sexta-feira, 28 de março de 2014

Câmara Municipal de Caetité divulga pauta da sessão ordinária do dia 31

A Câmara Municipal de Caetité divulgou a pauta da sessão ordinária desta segunda-feira (31), à noite.

Confira a pauta* fornecida pela Câmara Municipal de Caetité:
 
1.    Parecer da Comissão de Constituição Justiça e Redação da Câmara de Vereadores de Caetité, opinando favorável pela aprovação do Projeto de Decreto Legislativo N° 737 de 14 de março de 2014, de autoria do Vereador Zacarias Fernandes Nogueira, que dá denominação de Parque Ecológico Paulo Jackson, o Parque localizado no Bairro Escola Agrícola em nossa cidade.

      2.    Projeto de Decreto Legislativo N° 738 de 20 de março de 2014, de autoria do Vereador Cláudio Borges, que dá denominação de Maria Aparecida Santos Borges a Creche localizada na Rua do Campo no Distrito de Brejinho das Ametistas.

       3.    Projeto de Decreto Legislativo N° 739 de 20 de março de 2014, de autoria do Vereador Marcílio Teixeira Alves, que concede Título de Cidadão Caetiteense ao Sr. Dauro Rodrigues Nogueira e dá outras providências.

     4.    Indicação Nº 11/2014 de autoria do Vereador João Fernandes de Carvalho, indicando ao Exmo. Senhor Prefeito Municipal, providenciar com urgência a recuperação com encascalhamento das vias vicinais e suas transversais nas Comunidades, Anguá a Barrinha, Aguinha e Sítio da Manga ao Pau Ferro.

5.    Indicação Nº 12/2014 de autoria do Vereador João Fernandes de Carvalho, indicando ao Exmo. Senhor Prefeito Municipal, a pavimentação da Ladeira da Mangueira, na Comunidade da Mata, em nosso Município.


6.    Indicação Nº 13/2014 de autoria do Vereador João Fernandes de Carvalho, indicando ao Exmo. Senhor Prefeito Municipal, a construção de uma ponte sobre o Rio do Sítio da Manga, em nosso Município.

7.    Indicação Nº 14/2014 de autoria do Vereador João Fernandes de Carvalho, indicando ao Exmo. Senhor Prefeito Municipal, a construção de uma ponte sobre o Rio da Barrinha, na Comunidade da Barrinha em nosso Município.

8.    Indicação Nº 15/2014 de autoria do Vereador João Fernandes de Carvalho, indicando ao Exmo. Senhor Prefeito Municipal, a perfuração e instalação de mais um poço tubular e ampliação da rede que abastece as Comunidades do Anguá e região, em nosso Município.

9.    Indicação Nº 16/2014 de autoria do Vereador João Fernandes de Carvalho, indicando ao Exmo. Senhor Prefeito Municipal, a construção de Quadras Poliesportiva nas Comunidades de Sítio da Manga e Palmeira, em nosso Município.

10. Indicação Nº 17/2014 de autoria do Vereador João Fernandes de Carvalho, indicando ao Exmo. Senhor Prefeito Municipal, a construção de arquibancadas e vestuário no Campo de Futebol da Comunidade do Anguá-Sede, em nosso Município.

11. Indicação Nº 18/2014 de autoria do Vereador João Fernandes de Carvalho, indicando ao Exmo. Senhor Prefeito Municipal, a construção de uma ponte sobre o Rio da Mata na Comunidade da Mata-Sede, em nosso Município.



12. Indicação Nº 19/2014 de autoria do Vereador José Lopes Cardoso, indicando ao Exmo. Senhor Prefeito Municipal, providências junto a Secretaria de Infraestrutura os serviços de patrolamento da estrada que liga Lagoa do Mato até o Alegre, de Salinas até o São Felipe, no Município de Caetité.

13. Indicação Nº 20/2014 de autoria do Vereador Cláudio Borges, indicando ao Exmo. Senhor Prefeito Municipal, em caráter de extrema urgência que seja efetuado serviços de ampliação do Cemitério na Sede do Distrito de Brejinho das Ametistas, no Município de Caetité.

14. Indicação Nº 21/2014 de autoria do Vereador Arual Rachid Fernandes Santos,   indicando ao Senhor Prefeito Municipal com urgência, serviços de Patrolamento da estrada na região de Riacho da Vaca, no distrito de Maniaçu.

15. Indicação Nº 22/2014 de autoria do Vereador Arual Rachid Fernandes Santos, indicando ao Senhor Prefeito Municipal com urgência, serviços de Patrolamento das estradas de Mucambo, Caldeirão, Baixão de Juazeiro, Pau Ferro de Juazeiro, Quecengue, Frios de Juazeiro e Vilão de Juazeiro no Distrito de Maniaçu.

16. Indicação Nº 23/2014 de autoria do Vereador Zacarias Fernandes Nogueira, indicando ao Chefe do Executivo Municipal através da Secretaria de Infraestrutura para que seja recuperada as estradas de Cabeceira D’água e Tucano próximo a Serrote, também a estrada de Caraíbas que dá acesso à Lagoa das Freiras e da estrada que liga Lagoa do Serrote a Banguê onde estão intransitáveis.

