sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Primeira agroindústria de Caetité é inaugurada





A primeira agroindústria de Caetité é inaugurada neste sábado (11-12) no povoado de Santa Luzia. O empreendimento é para a produção de cachaça destilada e envelhecida, açúcar mascavo, rapadura e álcool combustível.
No processo de fabricação de cachaça a parte chamada de água fraca que até o momento era poluente dos riachos da região de Santa Luzia, agora será aproveitada para a produção de álcool combustível. A cada 100 litros de cachaça produzidos é possível produzir 14 litros de álcool combustível.


O empreendimento é de responsabilidade da Associação dos Produtores de Cana-de-açúcar e Derivados de Caetité (Aprocana).

Neste sábado às 4 horas da tarde - visitação da agroindústria com demonstração do processo de fabricação da cachaça, açúcar mascavo, rapadura e álcool combustível. Às 19 horas - solenidade de inauguração e às 20 horas - show musical.



















Silvano Silva
DRT-BA: 4393

Obras da Ferrovia Oeste-Leste são laçadas pelo presidente Lula em Ilhéus

O presidente Lula faz o lançamento das obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL) nesta sexta-feira (10-12) em Ilhéus.

A cerimônia terá a assinatura da ordem de início das obras do primeiro lote da Ferrovia que será entre Ilhéus e Caetité. Já foi dada a licença de instalação.
A obra é prioridade do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal.

O traçado da FIOL foi desenvolvido pela Valec Engenharia, Construções e Ferrovias e inspirado no projeto elaborado por Vasco Neto, nos anos 50. O engenheiro Vasco Neto morreu este ano aos 94 anos.

As obras devem começar em janeiro de 2011.

A ferrovia começa em Ilhéus passará por Caetité e seguirá para Barreiras, depois São Desidério e terminará em Figueirópolis (Tocantins) ligando à Ferrovia Norte-Sul.





Silvano Silva
DRT-BA: 4393



quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Caetité sedia semana sobre Anísio Teixeira

Babi Teixeira, filha do Educador Anísio Teixeira


Começa nesta quarta-feira (08-12) em Caetité a I Semana Interdepartamental de Ensino Pesquisa e Extensão em Rede e Além São Francisco com o tema “Anísio Teixeira: o fazer acadêmico em diálogo com outros saberes”. O evento reúne membros dos Departamentos da Uneb de Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Guanambi, Brumado e Caetité.

A Conferência de Abertura, no Auditório da Uneb, foi feita pela filha do educador Anísio Teixeira, Anna Teixeira (Babi Teixeira), com a participação da professora doutora Zilda Clarice da Universidade Federal do Rio de Janeiro que fez doutorado sobre Anísio.

No Cine Teatro Anísio Teixeira o professor João Augusto de Lima Rocha (Ufba) vai fazer o lançamento do Cordel – Anísio Teixeira Educador do Brasil - na próxima sexta-feira, às 16 horas.

O evento ocorre no ano em que Caetité comemora 200 anos de emancipação. O encerramento será nesta sexta-feira (10-12).






Silvano Silva
DRT-BA: 4393





terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Votação da Câmara Municipal de Caetité rejeitou as contas de 2008 do Ex-prefeito Ricardo Ladeia

A sessão ordinária da Câmara Municipal de Caetité, dessa segunda-feira (6), decidiu pela rejeição das contas da Prefeitura Municipal, relativas ao exercício financeiro de 2008, de responsabilidade do gestor Ricardo de Tadeu Ladeia.

A Corte do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) analisou as referidas contas e opinou pela rejeição das mesmas, após encontrar 12 irregularidades constadas no Parecer Prévio 061/2010. Entre as irregularidades estão a aplicação dos recursos do Fundeb na remuneração dos profissionais da educação que deveria ter o percentual mínimo de 60% e teve uma aplicação de 54%, descumprimento do artigo 42 da Lei de Responsabilidade Fiscal e descumprimento em procedimentos licitatórios.

O processo transcorreu de forma democrática. A votação foi aberta. Cada vereador manifestou publicamente o seu voto.

