Foto do Google |
Numa reunião do Colegiado de Gestão da Microrregião de Guanambi, recentemente, decidiu fazer um planejamento para fortalecer o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) na região.
O atendimento do S AMU 192 regional de Guanambi começou com 9 municípios, passou para 14 e agora vai aumentar mais 8.
Além das ambulâncias básicas vão ser implantadas mais três ambulâncias UTIs de suporte avançado. Na ambulância básica vai o condutor (motorista) e um técnico de enfermagem. Já na ambulância de suporte avançado vão o condutor, o técnico de enfermagem e um médico.
As ambulâncias de suporte avançado serão instaladas em Caetité que atenderá cinco municípios, em Caculé que também atenderá cinco municípios e Guanambi que já tem uma que atualmente atende a região e ficará para atender só a população do município e a outra vai atender os demais municípios da região.
Foto do Google |
Segundo Alfredo Boa Sorte, nos próximos dias, será realizado um seminário para discutir o atendimento de urgência e emergência da região, integrada com a atenção básica do Programa Saúde da Família (PSF) que é a porta de entrada do sistema onde deve ser atendida as pequenas urgências e emergências. Os casos mais graves serão encaminhados aos hospitais e para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Caetité e em breve a UPA de Guanambi que será inaugurada.
O assessor Alfredo Boa Sorte disse que o Hospital Municipal de Caetité, local da UPA, receberá um atendimento fortalecimento da secretaria de saúde do estado para integrar à rede de assistência hospitalar da Bahia e que o Hospital da Fundação Hospitalar Senhora Santana já tem um projeto em análise na secretaria de saúde do estado para uma parceria que vai fortalecer a assistência não só a Caetité, mas à região. As duas unidades têm caráter de complementação do Hospital Regional de Guanambi do ponto de vista da assistência da região como um todo.
Na medida em que Caetité passa a sediar uma ambulância de suporte avançado, as pessoas dos municípios da região que serão atendidas pelo SAMU vão ser encaminhadas para atendimento nos hospitais de Caetité. A tendência é que esses hospitais sejam transformados, pela secretaria de saúde da Bahia, em referência regional.
O SAMU regional de Guanambi ficará com os seguintes municípios Guanambi, Caetité, Candiba, Malhada, Matina, Palmas de Monte Alto, Pindaí, Urandi, Iuiu, Riacho de Santana, Igaporã, Sebastião Laranjeira, Carinhanha, Feira da Mata, Tanque Novo, Mortugaba, Jacaraci, Licínio de Almeida, Ibiassucê, Caculé, Rio do Antônio e Lagoa Real.
Silvano Silva – DRT-BA: 4393