sexta-feira, 11 de abril de 2014

Pesquisador da Fiocruz apresenta relatório preliminar sobre casos de câncer no entorno da mina de urânio em Caetité


O pesquisador da Fiocruz, Marcelo Firpo, apresentou dados do relatório preliminar da pesquisa participativa de base comunitária sobre problemas de saúde no entorno da mina de urânio em Caetité, sudoeste da Bahia.

O anúncio ocorreu no Debate Público, sexta-feira (11-04), no Auditório do Campus VI da Uneb em Caetité. O evento foi promovido pela Comissão Paroquial de Meio Ambiente de Caetité com o tema: Mineração de Urânio em Caetité: Riscos, Saúde e Ambiente.

Marcelo Firpo é pesquisador titular do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana da Fiocruz.

Atualmente a pesquisa consta de dois grupos de dados em parceria com a Comissão de Pesquisa e Informação Independente sobre Radioatividade (Criirad), que mantem um laboratório de análise sobre contaminação radioativa, com qualificação técnica certificada pelo Ministério da Saúde da França.

A pesquisa consta, também, de dados do sistema de informação dos cânceres do Instituto Nacional de Câncer (INCA).


O relatório preliminar aponta 21 casos de câncer confirmados e 114 suspeitos. Todos eles e outros mais potencialmente associados às diferentes rotas de exposição, conforme os riscos e os perigos de trabalhos relacionados com mineração de urânio.

Marcelo Firpo disse que espera que o INCA se mobilize a partir dos dados desse estudo e das demandas do município de Caetité, do SUS local e do SUS estadual para que estudos sejam feitos nas áreas em que supostamente já estão acontecendo incidência extremamente estranhas. Dos 21 casos confirmados 8 são de leucemia com jovens e crianças menores de 17 anos em comunidades expostas onde há indício forte de que essas comunidades têm um acréscimo associado ao efeito da radiação, sendo preciso acelerar    e intensificar ações nessas comunidades.

Até o fim de julho de 2014 deverá sair o relatório definitivo.

Além de Marcelo Firpo da Fiocruz participaram do Debate Público o físico nuclear da França, Bruno Chareyron – diretor de pesquisa da Criirad; Zoraide Vilasboas – Associação Movimento Paulo Jackson – Ética, Justiça, Cidadania; Renan Finamore – doutorando da Fiocruz que está auxiliando Marcelo Firpo nas pesquisas em Caetité; Gilmar Santos –
Comissão Paroquial de Meio Ambiente de Caetité; Lucas Mendonça - Sindicato de Mineradores; professores e estudantes da Uneb e do Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão Produtivo (Cetep) e representantes dos poderes executivo e legislativo e do Ministério Público.



Silvano Silva – DRT-BA: 4393

Nenhum comentário:

Relógio