sexta-feira, 26 de abril de 2013

Município de Caetité é credenciado para receber incentivo para Núcleo de Apoio à Saúde da Família


O Ministério da Saúde credenciou o município de Caetité para recebimento do incentivo financeiro referente ao Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). O Núcleo tem o objetivo de apoiar a consolidação da Atenção Básica no Brasil, ampliando as ofertas de saúde na rede de serviços. Configura como equipe multiprofissionais que atuam de forma integrada com as equipes de Saúde da Família (eSF), as equipes de atenção básica para populações específicas e com o Programa Academia da Saúde.

Esta atuação permite realizar discussões de casos clínicos, possibilita o atendimento compartilhado entre profissionais tanto na Unidade de Saúde como nas visitas domiciliares.

Modalidade de NASF 1 hoje está assim definida:

Modalidade
Nº de equipes vinculadas
Somatória das Cargas Horárias Profissionais
NASF 1
5 a 9 equipes Saúde da Família
Mínimo 200 horas semanais; cada ocupação deve ter no mínimo 20h e no máximo 80h de carga horária semanal.

Poderão compor os NASF as seguintes ocupações do Código Brasileiro de Ocupações (CBO):

Médico acupunturista; assistente social; profissional/professor de educação física; farmacêutico; fisioterapeuta; fonoaudiólogo; médico ginecologista/obstetra; médico homeopata; nutricionista; médico pediatra; psicólogo; médico psiquiatra; terapeuta ocupacional; médico geriatra; médico internista (clínica médica), médico do trabalho, médico veterinário, profissional com formação em arte e educação (arte educador) e profissional de saúde sanitarista, ou seja, profissional graduado na área de saúde com pós-graduação em saúde pública ou coletiva ou graduado diretamente em uma dessas áreas.

A composição da NASF é definida pelo gestor municipal, seguindo critérios de prioridade identificados locais.


Silvano Silva – DRT-BA: 4393

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Professor Libâneo disse que a educação no Brasil é praticamente imposta por organismos internacionais

O professor doutor José Carlos Libâneo que veio para a abertura de um evento no Campus da Uneb em Guanambi visitou Caetité para conhecer a casa onde nasceu o educador Anísio Teixeira e ministrar palestra no Campus VI da Uneb.

O professor Libâneo disse que em suas pesquisas sobre educação chegou à conclusão de que as políticas educacionais no Brasil são praticamente impostas por organismos internacionais, por exemplo o Banco Mundial. Para o pesquisador as escolas são muito mais um lugar de acolhimento social, de integração social de que um lugar de realização da missão específica da escola que é a missão do ensino. Se a escola não atua na formação das capacidades intelectuais dos alunos por meio dos conteúdos nenhuma outra instituição pode realizar isto.

Segundo o professor Libâneo, infelizmente, no Brasil a política educacional não está favorecendo a formação dos alunos. No 5º ano os alunos não sabem o cálculo básico da matemática e não sabem interpretar texto e fazer leitura. Esta situação vem a pelo menos a 20 anos, quando começou a interferência dos organismos internacionais no Brasil, incluindo a adesão do Ministério da Educação a estas políticas.

O professor Libâneo concluiu dizendo aos pais que procurem compreender que a escola não é apenas um lugar para dar merenda, acolher as crianças e, no caso da educação infantil, dar banho e trocar fralda. A missão da escola é de ensinar para que os alunos aprendam.



Silvano Silva – DRT-BA: 4393

terça-feira, 23 de abril de 2013

Professores da rede pública de Caetité participam da paralisação

Os professores da rede pública de Caetité paralisam suas atividades. Os professores da Uneb somente hoje (23/04) e os demais vão até a próxima quinta-feira.

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), a APLB Sindicato da Bahia e o Sindicato dos Servidores da Prefeitura Municipal de Caetité chamam a atenção dos governos, de todas as esferas administrativas, para a importância de se cumprir integralmente a Lei do Piso do Magistério e de se valorizar todos os trabalhadores em educação com salário digno, carreira atraente, jornada compatível com as demandas profissionais e condições adequadas de trabalho.

A mobilização em todos os estados reivindica 100% dos royalties do petróleo para a educação; piso, carreira e jornada, 10% do PIB para o Plano Nacional da Educação (PNE) já, convenção 151 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e profissionalização dos funcionários da educação.

A paralisação que faz parte da 14ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública começa hoje (23/04) e terminará na próxima quinta-feira em todo o Brasil.

Os professores das universidades estaduais param somente hoje, mas está com indicativo de greve e aguardam o resultado da negociação hoje com o governo do estado.

Os docentes universitários reivindicam reajuste de 28% do salário, reajuste linear retroativo a janeiro, além da implantação de um calendário de incorporação da gratificação por Condições Especiais de Trabalho (CET) integralmente em 2013.



Silvano Silva – DRT-BA: 4393

domingo, 21 de abril de 2013

Embasa divulga nome da empresa que vai estender a Adutora do Algodão de Guanambi a Caetité


A Embasa divulgou o nome da empresa que vai executar as obras do sistema integrado de abastecimento de água de Caetité/Maniaçu é a MRM Construtora Ltda.

O nome da vencedora da Concorrência Nacional foi declarado pela comissão em Salvador na última sexta-feira (19/04) e publicado no Diário Oficial da Bahia de 20 e 21 de abril de 2013.

O valor global é de R$ 13.548.170,61, no prazo de 450 dias, iniciando-se a contagem com a emissão da Ordem de Serviço, estando o presente resultado passível de homologação ou não, pela Diretoria da Embasa, conforme disposição legal. A obra é do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

O Governador, Jaques Wagner, o Secretário da Defesa Civil, Rui Costa, e o Secretário de Desenvolvimento Urbano, Cícero Monteiro, já declararam de utilidade pública, para fins de desapropriação, as áreas de terra onde serão implantadas as Estações Elevatórias de Água Tratada e as Caixas de Passagem de Guanambi a Maniaçu passando por Caetité. Os decretos de desapropriação foram publicados no Diário Oficial da Bahia de 23 e 24 de fevereiro de 2013.

 

Silvano Silva – DRT-BA: 4393

Relógio