sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Ministério da Saúde inclui Caetité no grupo dos municípios que terão apoio para prevenção e controle da dengue e febre chikungunya

Foto: drauziovarella.com.br
O Ministro da Saúde, Arthur Chioro, publicou no Diário Oficial da União desta sexta-feira (12/12) a lista de municípios que receberão apoio para prevenção e controle da dengue e febre chikungunya, inclusive Caetité.

Considerando a recente introdução da febre chikungunya no Brasil, com casos já comprovados em alguns municípios do país e o risco de explanação do vírus por meio dos mosquitos transmissores Aedes aegypti e Aedes albopictus, o Ministério da Saúde está intensificando as medidas de vigilância, prevenção e controle destas duas doenças.

O Ministério da Saúde autorizou repasse, inclusive para o município de Caetité, no Piso Variável de Vigilância em Saúde (PVVS) do Componente de Vigilância em Saúde de recurso financeiro para qualificação das ações de vigilância, prevenção e controle da dengue e da febre chikungunya.


Silvano Silva – DRT-BA: 4393


quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Município de Caetité é contemplado com Companhia Independente da Polícia Militar



O Governo da Bahia publicou no Diário Oficial do Estado em 10 de dezembro de 2014 a criação da 94ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) que terá sede em Caetité.

De acordo com o comandante da 2ª Companhia da Polícia Militar de Caetité, Capitão Pedro Paulo, a nova companhia entrará em vigor em 10 de fevereiro de 2015 e deverá começar a funcionar em junho do mesmo ano com um efetivo de cerca de 120 policiais.

A 94ª CIPM atenderá os municípios de Caetité, Igaporã, Tanque Novo, Lagoa Real, Ibiassucê, Caculé, Jacaraci e Licínio de Almeida. São oito municípios dos dezoito que atualmente pertencem ao 17º Batalhão da Polícia Militar com sede em Guanambi. O comandante deverá se um Major da Polícia Militar. Deverá ter um Pelotão Especial e um Grupo de Investigação. Chegará mais viaturas, motocicletas e equipamentos para facilitarem os trabalhos dos policiais na segurança pública dos oito municípios. Haverá dotação orçamentária com recursos diretos para as despesas.

Atualmente Caetité possui a 2ª Companhia com um efetivo de 60 policiais para atenderem os municípios de Caetité, Igaporã, Tanque Novo e Lagoa Real. A 2ª Companhia está vinculada ao 17º Batalhão da Policia Militar de Guanambi.



Silvano Silva – DRT-BA: 4393

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

A CERB vai implantar 145 Sistemas de Dessalinização no interior da Bahia

A Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia (CERB), vinculada à Secretaria de Meio Ambiente, vai implantar 145 Sistemas de Dessalinização, sendo 88 construções e 57 recuperações, incluindo serviço social, em municípios na abrangência dos núcleos regionais.

A CERB publicou edital de Aviso de Licitação – Concorrência Pública nº 140015 para contratar a empresa que irá executar os serviços. A empresa vencedora será conhecida no dia 8 de janeiro de 2015.

As obras serão realizadas nos municípios na abrangência dos núcleos regionais de Juazeiro, Feira de Santana, Senhor do Bonfim, Ribeira do Pombal, Irecê e Caetité.

O Capital social para os municípios do núcleo de Caetité é de R$ 290.000.00.

A CERB utiliza equipamentos de dessalinização quando há água salobra nos poços perfurados. O processo de dessalinização consiste em transformar a água salobra encontrada no poço em água potável.



Silvano Silva – DRT-BA: 4393

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

PASCOM promoveu encontro com comunicadores da diocese de Caetité

Foto: Católicos Caculeenses
A Pastoral da Comunicação (PASCOM) promoveu o segundo encontro do ano com comunicadores da diocese de Caetité no Centro de Treinamento de Líderes (CTL) nos dias 5, 6 e 7 de dezembro de 2014.

Foto: Católicos Caculeenses














A PASCOM promoveu o “1º Laboratório de Rádio – A arte de falar e ouvir” ministrado por Ronaldo Gonçalves da Silva, Assessor de Rádio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Ronaldo trabalhou na Rádio Vaticano em Roma e atualmente está na Rádio e TV Canção Nova.

Foto: Católicos Caculeenses














Cerca de 35 comunicadores de rádios ligadas às paróquias da diocese, inclusive da Rádio Educadora Santana de Caetité, participaram do Laboratório de Rádio com a utilização da teoria e a prática. O objetivo dos encontros é promover uma comunicação melhor tanto no ponto de vista da técnica como na forma de evangelizar.
 
A igreja tem uma participação importante na história da comunicação já que Jesus foi um comunicador por excelência. Na comunicação de rádio o Brasil faz parte da história por meio do padre Roberto Landell de Moura. Um gaúcho cientista que foi o pioneiro na transmissão de vozes e ruídos. O equipamento de rádio construído por ele foi patenteado no Brasil em 1901 e nos Estados Unidos em 1904.













Ao fim do encontro o Coordenador da PASCOM da diocese de Caetité, padre Paulo Henrique, informou que nos dias 19 e 20 de setembro 2015 será realizado o Mutirão de Comunicação (Muticom) nas zonais da diocese. Na oportunidade terá a experiência de pessoas de vários meios de comunicação como rádio, TV, web, jornais impressos, entre outros.
 
Foto: Católicos Caculeenses
















Nos dias 15 e 17 de agosto de 2014 no CTL de Caetité houve o primeiro encontro do ano ministrado pelo padre Clóvis Andrade, Assessor da Comunicação Episcopal para a Comunicação da CNBB e a irmã Élide Fogolari, Coordenadora Nacional da PASCOM. Na oportunidade o Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil, um documento da CNBB, serviu para as reflexões sobre os aspectos da comunicação inclusive as mídias digitais. O Diretório foi elaborado com a participação de pesquisadores, profissionais e agentes da Pastoral da Comunicação.

O padre Paulo Henrique pediu para que os comunicadores encaminhem as notíciais das paróquias para o site da diocese (diocesedecaetite.org.br). Ele informou ainda que em fevereiro de 2015 o jornal impresso A Caminho voltará a circular com notícias da diocese.














Silvano Silva – DRT-BA: 4393


Relógio