sexta-feira, 4 de julho de 2014

Equipe da Rádio Educadora fez cobertura da festa do 2 de Julho em Caetité



A equipe 920 da Rádio Educadora fez a cobertura da festa do 2 de Julho em Caetité, Independência da Bahia e consolidação da Independência do Brasil.

A ação de D. Pedro I no dia 7 de setembro de 1822 não deixou o Brasil totalmente independente, já que continuou a resistência das tropas portuguesas na Bahia. Somente no ano seguinte houve a expulsão dos inimigos e assim a consolidação da Independência no país. Uma grande mobilização dos baianos, inclusive com a participação de caetiteenses, obteve vitória no dia 2 de julho de 1823 quando houve a expulsão dos portugueses das terras brasileiras.
A Rádio Educadora nos seus 33 anos de existência acompanha esta importante festa cívica que cresce a cada ano em Caetité.

A atenção da emissora começou com as entrevistas esclarecendo toda a programação do evento. A equipe fez a cobertura durante a tradicional “Levada da Cabocla à Pedra do Conselho” na noite do dia 1º de julho, bem como durante o desfile cívico no dia 2 que concluiu com a celebração do Te Deum, expressão latina que significa “A ti Deus nós louvamos”.
A organização do evento escolheu o tema: “Tradição em Movimento: da Ditadura à Liberdade”. Lembrou os 50 aos da ditadura militar no Brasil.







 





























Silvano Silva – DRT-BA: 4393

quinta-feira, 3 de julho de 2014

INB dá mais um passo para duplicar a produção em Caetité


Foto: URA Caetité-BA

A estatal Indústrias Nucleares do Brasil (INB) deu mais um passo para a duplicação da produção de concentrado de urânio na Unidade de Concentrado de Urânio (URA) no município de Caetité.
A Comissão de Licitação responsável pela concorrência divulgou o nome da empresa Gempro Engenharia S.A. que foi a vencedora no julgamento final das propostas apresentadas da concorrência em referência, cujo objeto é a contratação de serviços de engenharia consultiva para elaboração de estudos e a execução do projeto básico para duplicação da produção de concentrado de urânio da Unidade de Concentrado de Urânio (URA) em Caetité.
A INB vai fazer a duplicação de 400 toneladas/ano para 800 toneladas/ano de concentrado de urânio.

Silvano Silva – DRT-BA: 4393

quarta-feira, 2 de julho de 2014

Independência da Bahia foi a consolidação da Independência do Brasil



A presidenta Dilma Rousseff sancionou em 2013 a lei que torna o dia 2 de julho de 1823 como alusivo à consolidação da Independência do Brasil no Estado da Bahia. O fato passa a integrar as datas históricas do calendário de efemérides nacionais. 

O governador da Bahia, Jaques Wagner, oficializou em 2010 o Hino ao 2 de Julho como o Hino oficial do Estado da Bahia. Por muitos anos o Hino ao Senhor do Bonfim foi considerado oficial do Estado.

Antes da Independência da Bahia a Câmara de Caetité aclamou D. Pedro I como Imperador do Brasil enviando voto de amor e fidelidade a ele em agosto de 1822. Portanto, antes do “Grito do Ipiranga” no dia 7 de setembro do mesmo ano.

Historiadores baianos tem feito muito empenho para restaurar a festa de 2 de Julho como uma festa nacional e não somente uma festa na Bahia.


Silvano Silva – DRT-BA: 4393

terça-feira, 1 de julho de 2014

Festa de 2 de Julho lembra caetiteenses envolvidos no golpe militar no Brasil



Caetité com mais de 200 anos de existência tem se destacado em muitas ações em nível regional, estadual e nacional por meio de seus filhos ilustres.  

André Koehne, membro da Academia Caetiteense de Letras e integrante da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo de Caetité, lembra os nomes de muitas pessoas ligadas a Caetité que sofreram as consequências do golpe militar, entre eles: Anísio Teixeira, Camilo de Jesus Lima, Haroldo Lima, Nestor Duarte, Jaime Wright, Everaldo, Zezito, Josué e Juraci. 

O tema deste ano: “Tradição em Movimento: da Ditadura à Liberdade” lembra os 50 aos da ditadura militar no Brasil.

Por André Koehne - Caetité Notícias
O ex-deputado federal, Haroldo Lima, participa da festa, assim como familiares de pessoas que foram mortas ou desaparecidas no período do regime militar no Brasil.


Silvano Silva – DRT-BA: 4393

segunda-feira, 30 de junho de 2014

Caetité participa da festa cívica dos 191 anos da Independência da Bahia



Caetité participa dos 191 anos da expulsão dos portugueses pelos baianos com a participação de caetiteenses nas lutas pela independência da Bahia.

A festa cívica deste ano aborda o tema: “Tradição em Movimento: da Ditadura à Liberdade” lembra, também, dos 50 anos do golpe militar no Brasil.

O historiador Luís Henrique Dias Tavares, autor do livro Independência do Brasil na Bahia, diz que os baianos orgulhosamente construíram o 2 de Julho de 1823 como uma data da Independência que era da Bahia, mas que era também, e muito, do Brasil. Foram os brasileiros que de fato libertaram a cidade de Salvador. Primeiro os das proximidades de Salvador e depois desceram de Caetité e de outros pedaços do Sertão e da Chapada Diamantina formando um exército das mais diferentes cores, de brasileiros filhos de escravos, descendentes de escravos, brasileiros brancos e pobres.

O professor doutor e historiar baiano Ubiratan Castro, falecido em 2013, gravou um documentário para a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia contando a história do 2 de Julho no qual fala sobre a participação de Caetité nas lutas pela independência da Bahia.

Silvano Silva – DRT-BA: 4393


Relógio