sexta-feira, 21 de março de 2014

Curso gratuito pré-vestibular abrirá inscrições na Bahia

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia vai abrir inscrições para o processo de seleção destinado ao preenchimento de vagas do Curso Preparatório Universidade para Todos.

O curso será presencial, gratuito e oferecerá 21.785 vagas a estudantes do 3º ano do ensino médio regular seriado ou para os que já concluíram o ensino médio na rede pública estadual e/ou municipal do Estado da Bahia.

As inscrições serão realizadas no período de 25 de março a 01 de abril de 2014, exclusivamente por meio eletrônico, no site www.educacao.ba.gov.br/universidadeparatodos.

O curso será executado em parceria com as universidades estaduais UNEB, UEFS, UESB, UESC e a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

Na região de Caetité a UNEB vai oferecer as seguintes vagas:


UNIVERSIDADE
MUNICÍPIO
LOCAL DE FUNCIONAMENTO
TURNO
VAGAS
UNEB
CAETITE
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS – CAMPUS VI
NOTURNO
100
UNEB
IBIASSUCE
CENTRO EDUCACIONAL DE IBIASSUSSE
NOTURNO
100

UNEB

IBITIRA
DEFINIÇÃO DO LOCAL PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

NOTURNO
50
UNEB
IGAPORÃ
ESCOLA CASINHA FELIZ
NOTURNO
150
UNEB
MANIAÇÚ
COLÉGIO ESTADUAL PEDRO ATANÁSIO GARCIA
NOTURNO
50
UNEB
ITUAÇU
DEFINIÇÃO DO LOCAL PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
NOTURNO
100


Silvano Silva – DRT-BA: 4393

quinta-feira, 20 de março de 2014

Ministério de Minas e Energia homologa contratação de energia de novo empreendimento eólico de Caetité

Foto Google
O Ministério de Minas e Energia, por meio da Agência Nacional de Energia Elétrica, divulgou a contração de energia elétrica proveniente do novo empreendimento de geração, a partir de fonte eólica, no Ambiente de Contratação Regulada (ACR), para início de suprimento em 1º de janeiro de 2016.

A empresa é a Centrais Eólicas de Caetité Participações S.A., por meio da Central Geradora Caetité C com potência instalada de 15 MW.

A empresa Centrais Eólicas de Caetité Participações foi vencedora do leilão Nº 09/2013.

A Agência Nacional de Energia Elétrica homologou o resultado do leilão e deu os poderes para a vencedora desenvolver as atividades necessárias do empreendimento.


Silvano Silva – DRT-BA:4393 

quarta-feira, 19 de março de 2014

Embasa contrata empresa para serviços de água e esgotamento sanitário na região de Caetité

A Empresa Baiana de Água e Saneamento (Embasa) divulgou o nome da empresa que vai executar serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário na região de Caetité. 

A Serv Electrin – Serviços Elétricos e Instrumentação Ltda. foi contratada para a execução de serviços de conservação, manutenção e operação do Sistema de Abastecimento de Água, do Sistema de Esgotamento Sanitário e atividades da área comercial das localidades de Guanambi, Palmas de Monte Alto, Mutãs, Iuiu, Julião, Malhada, Canabrava, Candiba, Pindaí, Pilões, Matina, Pajeú do Vento, Guirapá, Morrinhos, Rio do Pires, Botuporã e outros Escritórios Locais vinculados a Unidade Regional de Caetité, inclusive a rural.

O valor dos serviços é de R$ 9.949.257,59. São recursos próprios da Embasa.

O contrato foi assinado no dia 14/03/2014 e tem o prazo de 720 dias para a execução dos serviços.


Silvano Silva – DRT-BA: 4393

terça-feira, 18 de março de 2014

Funasa seleciona Caetité e outros municípios da região para elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico


A Superintendência Estadual da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) na Bahia divulgou municípios baianos contemplados com a elaboração de Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB).

Entre outros municípios baianos selecionados estão os que fazem parte do Consórcio Alto do Sertão: Caculé, Caetité, Igaporã, Lagoa Real, Malhada, Matina, Palmas de Monte Alto, Pindaí e Sebastião Laranjeiras.

