente 2 (Comédia)
Livre
 Qui e Sex
20h
A Árvore da Vida (Drama)
14 anos
 Sab 
16h 30min
A Turma da Mônica: Uma aventura no tempo (Animação)
Livre

  Sab
20h
As Palavras (Romance/drama)
16 anos

Caetité conta com essa opção para os fins de semana, inclusive as crianças poderão assistir a um filme adequado para a idade com a família ou pela escola com o incentivo de professores que poderão agendar para toda a turma ir ao cinema.  Até as pessoas que estão visitando a cidade de Caetité poderão ser convidadas e incluídas nesta programação de todo o fim de semana no Cine Teatro Anísio Teixeira.


Silvano Silva – DRT-BA: 4393

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Caetité, Guanambi e Palmas de Monte Alto em situação de emergência.



A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional reconhece a situação de emergência nos municípios de Caetité, Guanambi e Palmas de Monte Alto.

O motivo é a estiagem que atingem esses municípios da região do Sudoeste da Bahia.

Portaria com o reconhecimento foi publicada no Diário Oficial da União dessa quarta-feira (04/06).

Os municípios em situação de emergência recebem o apoio dos governos estadual e federal que têm programas específicos para amenizarem os efeitos da seca.

Silvano Silva – DRT-BA: 4393

Relógio