quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Nova coleta do Ingá detecta radioatividade em três pontos de Caetité

O Instituto de Gestão das Águas e Clima (INGÁ) e a Secretaria de Saúde do Estado notificaram, nesta quinta-feira (21), a Prefeitura Municipal de Caetité e as Indústrias Nucleares do Brasil (INB) a suspenderem imediatamente o consumo de água em três pontos onde foram detectadas a presença de radioatividade alfa e beta acima do permitido pelo Ministério da Saúde. Destes três, apenas um ponto é utilizado para abastecimento humano com radioatividade alfa acima do limite permitido.

Trata-se do poço da Prefeitura do povoado Barreiro, da zona rural de Caetité, que abastece cerca de 15 famílias desde 2007.
Os outros dois pontos onde foram detectadas a radioatividade estão localizadas dentro do pátio da INB e são utilizadas para fins industriais.
As coletas das amostras de água foram feitas no início de dezembro do ano passado.
A Prefeitura Municipal de Caetité foi notificada a suspender imediatamente o uso da água do poço do povoado Barreiro e a garantir o abastecimento alternativo de água para as famílias atingidas.


Silvano Silva
DRTBA: 4393

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Caetité está de luto com a morte de José Silveira Rocha (Tota)


Faleceu na tarde dessa terça-feira (19) em Salvador, José Silveira Rocha, conhecido carinhosamente por Tota.
Tota estava internado em Salvador onde faleceu aos 68 anos por insuficiência hepática.
Nascido em 12 de outubro de 1941 no povoado de Juazeiro no município de Caetité, Tota dedicou grande parte de sua vida à política. Exerceu dois mandatos como vereador e dois como vice-prefeito.
Tota deixa a mulher Florinda Batista Rocha (ex-vereadora de Caetité) e dois filhos: Marcelo e Liliane.
O prefeito de Caetité, José Barreira de Alencar Filho, decretou ponto facultativo nas repartições públicas do município nesta quarta-feira (20) e três dias de luto oficial.


Silvano Silva
DRT-BA: 4393

Relógio