* Esta pauta poderá ser alterada.


Silvano Silva – DRT-BA: 4393

quinta-feira, 27 de março de 2014

Encontro discute analfabetismo em Caetité

A Direc 24 promoveu encontro para tratar do programa TOPA - Todos pela Alfabetização no município de Caetité.

O TOPA começou em 2007 na Bahia e está vinculado ao Programa Brasil Alfabetizado, realizado pelo MEC desde 2003. O programa visa reduzir o índice de analfabeto no Estado.

Aderiram ao TOPA em Caetité o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caetité, Sindicato dos Pequenos Produtores de Caetité (SINPEP) e Secretaria Municipal de Educação.

A meta em Caetité é matricular 500 alunos em 2014. 


A Diretora Regional de Educação da Direc 24, Anaide Fernandes, e o Supervisor do TOPA, Nilson Ladeia, reuniram representantes de vários segmentos da sociedade caetiteense para discutirem o programa no município de Caetité que segundo dados do IBGE tem 30% de analfabetos. Anaide informou que é um número alto, porém não entende porque tem tido dificuldade para formar turmas. O questionamento no encontro foi sobre onde estão tantos analfabetos que não aparecem.


O encontro também teve a participação de Iamara Junqueira da Secretaria Municipal de Educação, Ana Rebouças coordenadora do Cras, Zélia Malheiro da Uneb, Paulo Sérgio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caetité, Rosimeire Brito do Sindicato dos Pequenos Produtores de Caetité, Vanessa Junqueira coordenadora do Prai, Idália Ramos do Prai, Sebastião Agnaldo da Direc 24, Rosival de Almeida da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Carolina Magalhães da Secretaria de Saúde e Célia Gotardo da 24ª Dires.   

Os alunos alfabetizados são incentivados a continuarem os estudos na Educação de Jovens e Adultos (EJA) que é oferecida na sede e interior do município.




Silvano Silva – DRT-BA: 4393

quarta-feira, 26 de março de 2014

Embasa contrata carros-pipa para fornecimento de água à cidade de Caetité


Foto Google
Diante da escassez de chuva na região e do racionamento de água que está passando a cidade de Caetité a Embasa contrata carros-pipa para fornecimento de água à população.

Na medida da necessita a Embasa contrata serviços, por meio de carros-pipa, para fornecimento de água à cidade de Caetité. A água já tratada é conduzida pelos carros-pipa do sistema controlado pela Embasa em Guanambi até o sistema da empresa na cidade de Caetité onde recebe novo tratamento.  

A contratação é por meio da dispensa de licitação em função de ser um serviço indispensável ao atendimento da situação de emergência.

A Embasa chegou a pagar até 600 mil reais por mês em 2013 pelos serviços de carro-pipa em Caetité. Os recursos são próprios da Embasa.

Esta operação continuará até a conclusão da obra da adutora que conduzirá água de Guanambi a Caetité. A previsão é de que o serviço fique pronto por volta de junho ou julho de 2014.  



Silvano Silva – DRT-BA: 4393

terça-feira, 25 de março de 2014

Ouvinte da Rádio Educadora faz parte do Clube dos Sócios antes da emissora entrar no ar


Na comemoração dos 33 anos da Rádio Educadora a sócia Maria Helena Teixeira Santana compareceu à emissora com uma carteira de dezembro de 1979, época da formação do Clube dos Sócios, antes da emissora entrar no ar.

A Rádio Educadora iniciou suas atividades em 15 de março de 1981.

Maria Helena apresentou comprovante de pagamento da mensalidade do Clube dos Sócios e carta parabenizando ela por ocasião do aniversário já que na época a emissora ainda não estava funcionando.

A sócia Maria Helena continua até hoje fazendo parte do Clube dos Sócios da Educadora.

A sócia informou, também, que o então bispo Dom Elizeu fez uma
missão na comunidade vizinha Aguani, juntamente com o frei Paulo. Neste período a irmã de Maria Helena, Maria Teixeira Santana, após participar da missão despertou interesse para a possibilidade de ser freira. Pouco tempo depois ela já estava como Irmã Teixeira da Irmandade Sagrada Família. 

Atualmente a Irmã Teixeira está em Salvador e é um motivo de muita alegria da família.
 









Silvano Silva – DRT-BA: 4393  

segunda-feira, 24 de março de 2014

Embasa vai receber propostas de empresas interessadas em executar serviços de esgotamento sanitário de Caetité

A Empresa Baiana de Água e Saneamento (Embasa) vai receber propostas de licitação para a execução de obras do sistema de coleta, transporte e tratamento de esgotamento sanitário da Bacia C de Caetité.

Os recursos financeiros são provenientes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Proinvest. O Patrimônio Líquido é de R$ 1.627.000,00.

A Embasa divulgou o aviso do Regime Diferenciado de Contratação (RDC) para as empresas interessadas na execução de obras do sistema de coleta, transporte e tratamento de esgotamento sanitário de Caetité. As propostas serão recebidas no Edifício Sede da Embasa em Salvador no dia 01 de abril de 2014 às 14 horas.



Silvano Silva – DRT-BA: 4393

Relógio