domingo, 15 de novembro de 2009

Gincana escolar em Caetité valoriza cultura afro


O Grupo Escolar Senador Ovídio Teixeira em Caetité realizou a I Gincana Cultural e Esportiva com o tema: “Quizomba: um novo olhar sobe a África” promovendo um espaço cultural para trabalhar expressões da arte e cultura negra.
A África é vista como um lugar de famintos, famílias miseráveis, povos doentes e em guerra, nunca relacionada com produção intelectual nem com tecnologia.
No Brasil 45% da população sofre preconceito de pessoas que têm a idéia destorcida a ponto de desqualificar a cultura negra.
A pouca atenção dada à cultura africana reflete na sala de aula.
Em 2003 entrou em vigor a Lei 10.639 que inclui o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira nas escolas do país. Baseado nessa Lei o Ovídio Teixeira desenvolveu um projeto pedagógico valorizando essa cultura. Foram muitos dias de preparação. Dez equipes dos três turnos participaram de três dias da culminância no Ginásio Poliesportivo e Praça Rodrigues Lima.
As equipes participaram do desfile de abertura, do concurso: Beleza Afro, das provas esportivas e recreativas e das provas culturais com ênfase no tema ligado à Consciência Negra.
No concurso: Beleza Afro os vencedores foram os estudantes Igor Vilas Boas e Marleide Duarte. Nas provas entre as equipes foram consideradas vencedoras as que obtiveram melhor desempenho por turno. Assim sendo, as vencedoras foram Black Power no matutino, Afro Beleza no vespertino e Calipso Gã no noturno.
O prefeito Zé Barreira, a vice-prefeita Drª Fátima, a Secretária da Educação Rosemária Joazeiro e muitos outros das áreas da educação e cultura de Caetité também participaram do evento, inclusive como jurados.
A diretora do Ovídio Teixeira, Ceane Nelbe, juntamente com as vices, Santa Martins e Paula Andréia, contaram com o apoio dos professores e servidores da escola e principalmente dos professores coordenadores: Kyara Kelly, Leidinalva Silva e Nyron Fernandes.



Silvano Silva
DRT-BA: 4393

Um comentário:

João ...s2 disse...

...

Relógio