sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Cinco datas comemorativas passam a fazer parte do calendário




Cinco novas datas comemorativas foram instituídas e passam a fazer parte do calendário no Brasil.

A presidente Dilma Rousseff sancionou cinco leis instituindo datas comemorativas. As leis foram publicadas no Diário Oficial da União em 09 de janeiro de 2015.

Novas datas comemorativas:

Dia Nacional do Humorista passa a ser comemorado no dia 12 de abril, em todo o território nacional.
Dia Nacional do Pedagogo, a ser comemorado no dia 20 de maio de cada ano.
Dia Nacional do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional, a ser anualmente celebrado no dia 13 de outubro.
Dia Nacional de Atenção à Dislexia, a ser comemorado no dia 16 de novembro de cada ano.
Dia da Conquista do Voto Feminino no Brasil, a ser comemorado, anualmente no dia 24 de fevereiro.

O Dia Nacional de Atenção à Dislexia será comemorado com eventos cultuais, sociais e educativos destinados a difundir informações sobre a doença, conscientizar a sociedade e mostrar a importância do diagnóstico e tratamento precoces.

As datas passam a valer deste este ano de 2015


Silvano Silva – DRT-BA: 4393


quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

CETEP em Caetité terá novo curso, matrículas e inauguração de laboratórios.

O Centro Territorial de Educação Profissional do Território Sertão Produtivo (CETEP) em Caetité anuncia novo curso técnico, matrículas para 2015, formatura de técnicos de cinco cursos e inauguração de laboratórios com possibilidade da participação do governador Rui Costa.

A diretora do CETEP, Rosany Kátia, informou que 2015 é um ano de avanço nas atividades da escola no Território de Identidade Sertão Produtivo.











As matrículas estão previstas para o início de fevereiro e o ano letivo está previsto para começar no dia 23 de fevereiro, porém aguarda aprovação das propostas enviadas para a Secretaria da Educação do Estado.

Em 2015 o CETEP oferece os seguintes cursos técnicos:

Técnico em Administração – Turnos: matutino e vespertino.
Técnico em Edificações – Turno: matutino.
Técnico em Análises Clínicas – Turno: vespertino.
Técnico em Secretariado (PROEJA) – Turno: noturno.
Técnico em Geologia (Novo curso): Turnos: matutino e vespertino.












O novo curso Técnico em Geologia está substituindo o curso de Técnico em Mineração. O profissional que irá formar no novo curso terá as seguintes possibilidades de atuação: empresas de mineração e de petróleo; empresas de equipamentos de mineração e de consultoria e centros de pesquisa em mineração.

O CETEP terá laboratórios devidamente equipados para atender a todos os cursos que estão sendo oferecidos. Há equipamentos sofisticados que vão possibilitar a prática aliada à teoria para um melhor ensino e aprendizagem.

Segundo a diretora, Rosany Kátia, a Secretaria de Educação do Estado tem mantido contatos, recentes, com o CETEP e o que está dando a entender é de que os laboratórios deverão ser inaugurados ainda no primeiro semestre de 2015 com possibilidade da presença do novo governador da Bahia Rui Costa.















Mais de 170 Técnicos em Vendas, Administração, Enfermagem, Mineração e Agroecologia estão concluindo os respectivos cursos com data de colação de grau marcada para o dia 6 de fevereiro no Auditório da Rádio Educadora. São profissionais de diversos municípios da região de Caetité.



Silvano Silva – DRT-BA: 4393

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Ministério de Minas e Energia libera unidades geradoras de energia eólica nos municípios de Caetité e Guanambi

Foto: educacao.cc
O Ministério de Minas e Energia, por meio da Superintendência de Fiscalização dos Serviços de Geração, liberou unidades geradoras eólicas nos municípios de Caetité e Guanambi.

O Superintendente de Despachos do Ministério de Minas e Energia, Alessandro Cantarino, liberou as seguintes unidades geradoras:

Caetité:

Centrais Eólicas Maron S.A. Usina: EOL Maron com 18 unidades geradoras, totalizando 30.240 kilowatts (kW).

Centrais Eólicas Pilões S.A. Usina: EOL Pilões com 18 unidades geradoras, totalizando 30.240 kW.

Centrais Eólicas Dourados S.A. Usina: EOL Dourados com 17 unidades geradoras, totalizando 28.560 kW.

Guanambi:

Centrais Eólicas Ametista S.A. Usina: EOL Ametista com 17 unidades geradoras, totalizando 28.560 kW.

Nos dois municípios são 70 unidades geradoras com um total de 117.600 kW equivalente a 117,6 magawatts (MW), energia suficiente para abastecer 216 mil residências.  

As unidades geradoras de Caetité e Guanambi estão liberadas para início de operação em teste a partir de 6 de janeiro de 2015.



Silvano Silva – DRT-BA: 4393

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Medida provisória abre crédito extraordinário para ampliação da unidade da INB em Caetité e construção da FIOL



O Governo Federal publicou no Diário Oficial da União desta segunda-feira (05/01) Medida Provisória que abre crédito extraordinário em favor dos órgãos e empresas estatais.

No Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação beneficia as Indústrias Nucleares do Brasil (INB) com a ampliação da Unidade de Concentrado de Urânio no município de Caetité e ampliação do Parque Industrial de Resende no Rio de Janeiro. Ainda a implantação da Usina de Enriquecimento de Urânio com Unidade Tecnológica de Separação Isotópica na região Sudeste, implantação da Usina de Conversão de Urânio Nacional e da Fábrica de Tubos de Ligas Especiais Extrudados em Resende no Rio de Janeiro. 

No Ministério dos Transportes mais recursos destinados à VALEC – Engenharia, Construções e Ferrovias para a construção da Ferrovia de Integração Oeste-Lese (FIOL) entre Ilhéus e Caetité e entre Caetité e Barreiras, além de mais recursos para outras ferrovias do Brasil.

A Medida Provisória foi assinada pela presidente Dilma Rousseff e pelo Ministro do Planejamento Nelson Barbosa.


Silvano Silva – DRT-BA: 4393

Relógio