sexta-feira, 20 de março de 2009

Dia Mundial da Água é lembrado em Caetité



A paróquia Senhora Santana de Caetité desenvolveu ações sobre Dia Mundial da Água nesta sexta-feira (20). A programação começou com uma missa, pela manhã, na Catedral Senhora Santana com a participação de pessoas da cidade e da zona rural de Caetité e de Riacho de Santana. Muitos participantes deram depoimentos no fim da missa falando da situação da água no local onde mora. A celebração contou com a participação de representantes da Cáritas, Comissão Pastoral da Terra (CPT), Movimento de Mulheres e Sindicato dos Trabalhadores Rurais.
Após a missa houve palestras no Centro Educacional Promocional (CEP), sobre transposição do Rio São Francisco e a água na região de Caetité com a ação das mineradoras.
O Dia Mundial da Água será neste domingo (22), mas esta sexta-feira foi escolhida para que a data fosse lembrada.
O Dia Mundial da Água foi criado pela Assembléia Geral das Nações Unidas (0NU) em 22 de fevereiro de 1993.

Silvano Silva
DRT-BA: 4393

Continua homenagem a Carmem Teixeira em Caetité


A Casa Anísio Teixeira está sendo palco para as homenagens a Carmem Spínola Teixeira, irmã caçula do educador Anísio Teixeira. De 18 a 24 de março realiza Semana Carmem Spínola Teixeira em Caetité.
Na noite dessa quinta-feira (19) houve homenagem ao Centenário de Nascimento da Professora Carmem com o lançamento de DVD e do livro "Carmem Spínola Teixeira: uma biobibliografica" de autoria de Zélia Bastos. A solenidade foi na Casa Anísio Teixeira com a presença de pessoas de Caetité e região e familiares da homenageada.
Nesta sexta-feira (20) segue a programação com várias atividades envolvendo escolas. À noite, 20 h, luau do grupo de teatro Dobradores de Arte apresentando "Camilo de Jesus Lima".

Silvano Silva
DRT-BA: 4393

quinta-feira, 19 de março de 2009

Semana Carmem Spínola Teixeira é marcada com lançamento de livro, DVD e muitas atividades em Caetité



No período de 18 a 24 de março está sendo realizado em Caetité a Semana Carmem Spínola Teixeira com muitas atividades na Casa Anísio Teixeira.
Carmem Teixeira, irmã do educador Anísio Teixeira, foi a filha caçula do Dr. Diocleciano Pires Teixeira e de D. Anna Spínola Teixeira. Carmem nasceu em Caetité em 19 de março de 1909. Nesta quarta-feira (19) homenagem ao Centenário de Nascimento da Professora Carmem e lançamento do livro "Carmem Spínola Teixeira: uma biobibliografica" de autoria de Zélia Bastos. Solenidade na Casa Anísio Teixeira, às 19 horas. Apoio: Fundação Anísio Teixeira, Gerência de Cultura de Caetité, Associação das Senhoras de Caridade, Editora da Universidade Federal da Bahia e Sistema de Bibliotecas da Ufba.
Muitas atividades estão sendo desenvolvidas neste período, como oficinas, filmes e teatro. Também ocorre Exposição de Correspondências Pessoais de Carmem Teixeira, encontradas no "Sobrado", acervo o da Casa Anísio Teixeira, doado ao Arquivo Publico Municipal de Caetité. Visita do Blog Semana Carmem Spínola Teixeira: http://semanacarmemsteixeira.blogspot.com/2009/03/carmem-spinola-teixeira.html


Silvano Silva
DRT-BA: 4393

Caetité assina protocolo de intenção com o governo do estado para área de cultura

O prefeito de Caetité, José Barreira de Alencar Filho, assinou protocolo de intenção com o governo do estado da Bahia por meio da secretaria da cultura, visando o desenvolvimento de condições institucionais para a implantação do sistema estadual de cultura.
O convênio foi assinado no dia 9 de fevereiro de 2009 e publicado no Diário Oficial do Estado nesta quinta-feira (19).
Alem de Caetité outros municípios baianos assinaram convênio do mesmo assunto, a exemplo do município de Caculé.

Silvano Silva
DRT-BA: 4393
Veja a publicação completa no Diário Oficial do Estadual

Estudantes da Uneb continuam manifesto com a prorrogação da matrícula dos aprovados em 1ª chamada do Vestibular 2009



Estudantes da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) continuam com o manifesto nos Campi: VI (Caetité), XII (Guanambi) e XVII (Bom Jesus da Lapa). A decisão foi tomada por não ter chegado, ainda, a uma negociação que atenda às reivindicações da classe. O manifesto começou na segunda-feira, primeiro dia de matrícula dos aprovados no Vestibular 2009 e convocados em primeira chamada.
Com a prorrogação da matrícula até a próxima sexta-feira (20) os estudantes decidiram continuar com as manifestações.
As principais reivindicações são:
Ampliação do quadro docente com abertura de concurso público;Qualificação e aumento do número de professores;Ampliação do acervo Bibliográfico (Livros);Ampliação do espaço físico: Laboratório aos cursos que necessitam e complexos esportivos;Aumento do quadro de funcionários: Técnico administrativo, serviços gerais e segurança. Os estudantes estão impedindo que os aprovados no Vestibular 2009 e convocados, em primeira chamada, façam matrícula.
O horário de matrícula é das 8h 30 min às 12 h e das 13 h 30 min às 19 h.
Na manhã desta quarta-feira (18) houve uma reunião em Caetité entre estudantes dos Departamentos de Bom Jesus da Lapa, Guanambi, Brumado e Caetité. O objetivo foi buscar meios para contar com mais apoio e chegar a uma negociação, até mesmo com a participação do governador Jaques Wagner.

Silvano Silva
DRT-BA: 4393

Relógio