sábado, 17 de maio de 2014

Espaço INB inaugurou exposição de arte de Leonardo da Vinci em Caetité



O Espaço INB de Ciência, Tecnologia e Cultura inaugurou, nessa sexta-feira (16/05), a exposição “A Arte de Leonardo da Vinci” no quarto ano de existência do centro de informações em Caetité.

As Indústrias Nucleares do Brasil (INB) fez uma parceria com o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) para instalar a exposição em Caetité. O MAST é uma unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação instalado no Rio de Janeiro.

A exposição mostra parte do trabalho científico e artístico do período do Renascimento italiano e de desenvolvimento das ciências e artes. Os visitantes poderão ver A Anatomia do Corpo Humano, Pinturas, As Máquinas Maravilhosas, entre outras obras de Leonardo da Vinci.

O relógio de Leonardo traz a inovação de trabalhar com mecanismos independentes; um para os minutos e outro para as horas. Anteriormente os relógios indicavam somente as horas.
 
Mais de 24 mil pessoas já visitaram O Espaço INB nestes quatro anos. A Arte de Leonardo da Vinci é a oitava exposição temporária. No Espaço INB há exposição temporária sobre temas diversos, bem como exposições permanentes sobre mineração, urânio, energia nuclear e meio ambiente.

Horário de funcionamento do Espaço INB

Terça a sexta das 9h às 12h e 14h às 17h
Sábado das 9h às 12h


As visitas podem ser agendadas:

(77) 3454-3600
Praça da Catedral, 23 – Caetité-BA


Silvano Silva – DRT-BA: 4393

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Caetité tem novo delegado de polícia



O Delegado-Geral da Polícia Civil da Bahia, Hélio Jorge Oliveira Paixão, indica o Bel. Clécio de Magalhães Chaves para ter exercício na Delegacia de Polícia Territorial do município de Caetité.

O delegado Clécio de Magalhães estava atuando na Delegacia de Polícia Territorial do município de Tanque Novo.

O delegado de Caculé, Alessandro Sena, respondia cumulativamente a Delegacia de Polícia Territorial do Município de Caetité.

Os três municípios estão vinculados à 22ª Coordenadoria Regional do Interior (Coorpin), com sede em Guanambi, pertencente ao Departamento de Polícia do Interior (Depin).

O Delegado-Geral, Hélio Jorge Oliveira Paixão, publicou as referidas informações no Diário Oficial da Bahia nesta sexta-feira (16/05).


Silvano Silva – DRT-BA: 4393

Movimento Maio Amarelo e Campanha contra Violência Sexual fazem caminhada em Caetité



O município de Caetité está participando do Movimento Maio Amarelo e da Campanha Faça Bonito! Proteja nossas crianças e adolescentes.

O “Movimento Maio Amarelo – Atenção pela vida” visa reduzir o número de mortos e feridos no trânsito de todo o mundo. Um convite à reflexão do nosso comportamento no trânsito. Fazer do trânsito um lugar seguro para todos: cliclistas, pedestres, motociclistas, passageiros e motoristas. Seguir as leis e praticar gentileza e respeito. 


A “Campanha Faça Bonito – Proteja nossas crianças e adolescentes” é idealizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e a prefeitura municipal
de Caetité, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, com a parceria do Conselho Tutelar, Polícia Militar, Polícia Civil, CREAS, CRAS Urbano e Rural, DIREC 24, Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Educação. A Campanha deseja despertar na sociedade a necessidade de enfrentamento da violência sexual.
Uma caminhada, nesta sexta-feira (16/05), no centro de Caetité do Movimento Maio Amarelo e da Campanha Faça Bonito alertou a comunidade sobre os dois assuntos. Houve a participação da Fanfarra do Colégio Estadual Tereza Borges e alunos de escolas de Caetité. Houve distribuição de folhetos informativos para motoristas e pedestres. 

Embora a Campanha Faça Bonito está relacionada com 18 de maio, Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à
Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, houve um acordo entre a presidenta do CMDCA, Juliana Moreira, e o Vice-presidente do Sindicato dos Agentes de Trânsito do Estado da Bahia (Sindatran), Vagnelson Ribeiro, para a união dos dois assuntos fazendo uma só caminhada.

Silvano Silva – DRT-BA: 4393

quinta-feira, 15 de maio de 2014

SAC Móvel visita a região de Caetité



O Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) Móvel visita a região de Caetité oferecendo serviços básicos itinerante na emissão de documentos.

São prestados os serviços de emissão de carteira de identidade (RG), CPF, certidão negativa de antecedentes criminais, além de atendimento da Previdência Estadual e da Ouvidoria Geral do Estado (OGE). O atendimento do SAC é das 8h às 18h, sem intervalo para o almoço.

Visitas do SAC Móvel no mês de maio na região de Caetité:

Feira da Mata – dias 16 e 17;
Iuiu – dias 19 e 20;
Palmas de Monte Alto – dias 21 e 22;
Guanambi – dias 24 e 25;
Caetité – dias 27 e 28;
Ibiassucê – 30 e 31.

A Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb) está disponibilizando o endereço e os números para outras informações sobre as rotas do SAC Móvel: 0800 071 5353 (telefone fixo) e 4020 5353 (telefone móvel).

Silvano Silva – DRT-BA: 4393

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Paróquia Senhora Santana prepara festa de Pentecostes 2014



A paróquia Senhora Santana de Caetité prepara a festa de Pentecostes 2014.
Trazida pelos portugueses, a devoção ocorre desde a época em que Caetité era povoado.
Neste ano a festa ocorrerá no período de 30 de maio a 8 de junho. Nove casais vão coordenar as noites da novena sendo um casal responsável por cada dia.  As noites da novena serão na Catedral, Comunidade Sopro de Vida e Igrejas dos bairros.

Programação da festa de Pentecostes em Caetité

Noite da novena
Data
Local
30/05/2014 (sexta-feira)
Catedral de Santana
31/05/2014 (sábado)
Comunidade Sopro de Vida
01/06/2014 (domingo)
Catedral de Santana
02/06/2014 (segunda-feira)
Igreja do Bom Jesus
03/06/2014 (terça-feira)
Igreja de Santa Rita
04/06/2014 (quarta-feira)
Igreja Rosa Mística
05/06/2014 (quinta-feira)
Igreja Santa Terezinha
06/06/2014 (sexta-feira)
Igreja Nossa Senhora Aparecida
07/06/2014 (sábado)
Catedral de Santana
Missa
08/06/2014 (domingo) às 10h
Catedral de Santana
Procissão
08/06/2014 (domingo) às 16 h
Catedral de Santana

A festa de Pentecostes, conhecida por festa do Divino, teve mudança nos últimos anos em Caetité. Em vez da festa ficar na responsabilidade do Imperador (festeiro), agora são nove casais trabalhando juntos. Outra mudança é que a festa não ocorre apenas na Catedral, mas também nos bairros da cidade.

Silvano Silva – DRT-BA: 4393

Relógio