sábado, 24 de maio de 2014

Pauta da Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Caetité



A Câmara Municipal de Caetité divulgou a pauta da Sessão Ordinária desta segunda-feira (26-05).

Parecer e indicações serão tratados pelos vereadores às 19h 30min com transmissão pela Rádio Educadora (www.educadorasantana.com.br).

Confira a pauta*

1.Parecer da Comissão de Legislação, Justiça e Redação da Câmara de Vereadores de Caetité, manifestando acerca do Projeto de Lei Nº. 815 de 09 de maio de 2014, de autoria do Vereador Cláudio César Teixeira Ladeia, “todos os Veículos da Administração Pública do Município de Caetité, pertencente ao Executivo e ao Legislativo terão que ter afixado a Logomarca e o Brasão de Armas do Município”.

2.Indicação Nº 50/2014 de autoria do Vereador Zacarias Fernandes Nogueira, indicando ao Senhor Prefeito Municipal o calçamento da Rua que liga o Colégio Emiliana Nogueira Pita ao Colégio Antônio Carlos Magalhães no Distrito de Caldeiras, Município de Caetité.

3.Indicação Nº 51/2014 de autoria do Vereador Zacarias Fernandes Nogueira, indicando ao Senhor Prefeito Municipal, que nos envie um Projeto de Lei que dê destino aos prédios escolares abandonados no Município de Caetité.

4.Indicação Nº 52/2014 de autoria do Vereador Moacir José dos Santos, indicando ao Senhor Prefeito Municipal, a instalação de um semáforo na Avenida Dácio Oliveira no cruzamento próximo a Praça da Bíblia, em nosso Município.

5.Indicação Nº 53/2014 de autoria do Vereador Moacir José dos Santos, indicando ao Senhor Prefeito Municipal, a reforma da barragem da Comunidade de São Miguel região de Santa Luzia, em nosso Município.

* Esta Pauta poderá ser alterada.

Silvano Silva – DRT-BA: 4393

sexta-feira, 23 de maio de 2014

Palestras em escolas sensibilizam alunos e funcionários para a coleta seletiva em Caetité



A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Cooperativa de Coleta Seletiva e Reciclagem da Cidade de Caetité – Coopercicli, estão dando palestras nas escolas com o objetivo de sensibilizarem os alunos e funcionários a realizarem a Coleta Seletiva de Materiais Recicláveis.
Nessa sexta-feira (23-05) foi a vez do Grupo Escolar Senador Ovídio Teixeira, sede do município, com uma palestra envolvendo alunos e funcionários da escola.

Os participantes são sensibilizados a realizarem a coleta seletiva tanto na escola como em casa, buscando ainda transmitir esses valores para seus familiares, pois esse processo contribui com a preservação da natureza, com a geração de emprego e renda e com a inclusão social na cidade.
A recomendação dos instrutores é de que em casa o lixo seja separado em duas Partes:
  •  Material reciclável (lixo seco): papel, plástico, vidro e metal.
  •  Lixo orgânico: resto de alimentos e material não reciclável.  
O material reciclável deve ser destinado ao Ecoponto mais próximo ou ligar para a Coopercicli e agendar o recolhimento. O lixo orgânico e não reciclável deve ser colocado na porta da casa ou local de trabalho em sacolas bem fechadas.


O contato com a Coopercicli para agendar a coleta pode ser feito ligando para 3454-2409 ou 9905-0228.

Ecoponto













Silvano Silva – DRT-BA: 4393

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Complexo eólico Alto Sertão II está quase pronto



Foto do Jornal Circulador
Depois que inaugurou o Complexo Eólico Alto Sertão I, maior complexo da América Latina, agora está em faz de conclusão o Alto Sertão II.

O empreendimento é da Renova Energia e está instalado nos municípios de Caetité, Guanambi, Igaporã e Pindaí na região Sudoeste da Bahia.

O Alto Sertão II tem uma área ocupada de 150 Km com 230 aerogeradores (torres) e uma capacidade instalada de 386,10 MW.

São 15 parques eólicos nos quatro municípios com investimento de R$ 1,4 bilhão em todo o complexo.


