quinta-feira, 17 de julho de 2014

Caetité completa 260 anos de fé a Senhora Santana



A paróquia de Caetité completa 260 anos de fé e devoção à padroeira Senhora Santana.

Segundo o historiador Bartolomeu de Jesus Mendes em seu livro “A Festa de Dois de Julho em Caetité – do Cívico ao Popular” em 1754 Caetité desligou de Rio de Contas passando à categoria de Freguesia de Santana. O primeiro vigário foi o padre Câmara e a primeira imagem de Senhora Santana foi oferecida pelo Capitão Carvalho que morava no distrito Azevedo pertencente à Umburanas.

Senhora Santana é padroeira da paróquia de Caetité e da diocese.

A festa de Santana em Caetité representa um dos maiores eventos da região. São 10 dias de fé e devoção. De 17 a 25 de julho é o período da novena com alvorada e celebração todas as noites e o dia 26 de julho é dedicado à padroeira. 

Cada dia determinado ponto da cidade fica responsável pela noite da novena sendo que um dos dias fica na responsabilidade das comunidades rurais.

O dia das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) começa com uma manhã de convivência com representantes de várias comunidades rurais. À tarde desfile de carros de bois e Missa Campal na Praça da Catedral. Após a noite da novena há leilão de produtos agropecuários doados por camponesas e camponeses. 

O dia 25 é dedicado a São Cristóvão, padroeiro dos motoristas. Neste dia há celebração de missa à tarde na capela de São Cristóvão no Brás e em seguida desfile de carros e motocicletas passando pela Praça da Catedral para receberem a benção de um padre.

Nos dez dias de festa, além da parte religiosa, há momentos voltados para a parte social de responsabilidade da prefeitura com eventos culturais e shows musicais.  

Neste ano de 2014 os shows musicais começam com Hélio Marinho no dia 18 e terminam com o show do padre Juarez de Castro no encerramento do dia 26 de julho.

Silvano Silva – DRT-BA: 4393

Filmes no Cine Teatro Anísio Teixeira




De quinta-feira (17) a sábado (19) o Cine Teatro Anísio Teixeira exibi os seguintes filmes:
DIA
HORA
FILME
CENSURA
Qui, Sex e Sab
18h
Um príncipe em minha vida 4(Romance)
10 anos
Qui, Sex e Sab
20h
Dezesseis Luas (Suspense)
14 anos
Sab
16h 30min
ZAMBÉZIA (animação)
Livre

Os ingressos são gratuitos e poderão ser adquiridos antecipadamente na Casa Anísio Teixeira.

Silvano Silva – DRT-BA: 4393

quarta-feira, 16 de julho de 2014

Município de Caetité busca a conquista do Selo UNICEF



O Município de Caetité realizou nesta quarta-feira (16) o 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF como um dos requisitos para a conquista da Edição 2013/2016.

O Fórum Comunitário debateu as desigualdades que estão afetando a crianças e adolescentes do município de Caetité e a busca de alternativas para a sua superação por meio da apresentação de propostas à elaboração do Plano Municipal de Ação para a Proteção Integral às Crianças e Adolescentes onde será apresentada a realidade das crianças e adolescentes por meio do diagnóstico municipal.

O município de Caetité foi contemplado em 2012 com o Selo Município Aprovado edição 2009/2012.

A realização do Fórum Comunitário é parte necessária para o cumprimento dos critérios exigidos para conquistar a Edição 2013/2016.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) é quem irá conceder o Selo Município Aprovado e quem reconhece internacionalmente os avanços relacionados à melhoria da vida de crianças e adolescentes.


Silvano Silva – DRT-BA: 4393

terça-feira, 15 de julho de 2014

Caetité terá Oficina de Desenvolvimento Territorial



A Diretoria de Planejamento Territorial vinculada à Secretaria de Planejamento juntamente com o Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável do Território Sertão Produtivo (CODESP) vai realizar Oficina de Desenvolvimento Territorial em Caetité.

O objetivo é discutir, refletir e encaminhar propostas para o andamento e incremento da Política Territorial.

Os participantes serão os representantes dos colegiados territoriais, representantes municipais, organizações sociais, entidades estaduais e federais.

O evento é especialmente para o Território Sertão Produtivo com cerca de 60 pessoas e será nesta quinta (17) e sexta-feira (18) no Centro Paroquial, às 8h.


Silvano Silva – DRT-BA: 4393

Relógio