sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Trabalho escravo é tema de encontro em Caetité


A partir da identificação de alguns trabalhos escravos na região Sudoeste da Bahia a Comissão Pastoral da Terra (CPT), Pastoral do Migrante, e a Cáritas estão realizando um encontro em Caetité contra o trabalho escravo com o tema: “De olho aberto para não virar escravo” que faz parte da campanha de prevenção e combate ao trabalho escravo. Uma iniciativa da Comissão Pastoral da Terra dirigida a toda a sociedade.

Representante do Ministério Público da Bahia também participa do encontro.

O evento está tratando, também, do trabalho escravo na Bahia e alertando as pessoas que saem da região e são submetidas ao trabalho escravo em outros lugares.

O encontro de dois dias, 18 e 19 de agosto de 2011, começou com uma atividade de grupo para refletir sobre o tema: “o que é trabalho escravo?”. Analisando as condições de trabalho em que as pessoas são submetidas em determinados lugares.







































Silvano Silva – DRT-BA: 4393

A Renova Energia vai implantar outros parques eólicos na região de Caetité

Foto do Google

A empresa Renova Energia que vai gerar energia eólica nos municípios de Caetité, Guanambi e Igaporã vai implantar outros parques nesses municípios e, também, em Pindaí.

A Renova Energia foi destaque pela Bahia no leilão de energia eólica realizado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) do Governo Federal encerrado em 18 de agosto de 2011.

A Renova terá nove parques com 212,8 MW (megawatts) em potência que serão implantados nos municípios de Caetité, Guanambi, Igaporã, onde já estão sendo instalados outros parques, e desta vez acrescenta o município de Pindaí.

Segundo Ney Maron, diretor de Meio Ambiente da Renova Energia, na próxima oportunidade será acrescentado o município de Riacho Santana para a implantação de futuros parques de energia eólica.


Novos parques da Renova Energia para a região de Caetité:




Silvano Silva – DRT-BA: 4393

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

INB assinou convênio com a prefeitura de Caetité para fornecer água ao distrito de Maniaçu

As Indústrias Nucleares do Brasil (INB) e Prefeitura Municipal de Caetité assinaram nessa quarta-feira (17-08) convênio para a construção de adutora que vai abastecer os moradores de Maniaçu, maior distrito de Caetité. Atualmente a Prefeitura atende a população por meio de carro pipa.
A estatal INB vai fornecer material e equipamentos e a Prefeitura de Caetité serviços e mão de obra.

A água será levada da comunidade do Pinga a Maniaçu, num percurso de 14 km. A INB realizou prospecções geológicas e identificou depósito de água subterrânea na comunidade com capacidade para atender os moradores do distrito.

De acordo com o convênio, a INB fiscalizará a execução do projeto e a prefeitura terá a responsabilidade de operar a adutora e tomar as providências para a manutenção da qualidade da água e sua distribuição. Esta ação faz parte do Programa de Inserção Regional da INB.
A solenidade de assinatura do convênio foi no Mercado Municipal de Maniaçu, às 17 h, dessa quarta-feira.
Silvano Silva – DRT-BA: 4393

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Conferência Municipal em Caetité discutiu e apontou melhorias para a saúde.


A III Conferência Municipal de Saúde de Caetité reuniu nos dias 15 e 16 de agosto de 2011 centenas de participantes para discutir e apontar melhorias para a saúde da população a partir da identificação das principais necessidades do município.

O superintendente da Secretaria Estadual de Saúde da Bahia, Dr. Alfredo Boa Sorte, foi palestrante com o tema: “Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social – Política Pública, Patrimônio do povo Brasileiro”. Drª Lindalci Costa Rocha falou de “política estadual das práticas integrativas e complementares” e, por fim, Margarete Caires Pereira Pessoa falou sobre “Saúde do Trabalhador”.

Profissionais da área de saúde de Caetité participaram do evento sob a coordenação da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde.

Na oportunidade foi avaliada a atual situação da saúde do município e do estado da Bahia e a contribuição para o fortalecimento e a qualificação do Sistema Único de Saúde (SUS).

Os participantes foram divididos em cinco grupos para discutir e apontar propostas nos eixos temáticos.
A conferência encerrou com a aprovação das melhores propostas e escolha de delegados para a participação na 8ª Conferência Estadual de Saúde no período de 12 a 15 de setembro de 2011 em Salvador.
















Silvano Silva – DRT-BA: 4393

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Mineração na Bahia é tema de palestra em Caetité


Uma parceria da estatal Indústrias Nucleares do Brasil (INB) com a Casa Anísio Teixeira vai realizar uma palestra em Caetité com o tema: “A Mineração na Bahia”.

O palestrante será o geólogo Heli Sampaio, pesquisador do Laboratório de Aplicações Nucleares da Universidade Federal da Bahia.

O evento faz parte do Ciclo de Palestras sobre “Urânio, Mineração e Energia”.

A palestra será nesta quarta-feira (17-08), às 20 horas, no Auditório da Casa Anísio Teixeira.




Silvano Silva – DRT-BA: 4393

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Caetité realiza Conferência Municipal de Saúde



A Prefeitura Municipal de Caetité, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inicia nesta segunda-feira (15-08) a III Conferência Municipal de Saúde com o tema: “Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social – Política Pública, Patrimônio do povo Brasileiro”.

Abertura oficial no Auditório do Campus VI da Uneb.

Nesta terça-feira (16-08) durante o dia haverá mesas-redondas e debates em torno do tema, também no Campus da Uneb em Caetité.

Participam como palestrantes Dr. Alfredo Boa Sorte, Superintendente da Secretaria da Saúde da Bahia, Drª Lindalci Costa Rocha e Margarete Caires Pereira Pessoa.

A III Conferência da Saúde de Caetité encerrará na tarde desta terça-feira com aprovação das propostas discutidas nos grupos de trabalhos.



Silvano Silva – DRT-BA: 4393

Relógio