sexta-feira, 5 de abril de 2013

Caetité comemora 203 anos de emancipação





Caetité comemora, nesta sexta-feira (05), 203 anos que foi elevada a categoria de vila. Data considerada como a de emancipação política pela Câmara Municipal e sancionada pelo prefeito Zé Barreira por meio da Lei nº 681 de 14 de setembro de 2009.

A Câmara reparou um erro histórico em que considerava 12 de outubro 1867 como a data do aniversário da cidade, sendo que Vitória da Conquista desmembrou de Caetité, para ser cidade, em 1840. Ou seja, 27 anos antes de Caetité se tornar cidade.
 
Para a Câmara a data de 5 de abril de 1810 foi mais importante. Foi naquela época que os caetiteenses procuraram o vice-rei do Brasil, Fernando José de Portugal e Castro, para que Caetité fosse desmembrada de Rio de Contas e ficasse independente.
 
Este é o quarto ano que a comemoração ocorre nesta data.

Do território que pertencia a Caetité foram desmembrados 47 municípios. Entre eles Guanambi, Brumado, Itapetinga e Vitória da Conquista.

A educação, a cultura, a agropecuária diversificada, energia eólica e a mineração tem sido os destaques do município.

Entre os filhos de Caetité mais conhecidos estão Rodrigues Lima, primeiro governador eleito da Bahia, o educador Anísio Teixeira, o cantor e compositor Waldick Soriano, o ex-governador Paulo Souto e o comediante da Praça é Nossa do SBT, Buiú.

Para comemorar a data a prefeitura promove passeio ciclístico, exposição de fotos, vídeos, artesanatos e obras de arte de artistas caetiteenses, show musical com artistas locais e a Banda Minera Samba e a Taça Caetité de Futsal Infanto-Juvenil.
 



Silvano Silva - DRT-BA: 4393

Relógio