quinta-feira, 27 de março de 2014

Encontro discute analfabetismo em Caetité

A Direc 24 promoveu encontro para tratar do programa TOPA - Todos pela Alfabetização no município de Caetité.

O TOPA começou em 2007 na Bahia e está vinculado ao Programa Brasil Alfabetizado, realizado pelo MEC desde 2003. O programa visa reduzir o índice de analfabeto no Estado.

Aderiram ao TOPA em Caetité o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caetité, Sindicato dos Pequenos Produtores de Caetité (SINPEP) e Secretaria Municipal de Educação.

A meta em Caetité é matricular 500 alunos em 2014. 


A Diretora Regional de Educação da Direc 24, Anaide Fernandes, e o Supervisor do TOPA, Nilson Ladeia, reuniram representantes de vários segmentos da sociedade caetiteense para discutirem o programa no município de Caetité que segundo dados do IBGE tem 30% de analfabetos. Anaide informou que é um número alto, porém não entende porque tem tido dificuldade para formar turmas. O questionamento no encontro foi sobre onde estão tantos analfabetos que não aparecem.


O encontro também teve a participação de Iamara Junqueira da Secretaria Municipal de Educação, Ana Rebouças coordenadora do Cras, Zélia Malheiro da Uneb, Paulo Sérgio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caetité, Rosimeire Brito do Sindicato dos Pequenos Produtores de Caetité, Vanessa Junqueira coordenadora do Prai, Idália Ramos do Prai, Sebastião Agnaldo da Direc 24, Rosival de Almeida da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Carolina Magalhães da Secretaria de Saúde e Célia Gotardo da 24ª Dires.   

Os alunos alfabetizados são incentivados a continuarem os estudos na Educação de Jovens e Adultos (EJA) que é oferecida na sede e interior do município.




Silvano Silva – DRT-BA: 4393

Nenhum comentário:

Relógio