quarta-feira, 4 de julho de 2012

Caetité festejou 189 da Independência da Bahia

Com o tema “Tradição em Movimento – Liberdade e Identidade” o município de Caetité realizou a tradicional festa cívica de 2 de Julho em comemoração a Independência da Bahia.
 A festa lembrou os 189 anos em que baianos venceram as lutas contra as resistências portuguesas no Estado da Bahia.
 O historiador Luís Henrique Dias Tavares, autor do livro Independência do Brasil na Bahia, diz que os baianos orgulhosamente construíram o 2 de Julho de 1823 como uma data da Independência que era da Bahia, mas que era também, e muito, do Brasil. Foram os brasileiros que de fato libertaram a cidade de Salvador. Primeiro os das proximidades de Salvador e depois desceram de Caetité e de outros pedaços do Sertão e da Chapada Diamantina formando um exército das mais diferentes cores, de brasileiros filhos de escravos, descendentes de escravos, brasileiros brancos e pobres.
O evento foi coordenado pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer com o apoio das demais secretarias e da Renova Energia.
 O evento contou com os Desbravadores de Caetité, Filarmônica de Rio do Antônio, os Escoteiros de Carinhanha, Fanfarras do Instituto de Educação Anísio Teixeira (IEAT) e do Colégio Estadual Tereza Borges de Cerqueira, Fanfarra de Brumado, o Capítulo Caetiteense da Ordem DeMolay, escolas da rede municipal com quadros diversos e os grupos de montarias com cavaleiros e amazonas da região.
O encerramento da festa ocorreu com o monsenhor Ademar Cardoso Neves celebrando o Te Deum, que significa “A ti Deus nós louvamos”, em homenagem ao 2 de julho.

Silvano Silva – DRT-BA:4393

Relógio