sábado, 13 de novembro de 2010

Uneb realizou aula inaugural da Universidade Aberta para a Terceira Idade em Caetité

Num momento muito alegre o Campus VI da Uneb em Caetité realizou aula inaugural da Universidade Aberta para a Terceira Idade (UATI) nessa sexta-feira (12).

Participaram da solenidade a diretora do Campus VI de Caetité, Sigrid Rochele, a Coordenadora estadual da UATI pela Uneb, Sônia Maria, a coordenadora da UATI do Campus de Caetité, Maria Auxiliadora (Mara), professores, alunos e pessoal de apoio da UATI/Uneb/Salvador.

A abertura foi feita com muito humor e descontração com a Trupe Dobradores de Arte de Caetité e o ator Deomídio Macêdo de Guanambi que interpretou o velhinho de 90 anos, Baltazar.

A Universidade Aberta para a Terceira Idade é um Programa de extensão da universidade voltado para pessoas de ambos os sexos, de qualquer nível de escolaridade com idade igual ou superior a 60 anos, porém em Caetité com 55 anos ou mais.

A Uati segue a linha das políticas governamentais voltadas para a questão do idoso e tem o compromisso de identificar as ações que viabilizam soluções para os problemas específicos da terceira idade.

Segundo a coordenadora estadual, Sônia Maria, daqui a 20 anos o Brasil terá a 6ª maior população de idoso da América Latina. A previsão é que em 2050 tenha menos jovens de até 15 anos do que adultos com mais de 60 anos.

O programa de extensão não tem as cobranças de notas como o curso de graduação.


Dos 24 campi da Uneb já tem UATI em 17 e faltam 7 a serem implantadas. A Uneb é a universidade com maior número de UATI implantadas da América.

Os alunos terão aulas, oficinas a idoso, seminários, encontros, palestras, bem como atividades artísticas culturais e de lazer.

As aulas serão no Campus VI da Uneb e na Casa Anísio Teixeira que também faz parte da parceria.

A aula inaugural terminou com dança e coquetel.



Silvano Silva
DRT-BA: 4393

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

MEC convoca o Colégio Tereza Borges de Caetité para apresentar projeto em São Paulo

A fim de colaborar na consolidação das políticas de fortalecimento do Ensino Médio, o Ministério da Educação propõe o Programa Ensino Médio Inovador como um apoio para promover inovações pedagógicas nas escolas públicas de modo a fomentar mudanças necessárias na organização curricular desta etapa educacional e o reconhecimento da singularidade dos sujeitos que atende. Trata-se, portanto, de direcionar políticas públicas por meio de um programa específico viabilizando inovações para o currículo do Ensino Médio.

O Colégio Estadual Tereza Borges de Cerqueira é uma das 24 escolas da Bahia indicada pela Secretaria Estadual de Educação que insere no Programa Ensino Médio Inovador apoiando-se na participação coletiva, com foco na leitura, na interdisciplinaridade, na contextualização dos conhecimentos, na busca e fortalecimento de parcerias. Além das aulas normais os alunos participam de oficinas de Pesquisa e Leitura, Teatro, História e Imagem, Língua Inglesa, Canto e Coral e Rádio Educativa.

Em agosto, o Colégio Estadual Tereza Borges de Cerqueira recebeu a visita dos coordenadores do Ensino Médio do Estado da Bahia para conhecer e avaliar o trabalho desenvolvido pela escola, onde toda comunidade escolar foi bastante elogiada pela equipe da SEC/BA e solicitou que a escola escrevesse o projeto para encaminhar para o MEC. O MEC gostou bastante do trabalho desenvolvido pela escola e convidou a direção, professores e alunos para apresentarem o Projeto em Bertioga-SP na semana de 08 a 11/11/2010. Vale destacar, que entre as 24 escolas da Bahia que ofertam o EMI somente duas foram selecionadas para a apresentação no evento em São Paulo e a equipe do Tereza Borges, com muito orgulho e felicidade pelo reconhecimento do trabalho desenvolvido se faz presente no evento mostrando um pouquinho da sua cidade e da educação ofertada pela escola.



Fonte: CETBC



Relógio