sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Caetité e Caculé terão ambulâncias de suporte avançado do SAMU 192


Foto do Google

Numa reunião do Colegiado de Gestão da Microrregião de Guanambi, recentemente, decidiu fazer um planejamento para fortalecer o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) na região.

O atendimento do S AMU 192 regional de Guanambi começou com 9 municípios, passou para 14 e agora vai aumentar mais 8.

Além das ambulâncias básicas vão ser implantadas mais três ambulâncias UTIs de suporte avançado. Na ambulância básica vai o condutor (motorista) e um técnico de enfermagem. Já na ambulância de suporte avançado vão o condutor, o técnico de enfermagem e um médico.

As ambulâncias de suporte avançado serão instaladas em Caetité que atenderá cinco municípios, em Caculé que também atenderá cinco municípios e Guanambi que já tem uma que atualmente atende a região e ficará para atender só a população do município e a outra vai atender os demais municípios da região.


Foto do Google

Segundo Alfredo Boa Sorte, nos próximos dias, será realizado um seminário para discutir o atendimento de urgência e emergência da região, integrada com a atenção básica do Programa Saúde da Família (PSF) que é a porta de entrada do sistema onde deve ser atendida as pequenas urgências e emergências. Os casos mais graves serão encaminhados aos hospitais e para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Caetité e em breve a UPA de Guanambi que será inaugurada.

O assessor Alfredo Boa Sorte disse que o Hospital Municipal de Caetité, local da UPA, receberá um atendimento fortalecimento da secretaria de saúde do estado para integrar à rede de assistência hospitalar da Bahia e que o Hospital da Fundação Hospitalar Senhora Santana já tem um projeto em análise na secretaria de saúde do estado para uma parceria que vai fortalecer a assistência não só a Caetité, mas à região. As duas unidades têm caráter de complementação do Hospital Regional de Guanambi do ponto de vista da assistência da região como um todo.

Na medida em que Caetité passa a sediar uma ambulância de suporte avançado, as pessoas dos municípios da região que serão atendidas pelo SAMU vão ser encaminhadas para atendimento nos hospitais de Caetité. A tendência é que esses hospitais sejam transformados, pela secretaria de saúde da Bahia, em referência regional.

O SAMU regional de Guanambi ficará com os seguintes municípios Guanambi, Caetité, Candiba, Malhada, Matina, Palmas de Monte Alto, Pindaí, Urandi, Iuiu, Riacho de Santana, Igaporã, Sebastião Laranjeira, Carinhanha, Feira da Mata, Tanque Novo, Mortugaba, Jacaraci, Licínio de Almeida, Ibiassucê, Caculé, Rio do Antônio e Lagoa Real.



Silvano Silva – DRT-BA: 4393


quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Programa Mina de Talentos vai capacitar mais de 6 mil pessoas na Bahia





A Bahia Mineração (Bamin) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) laçaram nessa terça-feira (15-02), em Caetité, o programa Mina de Talentos. Mais de seis mil pessoas serão capacitadas para trabalhar na construção e operação do projeto Pedra de Ferro da Bamin. Moradores de municípios do sudoeste e litoral sul da Bahia serão beneficiados, entre eles Caetité, Pindaí, Malhada e Guanambi.

Presidentes de associações, lideranças comunitárias, polícia, políticos, jovens, entre representantes de outros seguimentos de Caetité e municípios da região que estão ligados ao projeto participaram do lançamento do Auditório do Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão Produtivo (CETEP).

Uma parceria entre Bamin e Senai com o apoio das prefeituras vai oferecer qualificação profissional com duas fases.

Fase de construção

Mais de 5,5 mil vagas para quatro áreas: movimentação de terra e carga, obra civil, montagem elétrica e mecânica e técnicas administrativas. O candidato para ser selecionado deverá residir na região que está relacionada com o projeto Pedra de Ferro, ser maior de 18 anos, ser aprovado nos testes de triagem e ter a escolaridade exigida para cada curso. Os participantes poderão se formar em mais de uma função, pois o objetivo é que o profissional tenha mais oportunidades no mercado de trabalho.

 Fase de operação

Quase mil vagas serão oferecidas nos cursos de capacitação para trabalhar na usina, na ferrovia e no porto. Os participantes deverão comprovar residência na região de influência do projeto, escolaridade mínima de Ensino Médio e seja submetido a prova de conhecimentos, dinâmica de grupo, avaliação psicológica, avaliação de desempenho escolar, análise curricular e entrevista.

Os participantes do Mina de Talentos terão módulos específicos e disciplinas de cidadania, segurança no trabalho, relações interpessoais, sensibilização socioambiental e noções de mineração.

