sexta-feira, 11 de abril de 2014

Pesquisador da Fiocruz apresenta relatório preliminar sobre casos de câncer no entorno da mina de urânio em Caetité


O pesquisador da Fiocruz, Marcelo Firpo, apresentou dados do relatório preliminar da pesquisa participativa de base comunitária sobre problemas de saúde no entorno da mina de urânio em Caetité, sudoeste da Bahia.

O anúncio ocorreu no Debate Público, sexta-feira (11-04), no Auditório do Campus VI da Uneb em Caetité. O evento foi promovido pela Comissão Paroquial de Meio Ambiente de Caetité com o tema: Mineração de Urânio em Caetité: Riscos, Saúde e Ambiente.

Marcelo Firpo é pesquisador titular do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana da Fiocruz.

Atualmente a pesquisa consta de dois grupos de dados em parceria com a Comissão de Pesquisa e Informação Independente sobre Radioatividade (Criirad), que mantem um laboratório de análise sobre contaminação radioativa, com qualificação técnica certificada pelo Ministério da Saúde da França.

A pesquisa consta, também, de dados do sistema de informação dos cânceres do Instituto Nacional de Câncer (INCA).


O relatório preliminar aponta 21 casos de câncer confirmados e 114 suspeitos. Todos eles e outros mais potencialmente associados às diferentes rotas de exposição, conforme os riscos e os perigos de trabalhos relacionados com mineração de urânio.

Marcelo Firpo disse que espera que o INCA se mobilize a partir dos dados desse estudo e das demandas do município de Caetité, do SUS local e do SUS estadual para que estudos sejam feitos nas áreas em que supostamente já estão acontecendo incidência extremamente estranhas. Dos 21 casos confirmados 8 são de leucemia com jovens e crianças menores de 17 anos em comunidades expostas onde há indício forte de que essas comunidades têm um acréscimo associado ao efeito da radiação, sendo preciso acelerar    e intensificar ações nessas comunidades.

Até o fim de julho de 2014 deverá sair o relatório definitivo.

Além de Marcelo Firpo da Fiocruz participaram do Debate Público o físico nuclear da França, Bruno Chareyron – diretor de pesquisa da Criirad; Zoraide Vilasboas – Associação Movimento Paulo Jackson – Ética, Justiça, Cidadania; Renan Finamore – doutorando da Fiocruz que está auxiliando Marcelo Firpo nas pesquisas em Caetité; Gilmar Santos –
Comissão Paroquial de Meio Ambiente de Caetité; Lucas Mendonça - Sindicato de Mineradores; professores e estudantes da Uneb e do Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão Produtivo (Cetep) e representantes dos poderes executivo e legislativo e do Ministério Público.



Silvano Silva – DRT-BA: 4393

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Debate público discute mineração de urânio em Caetité

Marcelo Firpo
Foto: Google
A Comissão Paroquial de Meio Ambiente de Catieté no sudoeste da Bahia vai realizar um Debate Público nesta sexta-feira(11-04) para tratar de uma mineração de urânio em atividade no município de Caetité.

No evento o pesquisador da Fiocruz, Marcelo Firpo, vai apresentar os resultados preliminares da pesquisa participativa de base comunitária que desenvolveu sobre problemas de saúde no entorno da mina de urânio em Caetité.

O Debate Público terá a participação do físico nuclear da França, Bruno Chareyron, diretor de pesquisa da comissão de Pesquisa e Informação Independente sobre Radioatividade na França.


A exploração da mina é realizada pela estatal Indústrias Nucleares do Brasil (INB).

O debate, nesta sexta-feira, vai começar à 9 horas no Auditório da Uneb.


Silvano Silva - DRT-BA: 4393

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Programa Catavento da Renova Energia e a Ascontec promoveram encontro em Caetité

O programa Catavento da Renova Energia em parceria com a Assessoria e Consultoria Técnica (Ascontec) promoveram encontro em Caetité com produtores dos municípios de Caetité, Guanambi e Igaporã.
O evento visa mostrar as ações do Projeto Socioeconomia com apresentação de produtos de beneficiamento de frutas nativas, apicultura e outras ações do fortalecimento da agricultura familiar nas comunidades da área de implantação dos parques eólicos da Renova Energia nos três municípios.


O Projeto Socioeconomia atua na agricultura polivalente 
integrada, fortalecimento da apicultura, capacitação e formação profissional, assessoria técnica e extensão rural e modernização de unidade de beneficiamento da mandioca.

Os referidos produtos poderão ser adquiridos para a alimentação escolar de municípios da região.



















Silvano Silva – DRT-BA: 4393

terça-feira, 8 de abril de 2014

Inema concede Licenças Prévias a parques eólicos nos municípios de Caetité e Tanque Novo

Foto Google
O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) concedeu Licenças Prévias à Central Eólica Encruzilhada I Ltda. na zona rural de Caetité e Tanque Novo e à Central Eólica Caldeirão Mangaba I Ltda. na zona rural de Caetité.

As licenças são válidas pelo prazo de cinco anos cada.

A Central Eólica Encruzilhada I Ltda. totalizando uma potência instalada de 74,8 MW (Megawatts) e 44 aero geradores (torres) nos municípios de Caetité e Tanque Novo.

A Central Eólica Caldeirão Mangaba I Ltda. totaliza uma potência instalada de 76,5 MW (megawatts) e 45 aero geradores na zona rural do município de Caetité.    

As duas centrais eólicas somam 151,3 MW de potência instalada e 89 aero geradores.

As Licenças Prévias não contemplam as Linhas de Transmissão para a conexão dos complexos ora licenciados à rede do sistema integrado.  



Silvano Silva – DRT-BA: 4393

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Prefeitura de Lagoa Real divulga missa do Vaqueiro e Vaquejada de 2014

A prefeitura municipal de Lagoa Real divulga a 24ª Missa do Vaqueiro e Vaquejada com o tema: Evento de Amor, Fé e Tradição!

O município de Lagoa Real foi emancipado de Caetité em 1990 e tem mantido a tradição dessa festa há 24 anos.

O prefeito de Lagoa Real, Francisco José Cardoso de Freitas, Zezinho, divulgou a data da Missa do Vaqueiro e Vaquejada: 30 e 31 de maio e 1º de junho de 2014.


Silvano Silva – DRT-BA: 4393

Relógio