sábado, 30 de janeiro de 2010

Audiência Pública vai debater projeto que institui Código Municipal do Meio Ambiente em Caetité

A Câmara Municipal de Caetité vai realizar importante sessão de Audiência Pública nesta segunda-feira (1º) à noite para debater projeto que institui Código Municipal do Meio Ambiente de Caetité.

O prefeito Zé Barreira encaminhou à Câmara Municipal o Projeto de Lei nº 717/2009 com o objetivo de instituir o Código Municipal do Meio Ambiente em Caetité.

A Comissão de Meio Ambiente da Câmara está responsável para analisar o referido Projeto de Lei. A comissão é formada pelo presidente, Júlio César Teixeira Ladeia (Julão), e pelos membros: Zacarias Fernandes Nogueira e Eudes José dos Santos.
O município de Caetité, com o Código Municipal do Meio Ambiente, poderá emitir pareceres para licença de várias atividades sem a necessidade dos interessados deslocarem para outras instâncias para requerê-la.

A Secretaria do Meio Ambiente da Bahia (Sema) realizou vários cursos do Programa Gestão Ambiental Compartilhada (GAC) em Caetité para vários municípios do Território Sertão Produtivo. O GAC tem a finalidade de capacitar e treinar gestores e técnicos, organizar as estruturas municipais de gestão ambiental, apoiar a descentralização da gestão pública e como principal objetivo a estruturação dos Sistemas Municipais de Meio Ambiente.

A sessão de Audiência Pública vai começar às 19 h 30 min desta segunda-feira (1º) no Salão da Câmara Municipal de Caetité.


Silvano Silva
DRT-BA: 4393

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Campanha é lançada em Caetité para combater a vende de bebidas alcoólicas à criança e ao adolescente

O Conselho Tutelar de Caetité, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), lança campanha de combate à venda de bebidas alcoólicas à criança e ao adolescente.
A campanha está baseada no Art. 81 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) que proíbe a venda de bebidas alcoólicas à criança ou ao adolescente e o Art. 243, também do ECA, que adverte sobre vender, fornecer ainda que gratuitamente, ministrar ou entregar, de qualquer forma, a criança ou adolescente, sem justa causa produtos cujos componentes possam causar dependência física ou psíquica, ainda que por utilização indevida.
A pena para quem descumpre a lei é de 2 a 4 anos de detenção e multa se o fato não constitui crime mais grave.
A campanha chama a atenção para que cada cidadão consciente respeite os direitos da criança e do adolescente.
Para complementar a campanha, no momento em que ocorre a 23ª Lavagem da Esquina do Padre em Caetité, o Juizado da Infância e Juventude da Comarca de Caetité determinou “que não será permitida a entrada de menores de 12 (doze) anos, ainda que acompanhados por pais ou responsáveis, porquanto tidos pelo ECA como crianças, sendo o ambiente da festa impróprio para aqueles, inclusive por conta da venda de bebidas alcoólicas”.
A Lavagem da Esquina do Padre ocorre em Caetité desta sexta-feira (29) até o próximo domingo (31).

Silvano Silva
DRT-BA: 4393

Caetité realizou a 1ª Conferência Municipal das Cidades


Na noite de ontem (28) ocorreu a abertura da 1ª Conferência Municipal das Cidades no Auditório da Casa Anísio Teixeira em Caetité.
Fizeram uso da palavra o secretário municipal de infraestrutura Paulo Assis, a vice-prefeita, Drª Fátima e o prefeito de Caetité Zé Barreira. Todos destacaram pontos importantes da cidade de Caetité a serem tratados pelos participantes nos eixos temáticos nesta sexta-feira (29).
Elias Dourado, Conselheiro Estadual das Cidades, foi palestrante com o tema: “Avanços, dificuldades e desafios na implementação da política de desenvolvimento urbano”.
Antonio Louzada, diretor de campo da Renova Energia, destacou a necessidade de um Plano Diretor do Município adequado para atender às necessidades de uma cidade que deverá receber muitas pessoas nos próximos anos em função das mineradoras e do empreendimento da Renova Energia com a energia eólica.
Nesta sexta-feira (29) a programação foi no Centro Territorial de Educação Profissional do Território Sertão Produtivo (CETEP). O prefeito Zé Barreira fez a abertura dos trabalhos pela manhã e deu prosseguimento às discussões dos assuntos de interesse da cidade, inclusive por meio dos eixos temáticos, abordando a criação e implementação de conselhos das cidades; aplicação do estatuto da cidade dos planos diretores e a efetivação da função social da propriedade do solo urbano; a integração da política urbana no território: política fundiária, habitação, saneamento, mobilidade e acessibilidade urbana; e a relação entre os programas governamentais e a Política de Desenvolvimento Urbano.
As principais propostas dos eixos temáticos serão levadas para a 4ª Conferência Estadual das Cidades, prevista para os dias 27 e 28 de março, deste ano, em Salvador.
Os delegados escolhidos ao fim da tarde desta sexta-feira vão representar Caetité na etapa estadual.


