O dia 12 de julho é feriado municipal em Caetité em homenagem ao nascimento do filho ilustre Anísio Spínola Teixeira.
Anísio Teixeira nasceu no dia 12 de julho de 1900 em Caetité. Anísio foi intelectual, educador e escritor. Foi um dos mais destacados do movimento da Escola Nova no início da década de 1930 com o Manifesto dos Pioneiros da Escola Nova que defendia o ensino público, gratuito e obrigatório.
Anísio foi inspetor-geral do ensino na Bahia, equivalente a secretário de educação, conselheiro da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), diretor de Instrução Pública do Rio de Janeiro e atuou à frente do Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos que hoje leva seu nome como Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A educação impediu que Anísio Teixeira pudesse ser padre, político e advogado na Bahia e explorador e exportador de minério no Amapá.
A casa onde o educador nasceu em Caetité é um local de visitação, com biblioteca pública, auditório com cinema e teatro. Como parte das atividades da Casa Anísio Teixeira há um veículo adaptado que funciona como biblioteca móvel circulando nas escolas da zona rural do município de Caetité levando o incentivo à leitura.
Silvano Silva
DRT-BA: 4393
Nenhum comentário:
Postar um comentário