sexta-feira, 30 de março de 2012

Audiência Pública discutiu escassez de água em Caetité



Uma Audiência Pública realizada pela Câmara Municipal de Caetité na noite dessa segunda-feira (26-03) discutiu a escassez de água que está prejudicando a cidade de Caetité.

Há dois anos que a Embasa, empresa responsável pelo fornecimento de água à cidade, vem adotando racionamento. Este ano a Embasa já distribuiu calendário de racionamento com a divisão da cidade em setor A e setor B. A Água é servida durante 4 dias a um setor e 4 a outro.

O prefeito de Caetité, Zé Barreira, já decretou situação de emergência no município e a mesma foi reconhecida pelo governo do Estado da Bahia e pela Secretaria Nacional de Defesa Civil.

A Audiência Pública foi realizada no Auditório da Rádio Educadora com a participação dos vereadores: Eudes, presidente da Câmara, Julão, Cecê, Manoel da Palma, Cláudio Borges, Álvaro Montenegro, João do "Povo" e Zacarias. O vereador José Lopes justificou a ausência por ser cadeirante e a dificuldade da acessibilidade ao local do evento. Participaram, também, o prefeito de Caetité, Zé Barreira, o padre Osvaldino, representantes da Embasa, escritório regional que fica em Caetité e de Salvador, impressa e comunidade caetiteense.

Os vereadores, prefeito, padre Osvaldino e alguns membros da comunidade cobraram uma posição da Embasa para solucionar o problema da escassez de água que é servida na cidade. A Embasa informou que há necessidade de um volume de 230 m3/h (5.520 m3/dia) de água para atender a demanda do momento e que a disponibilidade é somente de 140 m3/h (3.360 m3/dia), portando faltam 90 m3/h (2.160 m3/dia), ou seja, faltam 39% da água necessária para atender à demanda.

Como medida imediata a Embasa informou que está em andamento a montagem e interligação de poços da região do Periperi (saída de Caetité para Brumado) ao sistema existente que abastece a cidade de Caetité. A oferta será de 1.440 m3/dia e deverá ser concluída entre 60 e 90 dias.

A solução a longo prazo será o sistema de água do Rio São Francisco e terá como ponto de partida a Estação Elevatória de Água Tratada, localizada em Ceraima, no município de Guanambi. O valor do investimento é de R$ 35 milhões.

O Gerente da Unidade Regional da Embasa, Paulo Ledo, sugeriu que a Câmara crie um Comitê de direcionamento para ações reivindicatórias para água do São Francisco já. O vereador Álvaro Montentegro solicitou do presidente da Câmara, Eudes José dos Santos, a formação de uma comissão para ir à Assembleia Legislativa da Bahia reivindicar dos deputados uma solução imediata.

O prefeito Zé Barreira lamentou que quando criou o projeto da Adutora do Algodão para abastecer a região de Gaunambi a Embasa disse que teria recursos para o sistema de água de Guanambi até Caetité e que agora a empresa informa que não dispõe de recursos para a execução da obra. O prefeito disse que se a Embasa tivesse avisado naquela época que não teria condição de arcar com as despesas o município de Caetité já teria tomado as devidas providências.













 

Silvano Silva - DRT-BA: 4393

Relógio