Inscrições

As inscrições para os cursos: 15 a 24 de março de 2011.
Horário: de segunda a sexta-feira, da 8h à 12h

Caetité

Praça Benjamim Teixeira s/nº
Bairro: Ovídio Teixeira
CEP: 46.400-000

 Guanambi

Avenida Governador Nilo Coelho, 595
Bairro: São José
CEP: 456.430-000

Ilhéus

Colégio Estadual de Ilhéus
Av. Antônio Carlos Magalhães, 755, Malhada
CEP: 45.651- 620

Documentação exigida:

RG, CPF, comprovante de quitação do serviço militar, comprovante de escolaridade e comprovante de residência.


Silvano Silva - DRT-BA: 4393































terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Coordenador da ADAB parabeniza açougueiros de Caetité pelo cumprimento da determinação do Ministério Público




Caetité dá exemplo no cumprimento da determinação do Ministério Público para a comercialização de carne de qualidade.

Nessa segunda-feira (14-02) iniciou em Caetité a aplicação da Portaria 304/96 do Ministério da Agricultura para que a carne vendida seja de abatedouro inspecionado.

Após visitar as repartições do pavilhão de comercialização de carnes no Mercado Municipal, o coordenador regional da ADAB, Elízio Diamantino, disse que este dia Caetité entra para a história. Ele acrescentou dizendo que os açougueiros de Caetité estão de parabéns pelo comportamento. Elízio disse que foi informado que ele não teria dificuldade para trabalhar em Caetité pelo bom comportamento dos açougueiros. A presença do coordenador no local foi importante. Ele percebeu o nível de compreensão, respeito e obediência dos açougueiros às determinações do promotor de justiça da Comarca de Caetité, Jailson Trindade.

Muitos açougueiros compareceram ao pavilhão, mas preferiram observar como seria a aplicação da portaria. Após constatarem a tranquilidade tomaram a decisão de encaminhar animais ao abatedouro de Brumado para que nesta quarta-feira (16-02) tenham carne inspecionada para atender os clientes.
































Silvano Silva – DRT-BA: 4393








domingo, 13 de fevereiro de 2011

Ministério Público determina que carne em Caetité só poderá ser vendida de abatedouro inspecionado



O Ministério Público em cumprimento à Portaria 304/96 determinou que a carne só poderá ser vendida em Caetité vinda de abatedouro inspecionado.

O promotor de justiça, Dr. Jailson Trindade, da Comarca de Caetité já fez várias reuniões para explicar a necessidade do cumprimento da Portaria 304/96 do Ministério da Agricultura. Participaram o prefeito de Caetité, secretária municipal de saúde, açougueiros, técnicos da ADAB e da vigilância sanitária municipal, a imprensa entre outros.

O Ministério Público da Bahia vem realizando uma campanha juntamente com a Agência Estadual de Defesa Agropecuária Bahia (ADAB) para que as carnes comercializadas na Bahia sigam todo processo necessário para chegar ao consumidor de forma adequada para o consumo humano.

Em função da prefeitura estar adequando um galpão no Mercado Municipal para a comercialização de carnes, inicialmente a exigência será para que os animais sejam abatidos em abatedouro inspecionado.

Nesta segunda-feira (14-02) os técnicos da ADAB e da vigilância sanitária municipal vão iniciar a fiscalização em todo o município de Caetité, principalmente na sede. As carnes não inspecionadas serão apreendidas e queimadas e/ou enterradas.

O abatedouro de Brumado é o mais próximo para que os açougueiros de Caetité possam levar os animais para o abate. Nos próximos meses será inaugurado um abatedouro em Guanambi. Assim sendo será mais uma opção para os açougueiros de Caetité.

A previsão é que em breve a Portaria 304/96 seja totalmente cumprida com a conclusão do galpão de comercialização de carnes que ficará adaptado para os açougueiros e com o funcionamento do abatedouro de Guanambi que está mais próximo.
Os técnicos lembram que os açougueiros não enfrentarão as dificuldades de chuva, frio, poeira, ou calor para abater os animais, muitas vezes na zona rural, já que receberão prontos do abatedouro para serem comercializados e que os consumidores ganham por passarem a ter uma carne de melhor qualidade.

O bom diálogo, entre todos os envolvidos no assunto em Caetité, tem demonstrado um alto nível de civilidade o que será uma vitória de todos.

A lei vale também para o município de Lagoa Real que faz parte da Comarca de Caetité.


Notícia relacionada:




Silvano Silva – DRT-BA: 4393








Relógio