sábado, 4 de abril de 2009

Jogo entre Flamengo Máster e a seleção Máster de Caetité será neste domingo


Os 199 anos de que Caetité foi elevada à categoria de vila serão comemorados neste domingo (5) com um jogo de futebol entre a seleção Máster de Caetité e Flamengo Máster do Rio de Janeiro. O time rubro negro é formado pelos jogadores que conquistaram o título mundial de clubes em 1981 no Japão.
A Divisão Municipal de Esporte lançará, na oportunidade, o Projeto Esporte para Inclusão Social, para ser aplicado na cidade e nos distritos, e a Escolinha de Futebol Zico 10 para beneficiar 100 crianças de Caetité.
O jogo será no Estádio Municipal Paulo Souto, às 10 horas.


Silvano Silva
DRT-BA: 4393

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Os Sistemas Municipais de Meio Ambiente da região de Caetité estão mais estruturados



Caetité sediou nesta sexta-feira (3) o Seminário Regional sobre o Programa de Gestão Ambiental Compartilhada no Território Sertão Produtivo.
O evento foi realizado pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema) da Bahia com a participação do superintende de políticas para a sustentabilidade, Eduardo Mattedi.
O programa Estadual de Gestão Ambiental Compartilhada atende uma diretriz do governo estadual de apoio à descentralização da gestão pública e tem como principal objetivo a estruturação dos Sistemas Municipais de Meio Ambiente.
O Programa permite:

Definição e descentralização do licenciamento ambiental das atividades de impacto local;
Apoio ao processo de organização das estruturas municipais de gestão ambiental;
Apoio a organização das alternativas de financiamento do Sistema Municipal de Meio Ambiente;
Descentralização dos Sistemas de Informação Ambiental do Estado.

Desde segunda-feira (30) que estava sendo realizado em Caetité capacitação e treinamento dos gestores e técnicos munipais de meio ambiente dos municípios de Guanambi, Brumado, Caculé, Palmas de Monte Alto, Urandi, Pindaí, Malhada e Caetitié.

Silvano Silva
DRT-BA: 4393

domingo, 29 de março de 2009

Escola de Santa Luzia em Caetité realiza teatro na praça em sábado letivo


A Escola Dom Manoel Raimundo de Melo, povoado de Santa Luzia em Caetité, realizou um sábado letivo diferente com uma apresentação teatral na Praça de Santa Luzia.
A Escola Dom Manoel conseguiu uma parceria com o Grupo de Teatro Os Dobradores de Arte da Casa Anísio Teixeira em Caetité para incentivar o teatro na escola. O primeiro sábado (27) letivo de 2009 foi diferente para os alunos que tiveram uma Oficina de Teatro ministrada por Fernando Dias, ator e diretor do Grupo Os Dobradores de Arte.
Ao fim da tarde houve uma apresentação teatral do Grupo e em seguida dos estudantes da Escola Dom Manoel participaram da oficina. Alem dos alunos, direção e professores houve a participação de pessoas de Santa Luzia e comunidades circunvizinhas, bem como da Escola Municipal Luiz Viana do povoado.
A apresentação em Santa Luzia lembrou as representações teatrais na antiga Vila de Caetité quando praça e fundo de quintais eram usados palco para as encenações. Casas teatrais como a Dois de Julho (Conhecida por Teatro São Caetano) e o Teatro Centenário serviram como locais de espetáculos importantes.
A diretora da Escola Dom Manoel, Maria José (Dete), disse que vai continuar com a parceria para desenvolver outras ações de teatro com os estudantes da região de Santa Luzia.
Uma das atrizes do Grupo, Fabiana, é ex-aluna da Escola Dom Manoel e hoje é estudante do curso de Geografia da Uneb/Caetité e participa de várias apresentações com Os Dobradores de Arte.
A Secretaria da Educação de Caetité vai desenvolver um projeto de teatro na escola em parceria com o Grupo Os Dobradores de Arte.

