terça-feira, 15 de março de 2011

Rádio Educadora Santana de Caetité completa 30 anos





A emissora surgiu da iniciativa do então bispo diocesano dom Eliseu Maria Gomes de Oliveira, com o apoio das comunidades caetiteenses, sobretudo das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs).
Houve a mobilização das CEBs para viabilizar a criação da emissora. No dia 15 de março de 1981, às 2h 45min, a emissora iniciou suas transmissões radiofônicas num dos cômodos do Centro de Treinamento de Líderes (CTL) da diocese de Caetité que fica nos fundos do prédio onde a rádio funciona atualmente.


Dom Eliseu contou com a colaboração do professor Francisco Hélio Negreiros (professor Hélio), Manoel Cardoso Neves (proprietário da Casa das Meninas), Monsenhor Adhemar Cardoso Neves (padre Adhemar) e Monsenhor Antônio Raimundo dos Anjos (padre Raimundo).
No início das atividades muitas pessoas doaram discos de vinil grandes conhecidos por Long Play (LP) e pequenos conhecidos por compacto simples. Esse material está no arquivo da emissora já que atualmente são usados compact disc (CD) ou outras formas mais eficientes.


No ano de 1984 os estúdios foram mudados para o segundo andar do prédio do então Cine Teatro Pax.
Em 1987 o bispo dom Antônio Alberto Guimarães Resende, sucessor de dom Eliseu, criou a Fundação Cultural e Educacional Santana de Caetité, entidade mantenedora da Rádio Educadora.

Na fundação a Educadora funcionou com um transmissor de apenas 1 quilowatt (kW) de potência. Depois adquiriu um transmissor de 10 kW, mas operando com 5 kW.

No ano de 1988 dom Alberto fez um grande projeto que, além da compra do transmissor de 10 kW, mudou os estúdios para o primeiro andar do mesmo prédio. Um estúdio para a programação e outro para gravação.

No ano de 2004, o atual bispo da diocese de Caetité, dom Ricardo Brusati, sucessor de dom Alberto, iniciou o projeto e em seguida comprou um transmissor com 6 kW com baixo consumo de energia e mais eficiência. Os estúdios foram equipados novamente com computadores modernos, assim como o departamento de jornalismo. Criou novos espaços para o funcionamento da recepção da rádio, departamento de jornalismo, direção e gerência. A Rádio Educadora, integrante da Rede Católica de Rádio (RCR), passau a pertencer à Associação Brasileira de Rádio e Televisão (ABERT) e à União de Radiodifusão Católica (Unda/Brasil).

No ano 2007 novos projetos foram iniciados. Houve a aquisição de uma unidade móvel de reportagem externa, novos equipamentos e criação do site da emissora.

A parte administrativa da Fundação Cultural e Educacional Santana de Caetité foi atualizada com nova eleição para a diretoria e conselho fiscal.

O professor Hélio esteve à frente da direção da Educadora quando a emissora começou a funcionar. Deram continuidade o padre Adhemar e Luiz Benevides, em seguida o padre Alex Adriano com Gledson Moreira, depois o padre Osvaldino Barbosa com Gledson Moreira e atualmente o Padre Osvaldino como Diretor Presidente da Fundação Cultural e Marivaldo Junqueira como gerente.


Em 2010 um grande projeto foi iniciado com a construção de três novos estúdios no segundo andar do prédio: um de programação para a AM, um de programação para a FM Educativa, um novo empreendimento da Fundação Cultural, e um estúdio de gravação para as duas emissoras. Como parte do projeto a reestruturação do primeiro andar para recepção, cantina, sala de reunião, espaço para arquivar material antigo da emissora, departamento de jornalismo e diretoria. O objetivo é melhorar o serviço prestado aos ouvintes e proporcionar um espaço adequado para o atendimento às pessoas que procuram a emissora.






Silvano Silva – DRT-BA: 4393































































Nenhum comentário:

Relógio