sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Caetité é reconhecido pelo Unicef com o Selo Município Aprovado


O município de Caetité recebeu nessa quinta-feira (29), em Brasília, a confirmação da conquista do Selo Município Aprovado, edição 2009-2012.

O prêmio é dado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) que reconhece internacionalmente os avanços relacionados à melhoria da vida de crianças e adolescentes.

Os municípios que participaram do projeto tiveram que assinar um termo de adesão com o Unicef e garantir o funcionamento do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Ainda designar um funcionário para organizar os processos de capacitação para assegurar direitos da infância com três eixos. São eles: Gestão de Políticas Públicas, Impacto Social e Participação Social.

Os municípios premiados na Bahia foram: Banzaê, Barra da Estiva, Barrocas, Brejolândia, Caetité, Campo Formoso, Caturama, Iaçu, Ipupiara, Irará, Itiúba, João Dourado, Juazeiro, Lagoa Real, Licínio de Almeida, Livramento de Nossa Senhora, Marcionílio Souza, Morpará, Morro do Chapéu, Mortugaba, Muquém de São Francisco, Nova Fátima, Paramirim, Paulo Afonso, Pé de Serra, Pindobaçu, Pintadas, Presidente Dutra, São Domingos, Serra Dourada, Souto Soares, Uibaí e Valente.

Os principais indicadores que melhoraram os resultados foram redução da mortalidade infantil, da gravidez na adolescência e do percentual de crianças e adolescentes de 5 a 17 anos ocupados, bem como da ampliação dos domicílios com abastecimento de água para consumo humano, o número de crianças de até um ano com registro civil e a taxa de adolescentes matriculados no ensino médio.

A Bahia e outros 18 estados do Brasil renovaram o compromisso de implementar ações e estratégias pela garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes.



Silvano Silva – DRT-BA: 4393

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Bandidos sequetraram gerente do Banco do Brasil de Caetité

Na tarde dessa segunda-feira (26-11) o gerente da Agência do Banco do Brasil de Caetité, Geovane, foi sequestrado e levado para a localidade conhecida por Curva do Vento na rodovia Caetité/Igaporã.
 
Segundo informações de funcionários da agência os sequestradores colocaram bombas no corpo de Geovane e pediram R$ 1 milhão para liberar o gerente.
 
Uma equipe especializada antibomba foi chamada para socorrer o gerente.
 
Os funcionários não informaram se houve pagamento para liberar o gerente.
 
Silvano Silva – DRT-BA: 4393

Chuvas provocam estragos em Caetité

 
As fortes chuvas dos últimos dias estão causando transtornos para muitos moradores de Caetité. Porem o Senhor Juraci passou por uma situação de risco nessa segunda-feira (26-11).
Um barramento na saída de Caetité para o distrito de Maniaçu rompeu e água desceu para uma parte da cidade conhecida por Escola Agrícola e derrubou um muro e invadiu a casa do Senhor Juraci que mora há 13 anos numa área do leito de um riacho que passa no local onde está construindo o Parque Paulo Jackson. A água com lama estragou móveis e fez com os moradores tivesse que deixar o local sob risco de desabamento da casa.
Segundo Evilásio (conhecido por Vila), filho do Senhor Juraci, ele estava morando com a família nuns cômodos construídos no fundo da casa do pai durante o período em que ele está construído sua própria casa numa parte mais alta sem que ofereça risco.
“Vila” informou que já estão desocupando a casa e não vai mais morar no local já que nos meses em que não chove há infiltração de água o que já está comprometendo a estrutura da mesma.

Segundo Antônio, vizinho que prestou socorro, ainda há duas barragens que estão oferecendo perigo caso venha romper. Uma na localidade conhecida por Espinho e outra, mais próxima, na Flor da Índia. A prefeitura já está usando máquina para desviar o curso da água.


Silvano Silva – DRT-BA: 4393

domingo, 25 de novembro de 2012

A Diocese de Caetité comemora 25 anos da Pastoral da Criança



A Diocese de Caetité está comemorando 25 anos da Pastoral da Criança em 2012. A data escolhida para as homenagens (25/11/2012) foi a da realização da 5ª Assembleia Diocesana da Pastoral da Criança no Ginásio Poliesportivo Professor Francisco Hélio Negreiros em Caetité. O tema: “Pastoral da Criança difundindo saúde nas terras sagradas do sertão” trouxe outro ponto importante para reflexão: “Com a caridade em ação. A serviço da vida e da esperança”.
A celebração contou com a participação do Bispo diocesano, Dom Ricardo Brusati; da Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança, Irmã Vera Lúcia Altoé; da representante da coordenação estadual, Jurani Sales; da Coordenadora Diocesana, Eliana Fernandes, padres, irmãs, diácono e dezenas de líderes da Pastoral que atuam na Diocese de Caetité.

A Pastoral da Criança foi fundada 1987 na Diocese de Caetité. São 25 aos de trabalho dedicado a várias crianças, sobretudo de famílias carentes.

A Pastoral atende 13.630 crianças, todos os meses, na Diocese de Caetité. Segundo a Coordenadora Nacional, Vera Lúcia, no Brasil são atendidas cerca de 1milhão e 400 crianças todos os meses.

Em 2013 a Pastoral da Criança completará 30 anos que foi fundada no Brasil. A iniciativa de criação foi da pediatra e sanitarista Drª Zilda Arns Neumann que já coordenou a Pastoral. Drª Zilda Arns morreu aos 75 anos de idade, no dia 12 de janeiro de 2010, no Haiti, vítima de um terremoto que atingiu o país. A Drª Zilda iria participar da Assembleia da Conferência dos Religiosos do Haiti.

 

Silvano Silva – DRT-BA: 4393

Relógio