segunda-feira, 18 de abril de 2011

Bahiagás vai fornecer gás natural a municípios do estado que estão na linha da Ferrovia Oeste-Leste




A política de descentralização do desenvolvimento econômico do estado, adotada pelo governo, tem a participação da Companhia de Gás da Bahia (Bahigás) com a interiorização do gás natural. Depois de Salvador e região metropolitana, o gás natural já chegou aos municípios de Itabuna, Ilhéus, Eunápolis e Mucuri e depois seguirá a linha da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL) beneficiando as regiões Sudoeste e Oeste do estado.

A Bahia está no centro nacional em relação ao gás natural, combustível estratégico no mundo que, tal como se encontra na natureza, não passa por transformação para ser utilizado. O gás natural corresponde a 20% da energia que o mundo consome, na Bahia corresponde a 15 %. A Bahia exporta gás natural, combustível que vem ganhado muito espaço na matriz energética do Brasil.

Até a construção de um gasoduto, inicialmente, a Bahiagás está negociando com empresas de Vitória da Conquista e a Magnesita para transportar, o gás comprimido em cilindros de uma estação próxima de Itabuna, por meio de carretas até uma estação de cada cidade beneficiada para que o produto seja fornecido ao consumidor, por meio de rede, semelhante ao serviço de fornecimento de água. O usuário pagará pela quantidade de gás usada.

Segundo Davidson Magalhães, diretor presidente da Bahiagás, com a descoberta do pré-sal o Brasil terá gás natural em grande quantidade.

No mês de maio e início de junho, a Bahiagás vai realizar reuniões em cada município que terá gás natural, com setor produtivo, prefeito, vereadores e imprensa para que possam conhecer melhor o produto e sondar o mercado de gás natural.

Já foram feitas reuniões em Teixeira de Freitas, Santo Antônio de Jesus, Itabuna, Ilhéus e as próximas serão em Feira de Santana, Porto Seguro, Vitória da Conquista, Brumado, Caetité, Guanambi, entre outras.

O fornecimento de gás natural à região Sudoeste, por meio de carretas, chegará até 2012. Posteriormente será construído o gasoduto, ou seja, uma tubulação para distribuição do gás da estação próxima de Itabuna até as cidades atendidas.

Notícia relacionada:


Bahiagás planeja fornecimento de gás natural à cidade de Caetité por gasoduto virtual



Silvano Silva – DRT-BA: 4393

Um comentário:

Anônimo disse...

Pelegrino quer Universidade Federal da Serra Geral
Fonte: ASCOM/Dep. Nelson Pelegrino
Tramita nas comissões da Câmara Federal, já com a aprovação do relator Pepe Vargas (PT-RS), nesta terça (29), a indicação ao governo Dilma feita pelo deputado Nelson Pelegrino para a criação da Universidade Federal da Serra Geral da Bahia, destinada a atender uma região em rápido processo de desenvolvimento, por conta da mineração e da agricultura, e que ainda não dispõe de cursos de nível superior oferecidos pelo Ministério da Educação.Ao justificar a proposta, Pelegrino salientou a importância de expandir a oferta de educação superior pública e gratuita na Bahia, acrescentando que a opção pela Serra Geral, que inclui os municípios de Guanambi, Caetité e Brumado, entre outros, além do polo algodoeiro do Vale do Iuiu, levou em consideração que a região, além de densamente povoada, é detentora da segunda maior reserva de urânio do País.

Relógio