Os prefeitos dos municípios selecionados deverão comparecer, impreterivelmente, à Superintendência Estadual da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) na Bahia, localizada em Salvador, para formalização e assinatura de Termo de Compromisso, no período de 24 a 26/03/2014. No caso da impossibilidade do comparecimento do prefeito, o preposto deverá estar munido de uma procuração com poderes específicos para tal.

O Plano Municipal de Saneamento Básico tem como objetivo a universalização do serviço público de saneamento básico, com serviços e produtos de qualidade. Abrangem os serviços de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, esgotamento sanitário e água potável, drenagem e manejo das águas pluviais, apresentado para discussão e aprovação pelo município. 


Silvano Silva – DRT-BA: 4393

segunda-feira, 17 de março de 2014

Empreiteira constrói estações elevatórias da adutora que conduzirá água até Caetité


O Sistema Integrado de Abastecimento de Água de Caetité está sendo executado pela empreiteira MRM Construtora Ltda.

Depois da instalação dos canos agora está sendo feito o serviço de construção das estações elevatórias e execução da escavação do poço de sucção e casa de bombas.

A MRM vai instalar as conexões das descargas e ventosas do trecho já executado. Parte dos materiais já se encontra na obra.

Não foi iniciado ainda o serviço de construção de caixa de passagem e o sistema elétrico de toda a obra.

Segundo o Gerente Regional da Embasa, Paulo Ledo, a previsão é de que a água chegará a Caetité por volta do mês de junho ou julho.

A Embasa já conta com a opção de utilizar água de Guanambi, por meio de carro-pipa, para completar o volume necessário para abastecer a cidade de Caetité.

Em 2013 a Embasa chegou a gastar 600 mil reais por mês com transporte de água por carro-pipa.

A MRM já está executando a obra do trecho Caetité – Maniaçu.



Silvano Silva – DRT-BA: 4393

Hoje começa greve nacional de trabalhadores em educação


A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) inicia nesta segunda-feira (17-03) greve nacional.
Os trabalhadores em educação do Brasil param suas atividades para exigir o cumprimento da lei do piso, carreira e jornada, investimento dos royalties de petróleo na valorização da categoria, votação imediata do Plano Nacional de Educação (PNE), destinação de 10% do PIB para a educação pública e contra a proposta dos governadores e o INPC.
A APLB Sindicato representa os trabalhadores em educação da rede estadual de ensino na Bahia e já manifestou que a greve envolve tanto os funcionários, quanto os professores. De acordo com a APLB Sindicato os funcionários efetivos têm o direito de participar da greve.
O Sindicato dos Servidores da Prefeitura de Caetité emitiu comunicado apoiando o movimento.
A greve é de três dias: 17, 18 e 19 de março. No dia 19, quarta-feira, haverá um ato em frente do Congresso Nacional em Brasília, às 9 horas, em defesa da educação.


Silvano Silva – DRT-BA: 4393

UNEB inicia semestre letivo depois de paralisação dos funcionários


A Universidade do Estado da Bahia (UNEB) inicia nesta segunda-feira (17-03) o 1º semestre letivo de 2014.
Foto Google
Em virtude da paralisação dos servidores técnicos da UNEB na última semana a reitoria informa à comunidade acadêmica: docentes, discentes e técnicos administrativos que nesta segunda-feira retorna as suas atividades normalmente.
A paralisação dos técnicos foi uma iniciativa do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do 3º Grau do Estado da Bahia (Sintest/BA) e implicou na suspensão de todas as atividades acadêmico-administrativas da Universidade.
Os funcionários reivindicaram reajuste salarial, regulamentação dos planos de carreira, pagamento da Unidade Real de Valor (URV) e aumento do valor do auxílio-alimentação.
A reitoria da UNEB emitiu um comunicado desejando a todos os estudantes, professores e técnicos um semestre produtivo e exitoso.


Silvano Silva – DRT-BA: 4393

Relógio