terça-feira, 20 de maio de 2014

Município de Caetité chega a quase 2 mil cisternas por meio de parcerias



Foto Google


O município de Caetité está com quase 2 mil cisternas por meio de parcerias com a Codevasf e a Iberdrola, multinacional espanhola.

Um balanço feito pelo Comitê Gestor Municipal do Programa Água para Todos mostra que 1918 famílias do município de Caetité foram beneficiadas com as cisternas do Projeto Codevasf e Projeto da parceria com a Iberdrola na convivência com a seca.

As cisternas, conhecidas por caixa d’água, são abastecidas pela água da chuva tendo o telhado da casa como área de captação.

No período de 2011 e 2013 o Comitê Gestor cadastrou 2.209 famílias do município no projeto das cisternas.

A primeira etapa foi concluída com 1060 cisternas instaladas em 2012 e 2013.

A segunda etapa beneficiou 728 famílias e já iniciou mais uma etapa do Programa Água para Todos com uma previsão de 500 cisternas para o ano de 2014.

O projeto da Codevasf é com as cisternas de polietileno e com a Iberdrola são cisternas de placas de cimento.
Foto Google
O Comitê Gestor Municipal, formado por representantes de vários segmentos da sociedade, visa universalizar a instalação de cisternas de polietileno para as famílias que moram na zona rural de Caetité e que se enquadram nos critérios do Programa:


  •   Morar na zona rural;
  •  Estar inscrito no cadastro único com o cadastro ativo e atualizado;
  •  Não ter sido atendido por outro programa que tenha a mesma finalidade;
  •  Aposentado rural;
  • Renda per capita (por pessoa) igual ou inferior a R$ 140,00.


O município de Caetité está recebendo 360 cisternas de polietileno que irão beneficiar algumas famílias que foram orientadas sobre como lidar com as cisternas, porém as mesmas ainda não tinham sido instaladas.

As cisternas de polietileno e de placas têm capacidade para 16 mil litros de água. O volume de água armazenado é suficiente para que uma família de cinco pessoas possa utilizar para beber, cozinhar e escovar os dentes nos messes de estiagem.

Silvano Silva – DRT-BA: 4393

Nenhum comentário:

Relógio