Silvano Silva – DRT-BA: 4393

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Caetité realiza 1º Encontro do Dia do Apicultor



O município de Caetité dá mais um passo importante na área da apicultura com o 1º Encontro do Dia do Apicultor iniciando nesta quinta-feira dia 22 de maio.

A Associação de Apicultores do Município de Caetité (Apimuc) tem cerca de 120 famílias cadastradas e cerca de 80 estão trabalhando ativamente com a criação de abelhas em suas propriedades de onde obtém renda para a família.

Programação do 1º Encontro do Dia do Apicultor em Caetité

Dia 22 de maio

14h – Auditório da UNEB/DCH – Campus VI; abertura e apresentação, mostra de trabalhos e banners;

19h 30min – Auditório do CETEP; abertura e apresentação, mostra de trabalhos e banners;

4ª MOSTRA DE BOAS PRÁTICAS NA CRIAÇÃO DE ABELHAS... Visitação aos stands, apreciação de banners e outros.

Dia 23 de maio

08h 30min - Mesa Redonda “IMPORTÂNCIA DA MELIPONICULTURA E OS IMPACTOS AMBIENTAIS NO MUNICÍPIO DE CAETITÉ E ALTO SERTÃO".  Conversação, perguntas e respostas, também, apresentação de informações.

10h 30min - 1º SORTEIO E CONCURSO DO FAVO DE MEL... Distribuição de materiais e outras cortesias via sorteio aos cadastrados pela entrega de amostras de mel.

O Encontro consta de uma parceria entre Apimuc, Curso de Agroecologia do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) do Sertão Produtivo e UNEB.

O Projeto foi elaborado por Edson Maciel, estudante do curso de Ciências Biológicas da UNEB – Campus VI/Caetité, com proposta de desenvolvimento de atividades com a criação de abelhas em Caetité.

Silvano Silva – DRT-BA: 4393

terça-feira, 20 de maio de 2014

Município de Caetité chega a quase 2 mil cisternas por meio de parcerias



Foto Google


O município de Caetité está com quase 2 mil cisternas por meio de parcerias com a Codevasf e a Iberdrola, multinacional espanhola.

Um balanço feito pelo Comitê Gestor Municipal do Programa Água para Todos mostra que 1918 famílias do município de Caetité foram beneficiadas com as cisternas do Projeto Codevasf e Projeto da parceria com a Iberdrola na convivência com a seca.

As cisternas, conhecidas por caixa d’água, são abastecidas pela água da chuva tendo o telhado da casa como área de captação.

No período de 2011 e 2013 o Comitê Gestor cadastrou 2.209 famílias do município no projeto das cisternas.

A primeira etapa foi concluída com 1060 cisternas instaladas em 2012 e 2013.

A segunda etapa beneficiou 728 famílias e já iniciou mais uma etapa do Programa Água para Todos com uma previsão de 500 cisternas para o ano de 2014.

O projeto da Codevasf é com as cisternas de polietileno e com a Iberdrola são cisternas de placas de cimento.
Foto Google
O Comitê Gestor Municipal, formado por representantes de vários segmentos da sociedade, visa universalizar a instalação de cisternas de polietileno para as famílias que moram na zona rural de Caetité e que se enquadram nos critérios do Programa:


  •   Morar na zona rural;
  •  Estar inscrito no cadastro único com o cadastro ativo e atualizado;
  •  Não ter sido atendido por outro programa que tenha a mesma finalidade;
  •  Aposentado rural;
  • Renda per capita (por pessoa) igual ou inferior a R$ 140,00.


O município de Caetité está recebendo 360 cisternas de polietileno que irão beneficiar algumas famílias que foram orientadas sobre como lidar com as cisternas, porém as mesmas ainda não tinham sido instaladas.

As cisternas de polietileno e de placas têm capacidade para 16 mil litros de água. O volume de água armazenado é suficiente para que uma família de cinco pessoas possa utilizar para beber, cozinhar e escovar os dentes nos messes de estiagem.

Silvano Silva – DRT-BA: 4393

Relógio