Silvano Silva
DRT-BA: 4393

Seminário discute Lei de Educação Ambiental em Caetité


Representantes dos municípios do Território Sertão Produtivo reúnem sábado (28) e domingo (29) em Caetité para participar do Seminário de Consulta Pública para a análise da Minuta do Projeto de Lei de Educação Ambiental no Território.
A abertura do Seminário teve a participação do Superintendente de Políticas para a Sustentabilidade da Secretaria do Meio Ambiente da Bahia, Eduardo Mattedi, do prefeito de Caetité, Zé Barreira, de Sousa Gumes da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental do estado da Bahia, de Jorge Adilson, Diretor Regional da Educação (Direc 24), de Ângelo Costa, Conselho de Desenvolvimento do Território Sertão Produtivo, de João Portela, Secretário do Meio Ambiente de Caetité, e de João Lessa, Secretaria de Infraestrutura de Caetité.
A consulta Pública tem como pano de fundo a contextualização da Educação Ambiental nos 19 municípios do Território Sertão Produtivo.
Os 26 Territórios de Identidade da Bahia estão sendo envolvidos por estes seminários que estão ocorrendo desde novembro de 2008 e estão previstos para terminar em maio deste ano.

Silvano Silva
DRT-BA: 4393


Crise financeira mundial foi tema de mesa-redonda em Caetité


Na última sexta-feira (27) houve uma mesa-redonda na Uneb - Departamento de Caetité, com o tema: A Crise Financeira Mundial e seus Reflexos nos Municípios.
O evento teve a participação do secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia, Nilton Vasconcelos, do deputado federal (PCdoB-BA), Daniel Almeida, dos prefeitos de Caetité, Zé Barreira, de Palmas de Monte Alto, Manoel Rubens e de Urandi, José Cardoso. Houve a participação, também, do diretor financeiro da CAR, Piau, do presidente da Câmara Municipal de Caetité, Júlio César (Cecê), da professora da Uneb/Caetité, Eliane Andrade, do secretário de administração e finanças de Caetité, Aldo Gondim, e da vice-prefeita de Caetité e quem presidiu a mesa-redonda, Drª Fátima.
Houve participação de muitos da platéia fazendo perguntas aos integrantes da mesa ou comentando algum assunto relacionado às discussões.
Estudantes da Uneb fizeram uso da palavra para explicar as ocupações dos campi de Caetité, Guanambi, Bom Jesus da Lapa e Valença para cobrar do governo do estado a realização de concurso público para professores, entre outros itens da pauta de reivindicações.
O auditório ficou repleto de pessoas de vários municípios da região e da comunidade de Caetité, a exemplo de membros da direção, professores e estudantes do Grupo Escolar Senador Ovídio Teixeira।


Silvano Silva
DRT-BA: 4393

Presidente Lula diz que ferrovia que vai passar por Caetité iniciará em agosto


Em entrevista ao jornal Correio (Antigo Correio da Bahia), na segunda-feira (23), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que as obras da ferrovia Oeste-Leste começarão em agosto deste ano. As obra serão em duas etapas: Ilhéus -Caetité e Caetité - Barreiras.

Leia a entrevista completa.

Silvano Silva
DRT-BA: 4393

Caetité terá internet grátis

Caetité está na lista de uma proposta do Governo do Estado para ter internet grátis em 24 cidades da Bahia. A informação foi do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia, Ildes Ferreira.
Segundo Ildes, Feira de Santana será a primeira a ser beneficiada. O projeto terá um investimento inicial de R$ 3 milhões que inclui implantação da infrainstrutora como instalação da banda larga e da antena nas cidades contempladas.
Além de Caetité e Feira de Santana fazem parte da lista as cidade de Alagoinha, Antas, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Brumado, Cruz das Almas, Eunápolis, Ibotirama, Ilhéus, Itaberaba, Itabuna, Itamaraju, Jequié, Jeremoabo, Juazeiro, Luís Eduardo Magalhães, Paulo Afonso, Riachão do Jacuípe, Santa Brígida, Seabra, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista.

Silvano Silva
DRT-BA: 4393

Relógio