Votaram contra a decisão do TCM os vereadores Júlio Ladeia (Julão), Júlio Carvalho (Cecê), Eudes José dos Santos, Manoel da Palma (professor Neco) e José Lopes (Zé dos Tanques) e votaram favorável à decisão do TCM os vereadores Álvaro Montenegro (Nem de Dácio), João Chaves (João do Povo), Cláudio Borges e Zacarias Nogueira. O resultado foi de 5 x 4.
Conforme a Lei Orgânica de Caetité o Art. 16º - C - § 3º consta: “Somente por decisão de dois terços dos membros da Câmara Municipal deixará de prevalecer o parecer prévio emitido pelo Tribunal de Contas dos Municípios sobre as contas que o Prefeito prestar anualmente”. Assim sendo, para aprovar as contas precisava de no mínimo 6 votos (dois terços dos membros da Câmara).
Com a rejeição, o ex-prefeito Ricardo Ladeia ficará inelegível por 8 anos ficando fora das eleições municipais de 2012 e 2016. Só poderá participar das eleições municipais de 2020, porém cabe ao mesmo recorrer à justiça comum.
A Câmara vai enviar cópia do Decreto, rejeitando as contas, ao Tribunal de Contas dos Municípios e ao Ministério Público.







Silvano Silva
DRT-BA: 4393







domingo, 5 de dezembro de 2010

Câmara Municipal de Caetité vota as contas da Prefeitura rejeitadas em 2008


A Câmara Municipal de Caetité vota, nesta segunda-feira (6), as contas do exercício 2008 da Prefeitura Municipal rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) na gestão de Ricardo de Tadeu Ladeia.

As contas foram encaminhadas pelo ex-gestor para apreciação do TCM que após análise seguida de rejeição encaminhou as mesmas para julgamento da Câmara Municipal. No Legislativo Municipal foi criada uma comissão para dar parecer formada por três vereadores: presidente, Zacarias; relator, Manoel da Palma e membro Cláudio Borges.

As contas serão votadas na sessão ordinária desta segunda-feira. Para a aprovação o ex-prefeito Ricardo Ladeia precisa de 6 votos favoráveis dos 9 vereadores existentes. Como o ex-gestor tem 5 vereadores da sua bancada política, portanto precisa de pelo menos mais um voto da bancada do atual prefeito Zé Barreira.

Conforme o regimento interno da Câmara a votação será aberta, ou seja, os vereadores vão manifestar publicamente pela aprovação ou não das contas.

Em caso de manter a rejeição o ex-prefeito Ricardo Ladeia ficará inelegível por 8 anos. Ficando fora das eleições municipais de 2012 e 2016. Só poderá participar das eleições do município de 2020.

O então prefeito Ricardo Ladeia teve as contas de 2003 rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios, mas foram aprovadas pela Câmara Municipal.

O ex-prefeito Dácio Oliveira também teve as contas de 1990 rejeitadas pelo TCM, porém aprovadas posteriormente pela Câmara Municipal.

Entre as irregularidades que levou a Corte a rejeitar as contas da Prefeitura Municipal de Caetité de 2008 estão nos recursos do Fundeb que deveriam ter sido aplicados no mínimo 60% na remuneração dos profissionais do magistério da educação básica em efetivo exercício na rede pública municipal e foram aplicados 54%. Também houve descumprimento do artigo 42 da Lei de Responsabilidade Fiscal, descumprimento em procedimentos licitatórios entre outras irregularidades constantes no Parecer Prévio do TCM.

O TCM multou o ex-gestor no valor de R$ 1.000,00 e, atendendo à Legislação Eleitoral, encaminhou o nome do mesmo para o Tribunal Regional Eleitoral (TRE). De acordo com a Lei da Ficha Limpa, sancionada em julho deste ano pelo presidente Lula, o candidato que tiver conta rejeitada por uma Corte de conta (TCU, TCE e TCM) por dano insanável e incorrigível está inelegível por oito anos a contar da data da condenação.

Parecer do TCM sobre as Contas de 2008.

Quadro do TCM com a Prestação de Contas do Município de Caetité
Contas da Prefeitura e da Câmara de 1990 a 2009














Silvano Silva
DRT-BA: 4393

Relógio