quinta-feira, 16 de abril de 2015

Diocese de Caetité despediu do Bispo emérito Dom Alberto



A Diocese de Caetité despediu do seu Bispo emérito Dom Antônio Alberto Guimarães Rezende na manhã desta quinta-feira (16).

Dom Alberto faleceu na última segunda-feira (13) em Uberaba, Minas Gerais, terra natal dele, vítima de Acidente Vascular Cerebral (AVC). No Triângulo Mineiro o corpo foi velado até o entardecer de terça-feira (14). Nessa quarta-feira (15) o corpo de Dom Alberto chegou a Caetité e foi velado na Catedral de Senhora Santana.

A missa de corpo presente, na manhã desta quinta-feira, reuniu familiares e padres de Minas Gerais, bem como autoridades, admiradores, padres e religiosas dos 35 municípios que compõem a Diocese de Caetité.
 











Após a missa o corpo foi conduzido pelos padres pela Av. Santana, Beco dos Milhões e retornou pela Rua Barão de Caetité chegando à Catedral onde foi sepultado, atendendo a um pedido do próprio Dom Alberto.

A missa de 7º dia será neste domingo (19), às 9 horas, na Catedral de Senhora Santana.

































 





















O repórter fotográfico da Pastoral da Comunicação da Diocese de Caetité, Fábio, registrou este dia inesquecível.


Silvano Silva – DRT-BA: 4393

quarta-feira, 15 de abril de 2015

O corpo de Dom Alberto chegou a Caetité para ser sepultado na Catedral

 
Corpo de Dom Alberto na Catedral de Caetité
Caetité recebeu de braços abertos o inesquecível Dom Antônio Alberto Guimarães Rezende.

Depois das despedidas dos conterrâneos em Uberaba, Minas Gerais, o corpo de Dom Alberto foi conduzido para Caetité para ser sepultado na Catedral de Senhora Santana, local escolhido pelo próprio Dom Alberto.

Na manhã desta quarta-feira (15) o corpo de Dom Alberto foi recepcionado no Alto do Brás, BR 030 no sentido Caetité/Guanambi. Um cortejo foi formado com a escolta da Polícia Militar e Agentes de Trânsito. Todos seguiram para a Catedral de Senhora Santana para o velório.

Centenas de pessoas participaram da celebração de uma missa às 15 horas e outra às 19 h 30 min.

Nesta quinta-feira (16) haverá missa de corpo presente às 9h e em seguida o corpo será conduzido pela Av. Santana, Beco dos Milhões, Rua Barão e Catedral onde será sepultado.


Silvano Silva – DRT-BA: 4393

terça-feira, 14 de abril de 2015

Morreu Dom Alberto bispo emérito de Caetité



Dom Alberto

O Bispo emérito de Caetité Dom Alberto faleceu em Uberaba, no estado de Minas Gerais, nessa segunda-feira dia 13 de abril de 2015. Dom Alberto foi acometido por um acidente vascular cerebral (AVC).
O velório está dividido com momento em Uberaba até esta terça-feira (14) e depois em Caetité nesta quarta-feira (15). O sepultamento será na manhã desta quinta-feira (16) na Catedral de Senhora Santana, local escolhido por ele.
Dom Antônio Alberto Guimarães Rezende nasceu no dia 3 de maio de 1926, na fazenda Santa Terezinha, no município de Uberaba-MG.
Nomeado Bispo de Caetité, no final de 1981, sagrado pelo Papa João Paulo II, no dia 6 de janeiro, em Roma. Foi Bispo da Diocese de Caetité até o dia 8 de fevereiro de 2003.
Dom Alberto foi o 7º Bispo da Diocese de Caetité. Foi sucedido pelo atual Bispo Dom Ricardo Brusati.
Como Bispo emérito Dom Alberto passou a residir com seus confrades Estigmatinos na Casa Paroquial do Santuário de Nossa Senhora da Abadia, de Uberaba. Estando em Caetité Dom Alberto ficava na casa dele no Bairro Ovídio Teixeira. Ao lado da casa ele construiu a Capela de Nossa Senhora da Abadia.
Na Bahia foi homenageado como pela Câmara Municipal de Caetité e duas vezes pela Assembleia Legislativa do Estado. A primeira vez recebeu Moção de Aplausos e a segunda recebeu o Título de Cidadão Baiano.
Em Minas Gerais foi homenageado pela Câmara Municipal com o Diploma de Honra ao Mérito em novembro de 2011.
Em Caetité foi membro fundado da Academia de Letras de Caetité (ACL). É autor de dois opúsculos: “Doutrina em versos para os agricultores do sertão” e “Saga dos Mineiros do Triângulo”. Em 2011 ele publicou um livro de sua autoria “Detalhes e Retalhos de uma Vida – Dom Antônio Alberto Guimarães Rezende, css”.
Dom Ricardo Brusati decretou três dias Luto Oficial na Diocese de Caetité e Zé Barreira, prefeito de Caetité, decretou sete dias de Luto Oficial e Ponto Facultativo nesta quinta-feira (16).

Silvano Silva – DRT-BA: 4393

Relógio