sexta-feira, 25 de abril de 2014

A Rádio Educadora promoveu debate sobre Segurança Pública em Caetité






A Rádio Educadora Santana de Caetité promoveu debate, nesta sexta-feira (25-04), para discutir a Segurança Pública em Caetité.
A cidade vive momentos de inquietação com as ocorrências de roubos e mortes nos últimos anos. Pensando nisso a Rádio Educadora convidou pessoas que pudessem discutir o assunto publicamente.
O prefeito do município de Caetité, Zé Barreira, participou esclarecendo que a segurança da população é de competência do Estado, mas o poder executivo vem colaborando com as polícias Militar e Civil para melhorar os serviços prestados, pelas mesmas, na cidade e zona rural. O prefeito lembrou das reformas feitas nos espaços físicos das duas policias na cidade. Na Cadeia melhoria das condições das celas para que os presos possam ser mantidos em Caetité e melhoria da parte administrativa. Na 2ª Companhia da Polícia Militar em Caetité, vinculada ao 17º Batalhão de
Guanambi, está em fase de restruturação, inclusive criando espaço para a Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe-Sudoeste), antiga CAESG, e também conhecida como “Polícia da Caatinga”. O prefeito informou que nos próximos dias vai disponibilizar uma área de terra à Secretaria de Segurança Pública da Bahia para a construção de um Complexo Policial em Caetité.
Zé Barreira disse que em breve vai solicitar do Secretário de Segurança Pública da Bahia, Maurício Barbosa, aumento do efetivo da Polícia Militar em Caetité.
O Subtenente, Alex Castro, da 2ª Companhia da Polícia Militar de Caetité disse que a Organização das Nações Unidas (ONU) recomenda 1 policial militar para cada 500 habitantes. Assim sendo, Caetité tem uma carência em torno de 50% do efetivo policial.  Alex Castro informou que a PM vem desenvolvendo ações, até mesmo fora da sua atribuição, como é o caso de serviço de investigação que é de competência da Polícia Civil.
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Avandir Silveira, informou que em breve a população de Caetité terá o serviço de vídeo-monitoramento que consiste em instalação de câmeras de vídeo de alta resolução em pontos estratégicos da cidade de Caetité. O sistema é em parceria com a Polícia Militar que terá melhores condições de identificar pessoas que estejam praticando algum crime na área de alcance das câmeras.
As entradas e saídas da cidade serão monitoradas com câmeras para identificar quem entra e sai da cidade.
O advogado, Éder David, disse que não podemos atribuir os problemas da segurança pública à forma como as leis se encontram em nosso país, mas da necessidade de empenho de todos para superar tais problemas.  Dr. Éder lamentou que atualmente Caetité tem poucos agentes da Polícia Civil e a vacância de dois Promotores Públicos.
O vereador vice-líder da bancada da situação na Câmara Municipal de Caetité, Mário Rebouças, informou que a líder da bancada da situação, Jaquele Fraga “Drª Keli”, na oportunidade se encontrava a serviço em Salvador, inclusive para agendar uma audiência com o Secretário de Segurança do Estado da Bahia, Maurício Barbosa, onde deverão estar presentes todos os vereadores de Caetité para tratar de segurança pública do município. Mário Rebouças acrescentou que a Câmara continua empenhada pela segurança da população de Caetité.
O vereador líder da bancada da oposição na Câmara Municipal de Caetité, Júlio César Teixeira Ladeia “Julão”, lembrou que desde 2011, na presidência de do então vereador Eudes José dos Santos, que a Câmara vem promovendo meios para discutir o assunto da segurança pública no município de Caetité.
Em 18 de novembro de 2011 a Casa Legislativa de Caetité
realizou uma Sessão Especial para tratar da Cadeia e da Segurança Pública de Caetité. Em 29 de maio de 2013 a Câmara promoveu uma Audiência Pública pata tratar da Segurança Pública no Município de Caetité. Julão disse que agora a população quer ações que surtam efeito.
O representante da paróquia Senhora Santana, padre João Silva de Sá Teles, enfatizou a importância da família na
formação da pessoa. Ele disse que nós não nascemos marginais, tornamos marginais de acordo com o meio em que vivemos. O padre João lembrou o grande filósofo Sócrates que disse: dê-me uma criança até os 6 anos e farei dela o que quiser.
Além das perguntas feitas pelos repórteres Marivaldo Junqueira e Silvano Silva, houve a
participação do Locutor Pedro Silva e do repórter Magal Santos que colocou pessoas da sociedade para fazerem perguntas aos participantes do debate.
Comerciantes de Caetité fecharam as portas e fizeram manifestações na manhã desta sexta-feira (25-04) em prol de mais segurança já que muitos comércios têm sido alvo de roubos até mesmo durante o dia. Os manifestantes, com a participação de mototaxistas, percorreram o centro comercial de Caetité, pararam na prefeitura e terminaram na Rádio Educadora, inclusive participando do debate com perguntas.
O debate foi, também, transmitido pelas rádios de Caetité: Star FM, Cidade FM e Gospel FM. Estavam presentes os sites Caetité Notícias, Caetfest e Sudoeste da Bahia, bem como o Jornal Vitrine de Guanambi.


Silvano Silva – DRT-BA: 4393

Nenhum comentário:

Relógio