sábado, 27 de novembro de 2010

Sessão na Câmara deu esperança para a solução do problema de água em Caetité.

A Câmara de Vereadores de Caetité realizou Sessão Especial nessa segunda-feira (22.11) para tratar da situação de água do município. Houve a participação do prefeito de Caetité, José Barreira; do presidente da Câmara, Júlio César (Cecê); de Aldo Carvalho Andrade, representante institucional da presidência da Embasa; de Paulo Ledo, Gerente do Polo Regional da Embasa; do juiz de direito da vara crime; Dr. Ronaldo Alves; do promotor da Vara Cível, Dr. Jailson Trindade; do padre Osvaldino; do pastor Noedson; dos vereadores Álvaro, Julão, João do "Povo", Zacarias, Cláudio Borges, Eudes, José Lopes, além do presidente da Câmara.
O vereador Cecê iniciou os trabalhos justificando a necessidade da Sessão. O Secretário Municipal da Agricultura e Recursos Hídricos, Nilo Azevedo, falou da dificuldade de atender aos pedidos de água feitos pela população da zona rural e que as cisternas (caixas de água) da Articulação do Semiárido (ASA) e do governo do estado por meio da CAR são meios importantes para garantir água para beber, cozinhar e escovar os dentes no período seco do ano.

Os vereadores cobraram uma ação imediata da Embasa para solucionar a escassez de água em Caetité;

O representante institucional da presidência da Embasa, Aldo Carvalho, disse que dos 417 municípios da Bahia a Embasa atua em 358 sendo que destes 56 são autossustentáveis e 302 são deficitários no que diz respeito ao abastecimento de água. Aldo lembrou que o contrato de concessão da prefeitura de Caetité com a Embasa foi assinado no dia 02/06/1972 com o número 052, com vigência de 20 anos. O vencimento foi no dia 02/06/1992 e que, portanto, está há 18 anos vencido mas que, mesmo assim, a Embasa continuou atendo o município.

O padre Osvaldino Barbosa disse que para pensar na água é preciso pensar na vida como um todo.

O pastor Noedson lembrou que a água representa sobrevivência do ser humano.

O juiz Dr. Ronaldo enfatizou que Caetité é o centro das atenções com relação às mineradoras.

Dr. Jailson lembrou da precariedade da água em Caetité e Guanambi e a necessidade da Embasa solucionar o problema rapidamente.

Dr. Paulo Ledo começou lembrando que em 1919 iniciou o serviço de abastecimento de água de Caetité e que de 2006 até o momento 26 poços foram perfurados e que somente 15 tiveram aproveitamento. Já os investimentos feitos pela Embasa em Caetité foram com recursos próprios porque não poderia fazer com recurso da União porque a concessão está vencida. A Embasa atende 96% da população de Caetité. Dr. Paulo Ledo informou, ainda, que a adutora vai abastecer Caetité, Pajeu do Vento, Maniaçu, Juazeiro, Brejinho das Ametistas, depois Santa Luzia e seguirá para Ibitira no município de Rio do Antonio e terminará em Lagoa Real. A Embasa está esperando o início das obras da adutora do São Francisco para apresentar ao governo do estado o projeto de complementação que trará água de Guanambi para Caetité.
Aldo Andrade disse ao prefeito Zé Barreira que vai encaminhar modelo de uma minuta que deverá ser feita para um convênio de cooperação entre a prefeitura de Caetité e o governo do Estado para posteriormente fazer o Plano Municipal de Saneamento para conseguir recursos do governo federal para os projetos de abastecimento de água e esgotamento sanitário de Caetité. O projeto de esgotamento sanitário está em fase de conclusão.
Segundo Dr. Paulo a Embasa descobriu um aquífero no Periperi em Caetité que vai fornecer 70.000 litros de água por hora e vai amenizar o problema de escassez de água na cidade de Caetité a partir de agora.



Silvano Silva
DRT-BA 4363

Relógio