Silvano Silva
DRT-BA: 4393

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

23ª Lavagem da Esquina do Padre começará nesta sexta-feira (29)


A cidade de Caetité está pronta para a 23ª Lavagem da Esquina do Padre com início nesta sexta-feira (29).
Há 23 anos os jovens Nelsinho, Tairone e Gilson foram os idealizadores de uma brincadeira que transformou numa festa tradicional de Caetité e região com aspecto de micareta e envolvendo tradições culturais de Caetité.
A festa ocorre sempre no período que antecede o carnaval. O local é a esquina da casa onde mora o Monsenhor Osvaldo Magalhães, saída da Praça da Catedral para a Avenida Santana. A cada ano há um momento especial em que Monsenhor Osvaldo aparece sob os aplausos dos foliões. Todos os anos as atrações musicais homenageiam a presença de Monsenhor Osvaldo, a exemplo de Luiz Caldas em 2008 que emocionou a todos com uma canção religiosa dedicada a Monsenhor.
Apesar de não estar enxergando nos últimos anos, Monsenhor continua lúcido aos 94 anos.
A 23ª Lavagem da Esquina do Padre neste ano será nos dias 29, 30 e 31 de janeiro.
Nesta sexta-feira (29), primeiro dia, a banda Raghatoni de Salvador estará animando os foliões.
No sábado (30) será a vez da banda Motumbá, também de Salvador.
No domingo (31) haverá uma homenagem aos 60 anos do Trio Elétrico. Músicos que atuaram no carnaval de Caetité, no passado, a exemplo de “Pio”, vão fazer a festa, onde a guitarra passará a ser o instrumento principal e lembrará o que diz o baiano Caetano Veloso: “Atrás do trio elétrico só não vai quem já morreu”.
Nos dois primeiros dias enquanto o trio fará o percurso do circuito haverá a Esquina Elétrica na Praça da Catedral com “Pio” tocando para os que preferem ficar na Praça.
No segundo dia a abertura será com o desfile das baianas, Boi de Idalino, caretas, capoeira e bonecos gigantes quando terá a escolha da baiana mais animada, da careta mais feia e pirracenta e da fantasia mais original.
Durante os três dias será servida a tradicional batidinha que marca o evento desde o primeiro ano. Segundo os organizadores terá teor alcoólico baixo, apenas para manter a tradição.
Como o nome diz: Lavagem da Esquina do Padre, desde o primeiro ano há um dia em que um carro-pipa com água estaciona na esquina da casa do padre e dar um banho nos foliões que fazem a animação.
Crianças do passado, hoje adultos casados, levam os filhos para participarem das brincadeiras do tradicional Boi de Idalino, ente outras.
No ano passado foi criado o bloco As Pistoleiras, homens vestidos de mulher. Este ano os integrantes do bloco As Pistoleiras sairão vestidos de branco para homenagearem as enfermeiras.
A Lavagem da Esquina do Padre já faz parte do calendário de festas de Caetité, agora os organizadores querem incluir-la no calendário de festas do estado.


Silvano Silva
DRT-BA: 4393

Uneb divulgou resultado do vestibular 2010


A Uneb divulgou a lista dos candidatos aprovados, em primeira chamada, no Vestibular 2010.
Foram aprovados 7.620 candidatos para 145 opções de cursos e habilitações nas modalidades presencial e a distancia (EaD).
O resultado poderá ser acessado por meio do site www.uneb.br.
As matrículas serão nos dias 8, 9 e 10 de fevereiro no local de funcionamento do curso de opção do candidato, no período das 8h 30min às 12h e das 13h 30min às 19h.


Clique aqui e acesse relação de candidatos aprovados no Vestibular 2010 para cursos na MODALIDADE PRESENCIAL



Clique aqui e acesse relação de candidatos aprovados no Vestibular 2010 para cursos na MODALIDADE EaD



Clique aqui e acesse Calendário de Matrícula do Vestibular 2010



Silvano Silva
DRT-BA: 4393

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Técnicos internacionais e nacionais iniciam avaliação da INB em Caetité


Hoje (25) estão em Caetité técnicos da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) vindos da Austrália, Canadá, França e República Tcheca onde juntamente com especialistas brasileiros e da INB avaliam o desempenho operacional e de segurança das instalações da INB, comparando com padrões internacionais.
A equipe vai desenvolver suas atividades de avaliação até o dia 03 de fevereiro de 2010.

Silvano Silva
DRT-BA: 4393

Relógio