quarta-feira, 8 de abril de 2015



Com o objetivo de fortalecer a educação no município, a Associação de Apoio à Educação de Caculé - APECA foi criada por filhos da cidade, muitos deles residentes em outras localidades. Para incentivar os estudantes e valorizar a educação pública, a associação premia anualmente alunos, professores, funcionários e unidades de ensino da rede estadual e municipal por meio do Projeto Aluno Exemplar.

A premiação referente ao ano letivo de 2014 ocorreu no dia 25/03/2015, no Auditório da Câmara de Vereadores de Caculé e contou com a presença do Presidente da Associação, o Engenheiro e Escritor Rubem Ivo, o Prefeito Municipal José Roberto Neves, a Diretora do Núcleo Regional de Educação 13, Anaíde da Silva Fernandes, a Secretária Municipal de Educação Adailde Fernandes Cruz, a Presidente da Câmara de Vereadores Sônia Santana, representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e demais segmentos da sociedade local.


Na oportunidade, o presidente da Associação destacou: “Avaliamos que conseguimos, nesses dois anos, consolidar a presença da APECA e estamos na expectativa de alcançar novos avanços em 2015”. Outras atividades já foram ventiladas tais como: programa estudantil numa rádio de ampla divulgação; cursos de fotografias e de DVD, bem como exposições públicas dessas produções; ações de benefícios sociais (replantios de árvores, limpeza de áreas poluídas, mutirões de saúde); conferências e debates sobre temas contemporâneos. “Tudo isso buscando ampliar nossa visão de mundo, avaliar a realidade que nos cerca, respeitar a diversidade de conceitos, incentivar a liberdade do conhecimento e do questionamento, aproveitar as tradições populares e estimular a criatividade.”

A Diretora do NRE 13, Anaíde Fernandes, chamou a atenção para o importante papel da escola nos tempos atuais, quando os educadores, muitas vezes sozinhos, acabam assumindo a responsabilidade de escolarizar e de educar os alunos. Ressaltou ainda, a importância da APECA ao reconhecer a função da escola pública na formação do cidadão e propor ações concretas que ajudam os educadores nessa tarefa. A Professora Anaíde pediu ainda aos profissionais liberais (advogados, médicos, engenheiros...) que estudaram em universidades públicas para apoiarem a escola em sua missão, nestes tempos de muitas mudanças e exigências de novos padrões educacionais e sociais. 


No brilhante evento supracitado, foram premiados 55 alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. O destaque da noite foi Yuri Guimarães Bonfim, aluno da 8ª série do Colégio Estadual Norberto Fernandes, que foi agraciado com os prêmios de Melhor Nota (9,8), Aluno Exemplar com maior índice de frequência e Leitor Exemplar com 49 títulos lidos no ano de 2014.

Rubem Ivo encerrou a cerimônia de premiação destacando o seguinte: “A formação de cidadãos envolve a consolidação de princípios humanos e sociais tais como: integração na vida coletiva; defesa dos interesses sociais acima dos individuais; prática da solidariedade; plena e irrestrita liberdade de pensar, de sentir e de expressar; e, acima do real e do imediato, poder sonhar, e, se capaz, mais além do horizonte de sonhos, pastorear novas utopias. Parte delas focadas em épicas conquistas de economias planejadas, distributivas, equânimes e de sociedades justas, solidárias, democráticas.”

Fonte: Tempos de Arte Literária (projetotal2009@hotmail.com)

segunda-feira, 6 de abril de 2015

A II Páscoa da Juventude encerrou programação da Semana Santa com festa em Caetité


Pe. Paulo Henrique, Jake Trevisan e Pe. João de Sá Teles - Foto: Magal Santos

A II Páscoa da Juventude em Caetité encerrou a programação da Semana Santa com festa. Jovens de várias paróquias participaram com muito entusiasmo.

A festa encerrou uma programação da Paróquia Senhora Santana para a Semana Santa com a cantora Jake Trevisan.

A cantora católica Jake tendo em sua veia o axé-music e estilos nordestinos agitou foliões de todas as idades na noite desse domingo (05/04), dia em que Caetité completou 205 anos.

Além das letras das músicas cantadas, Jake Trevisan chamou a atenção dos jovens sobre a necessidade de conscientizar-se dos valores da vida e da importância de Deus na caminhada de cada um.


Silvano Silva – DRT-BA: 4393

Relógio