quinta-feira, 23 de abril de 2009

Escola de Caetité desenvolve projeto sobre conservação de nascentes e exploração de minério


A escola Dom Manoel Raimundo de Melo, rede municipal de ensino de Caetité, no povoado de Santa Luzia trabalha um Projeto de Meio Ambiente com foco para a conservação de nascentes e com vistas à exploração de minério na região.
O projeto foi idealizados pela escola visando a conservação das principais nascentes da região: Taquaril, Água Quente, Boa Vista e Lamerão. A direção, professores, funcionários e estudantes visitaram as nascentes que fornecem água para a região de Santa Luzia. Os estudantes tiveram orientação no local a respeito da conservação do manancial e matas ciliares para uma garantia de água para todos no futuro. Muitos alunos, embora morando na região, não conheciam a nascente da água que chega às suas casas.
Muitas residências têm água encanada o ano inteiro. A água serve também para os animais e muitas vezes é utilizadas para irrigação de hortaliças, plantas frutíferas e lavoura, principalmente da cana-de-açúcar que é o forte da região que se destaca na produção de cachaça.
A nascente de Taquaril é bastante visitada por muitas pessoas em fins de semana. O local é rico de água com potencial para a produção de minério e energia eólica.
Água Quente é destacada pela beleza natural da vegetação e da variação da temperatura apresentada pela água que vem de alguns pontos diferentes do lugar.
A nascente de Boa Vista é responsável pelo abastecimento de água da população local e do povoado de Santa Luzia. A areia branca do lugar é um atrativo da construção civil de Caetité.
Lamerão é outra localidade que possui uma nascente que abastece grande parte da região de Santa Luzia e parte do município de Ibiassucê. No passado abastecia a cidade de Ibiassucê.
Os estudantes foram instruídos para a importância da educação ambiental, inclusive para a necessidade de manter as nascentes limpas do lixo produzido pelos freqüentadores das mesmas.
A existência de minério de manganês na região de Santa Luzia serve como objeto de estudo no referido projeto de meio ambiente desenvolvido pela escola Dom Manoel. Estudantes, acompanhados por professores, funcionários e a direção da escola, visitaram as áreas de exploração. Além de conhecerem a classificação das rochas, conforme o teor de manganês, os estudantes puderam ver a forma e condições como o minério é extraído na região, sobretudo por aquelas pessoas que não pertencem a nenhuma mineradora e exploram sem a orientação técnica necessária.
O Projeto de Meio Ambiente da escola Dom Manoel Raimundo de Melo tem a participação de um grupo de professores de áreas afins, sendo que dois têm formação em geografia e pós-graduação em meio ambiente.
Os pais já manifestaram a satisfação pela iniciativa da escola em possibilitar aos filhos melhor conhecimento para a conservação das nascentes que servem a região e da extração de minério.
Os trabalhos de campo com os da sala de aula facilitam o ensino e aprendizagem permitindo que os estudantes sejam multiplicadores e agentes capazes de ajudar na conservação do meio ambiente da própria região.

Silvano Silva
DRT-BA: 4393

domingo, 19 de abril de 2009

Nomeado novo delegado de polícia para Caetité

O Diário Oficial do Estado da Bahia da última sexta-feira (17) traz a nomeação do Bel. Wagner Marinho Pinto para o cargo de Delegado Titular da Polícia Civil no município de Caetité.
O Bel. Wagner Marinho é Delegado de Polícia da Secretaria da Segurança Pública da Bahia.

Leia a matéria completa no Diário Oficial da Bahia.

Silvano Silva
DRT-BA: 4393

Relógio