Vista parcial da cidade antiga |
Caetité completa, em 5 de abril de 2011, 201 anos que foi elevada a categoria de vila. Data considerada como a de emancipação política pela Câmara Municipal e sancionada pelo prefeito Zé Barreira por meio da Lei nº 681 de 14 de setembro de 2009.
A Câmara reparou um erro histórico em que considerava 12 de outubro 1867 como a data da emancipação de Caetité, sendo que Vitória da Conquista desmembrou de Caetité, para ser cidade, em 1840. Ou seja, 27 anos antes de Caetité se tornar cidade.
Para a Câmara a data de 5 de abril de 1810 foi mais importante. Foi naquela época que os caetiteenses procuraram o vice-rei do Brasil, Fernando José de Portugal e Castro, para que Caetité fosse desmembrada de Rio de Contas e ficasse independente.
Este é o segundo ano que a comemoração ocorre nesta data.
Do território que pertencia a Caetité foram desmembrados 47 municípios. Entre eles Guanambi, Brumado, Itapetinga e Vitória da Conquista.
A educação, a cultura, a agricultura diversificada, mineração e energia eólica têm sido os destaques do município.
Entre os filhos de Caetité mais conhecidos estão Rodrigues Lima, primeiro governador eleito com o voto direto da Bahia, o educador Anísio Teixeira, o cantor e compositor Waldick Soriano, o ex-governador Paulo Souto e o comediante da Praça é Nossa do SBT, Buiú.
Desfile na Rua Barão de Caetité |
Casa Anísio Teixeira |
Silvano Silva - DRT-BA: 4393
Nenhum comentário:
Postar um comentário