segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Anísio Teixeira um defensor da escola pública

O educador Anísio Spínola Teixeira nasceu na cidade de Caetité na região sudoeste da Bahia no dia 12 de julho de 1900.
Fez seus estudos primários em Caetité, o médio em Salvador e cursou direito no Rio de Janeiro. Diplomou-se em 1922.
Anísio Teixeira foi inspetor-geral do Ensino na Bahia, diretor de Instrução Pública do Rio de Janeiro, diretor do Instituo Nacional de Estudos Pedagógicos, professor em universidades americanas e voltou ao Brasil para atuar como membro do Conselho Federal de Educação.
Escola pública de qualidade para todos foi sempre defendida por Anísio que dizia ser necessário um tempo integral para alunos e professores.
O pensamento de Anísio Teixeira continua atual. Ele defendia a criação de fundos financeiros para a educação. O Fundef e agora Fundeb foram baseados nas idéias de Anísio.
A Fundação Anísio Teixeira que é presidida pela filha do educador, Ana Cristina Teixeira de Barros (Babi Teixeira), mantém na cidade de Caetité a Casa Anísio Teixeira, onde o educador nasceu, com Cine Teatro, biblioteca pública e pertences da família. O espaço é visitado constantemente e desenvolve oficinas para contar história e de artesanato. A área do cinema é usada para reuniões e exibição gratuita de filmes para todas as idades. Uma biblioteca móvel circula nas escolas da zona rural do município e em eventos de municípios da região levando o incentivo à leitura.
Anísio Teixeira morreu, misteriosamente, no Rio de Janeiro em 11 de março de 1971.

Relógio