domingo, 19 de junho de 2011

Renova Energia por meio da Zanettini Arqueologia identificou sítio arqueológico próximo de Caetité

A Renova Energia contratou a empresa Zanettini Arqueologia para fazer prospecções e resgate arqueológicos na área de influência dos parques eólicos nos municípios de Caetité, Guanambi e Igaporã.

Um sítio arqueológico identificado recentemente em Caetité, cerca de 15 km da cidade, poderá ser um local de visitação da região. O sítio fica no Morro do Jacaré próximo da comunidade de Lagoa de Félix Pereira.

Sítio arqueológico é o local onde são encontrados vestígios utilizados, descartados e produzidos pelos homens e mulheres do passado.

O sítio do Morro do Jacaré é num abrigo sob rocha com pinturas rupestres (representações antigas na superfície de rochas) com pigmento vermelho.

Pessoas do município de Caetité que participaram das oficinas “Construção da imagem turística” e “Identidade e Patrimônio” visitaram o sítio nesse sábado (18-06).  As oficinas foram realizadas pela Zanettini Arqueologia em parceria com a Gerência de Cultura do município de Caetité. A visita foi orientada por Louise, Gustavo e Juliana da Zanettini Arqueologia, acompanhados de Clériston da Renova Energia. Integraram à equipe de visitação a Secretária Municipal da Educação de Caetité, Rosemária Joazeiro, membros do Conselho Municipal de Cultura de Caetité, professores das redes municipal e estadual de ensino, estudantes da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e representante da Associação para o Desenvolvimento da Cultura Regional de Caetité (Adeculca).

A equipe da Zanettini Arqueologia, no local, explicou sobre a importância da visita e deu as orientações a respeito dos cuidados para preservação do meio ambiente e evitar acidentes durante o que pode ser chamado de turismo. Para um melhor aproveitamento foram divididos em grupos de cinco pessoas para observarem o sítio.

O sítio arqueológico Morro do Jacaré pode não ter sido moradia de nativos, mas local de descanso numa área de caça. Os desenhos rupestres servem de fonte de pesquisas e estudos, entre outros, sobre os primeiros habitantes da região.
O sítio está em meio a uma pedreira ilegal onde estão sendo extraídas placas de arenito.



















Silvano Silva – DRT-BA: 4393

Um comentário:

Anônimo disse...

o que vai acontecer de bom para os moradores da região?

Relógio