domingo, 15 de fevereiro de 2015

Conselho Pastoral Diocesano concretiza as ações de 2015 em Caetité



O primeiro Conselho Pastoral Diocesano (CPD) do ano ocorreu em Caetité no período de 13 a 15 de fevereiro de 2015 no Centro de Treinamento de Líderes (CTL).

O CPD é uma instância que reúne duas vezes por ano para concretizar aquilo que foi decidido nas assembleias anteriores.















Os padres, uma Irmã de cada congregação, um leigo de cada paróquia, um leigo de cada pastoral e o bispo Dom Ricardo Brusati puderam rever algumas propostas feitas no ano passado e planejaram as atividades concretas para dar viabilidade nas ações pastorais da Igreja em 2015.
 












O professor Paulo César da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) foi convidado e falou da análise de conjuntura da situação sóciopolítica do atual contexto no Brasil.













O evangelho de São Mateus será objeto de estudo em 2015 para aprofundar a pergunta: “Quem é a Igreja a partir do evangelho de São Mateus?”. A Igreja como comunidade de fé. Entende que a salvação nasce de uma prática cristã de uma comunidade.  Dentro dessa perspectiva foram traçadas as metas para este ano que é o estudo do evangelho de São Mateus dentro dos Círculos Bíblicos.

A formação de Ministros da Palavra foi um assunto também abordado no CPD.












As Santas Missões Populares que estavam suspensas por ocasião do projeto do centenário da diocese serão retomadas.

O Conselho Missionário Paroquial (COMIPA) será criado para avaliar o andamento da pastoral paroquial. Verificar as ações de cada grupo.

A Campanha da Fraternidade de 2015 e o aprofundamento do setor jovem também foram tratados no CPD. 

Houve um momento de comunicação a cerca de todas as pastorais e movimentos da diocese.

Todo CPD mantém a seguinte estrutura: uma análise de conjuntura, um aprofundamento de um conteúdo e depois as perspectivas práticas para durante todo ano, toda a diocese possa fazer as mesmas coisas de acordo com as características de cada paróquia.

O próximo CPD será no fim de 2015.
























Silvano Silva – DRT-BA: 4393

Relógio