sexta-feira, 11 de junho de 2010

Professores da Uneb estão em greve

Os professores da Uneb decidiram entrar em greve, por tempo indeterminado, no fim de uma assembleia realizada ontem (10) em Salvador.

As reivindicações incluem a incorporação das Condições Especiais de Trabalho ao salário-base, concurso para professores e contratação para professores substitutos.

Uma nova assembleia acontecerá no dia 17 de junho, com horário e local a confirmar.

Um calendário foi criado com as seguintes atividades:


• Hoje (11) fazer um ato em Santo Antonio de Jesus, onde o governador Wagner participa de um evento.

• No dia 17 um ato político na posse dos novos diretores de departamento da Uneb.

• Participação no cortejo do 2 de julho.


O comando de greve deseja que seja formado comandos locais para a realização de mobilizações nos departamentos.



Silvano Silva

DRT-BA: 4393

Caetité sedia Seminário de qualificação profissional social e solidário

O Movimento de Mulheres Camponesas de Caetité em parceria com o Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA) realizam Seminário de qualificação profissional social e solidário.

Representantes de vários municípios da Bahia estão no evento que começou na última quarta-feira (9).

O seminário envolve pessoas que estiveram nos cursos de qualificação profissional realizados pelo IRPAA e visa alcançar qualidade de vida para os participantes.

O IRPAA é uma entidade não governamental, sediada em Juazeiro na Bahia, que busca a contrução e uma sociedade mais igualitária.

O Seminário termina nesta sexta-feira (11).





Silvano Silva

DRT-BA: 4393

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Câmara de Caetité aprova reajuste de salário de 8 categorias de servidores municipais

A Câmara Municipal de Caetité aprovou projeto do prefeito Zé Barreira na sessão ordinária da última segunda-feira (7) concedendo o reajuste de salário de 8 categorias de servidores do município: eletricista, motorista, pedreiro, mecânico, operador de máquina pesada, operador de fábrica de pré-moldados, carpinteiro e agente de trânsito.

O reajuste para a maioria dos servidores foi de R$ 520,00 para R$ 800,00 num valor percentual médio de 51,06% de aumento.

O Plano de Carreira do Magistério Público Municipal foi encaminhado pelo prefeito Zé Barreira à Câmara e deverá ser votado na sessão ordinária do próximo dia 21.

O reajuste do salário das demais categorias está em estudo pelo poder executivo.



Silvano Silva

DRT-BA: 4393

domingo, 6 de junho de 2010

Bahia sedia Congresso Internacional sobre mineração

Nesta segunda-feira(7) começa em Salvador o I Congresso Internacional de Direito Minerário. Serão discutidos temas como a mineração e sua importância para a sociedade, os conflitos gerados pela atividade, áreas protegidas, aproveitamento de minerais nucleares e o Direito Minerário nos países de tradição civilista.

Na Bahia o setor de mineração é o que mais cresce. As novas reservas em produção colocam o estado em destaque no cenário nacional e também mundial. O subsolo baiano tem riquezas como urânio, cromo, Magnesita, níquel e ferro.

Em Caetité no sudoeste da Bahia está em atividade a única mina de urânio da América Latina e em 2012 iniciará a extração de ferro que colocará a Bahia como terceiro estado em produção de ferro no Brasil, atrás apenas de Carajás, no Pará, e do Quadrilátero Ferrífero de Minas Gerais.

O congresso sobre mineração começa na tarde desta segunda-feira em Salvador e vai terminar na próxima quarta-feira.


Silvano Silva
DRT-BA: 4393

Relógio