quarta-feira, 27 de maio de 2015

Papa Francisco transferiu Bispo dom Ricardo da Diocese de Caetité



Dom Ricardo Brusati (Foto: Padre Eutrópio)
O Papa Francisco transferiu o bispo da diocese de Caetité, Dom Ricardo Brusati, para a diocese de Janaúba no estado de Minas Gerais. 

Dom Ricardo anunciou oficialmente na manhã desta quarta-feira (27) a transferência dele, inicialmente aos padres na celebração de uma missa na capela do Centro de Treinamento de Líderes (CTL) e logo depois por meio da Rádio Educadora Santana de Caetité.

O bispo dom Ricardo disse que foi informado da transferência no encontro da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Dom Ricardo disse que pediu para ficar até a realização da festa de Senhora Santana padroeira de Caetité e da diocese. 

A Nunciatura Apostólica comunicou a Dom Ricardo que o Santo Padre Francisco o transferiu e nomeou-o bispo da diocese de Janaúba-MG.

Aos 70 anos Dom Ricardo fica como Administrador Apostólico até a saída definitiva no fim de julho de 2015.

Depois da saída de Dom Ricardo o Conselho de Padres da diocese de Caetité reunirá e escolherá um padre para ficar com Administrador Apostólico até que o Papa Francisco nomeie outro bispo.

Ricardo Guerrino Brusati nasceu no dia 11 de abril de 1945, em Bellinzago Novarese, Província de Novara, Itália. 

Foi ordenado sacerdote aos 23 de junho de 1973. 

Chegou ao Brasil em dezembro de 1982 para atuar na diocese de Paulo Afonso na Bahia de onde saiu como pároco da paróquia Senhor do Bonfim, em Macururé, para ser bispo da diocese de Caetité. 

No dia 4 de novembro de 2002 a Nunciatura Apostólica comunicou a Dom Antônio Alberto Guimarães Rezende, então bispo da diocese de Caetité, de que o Santo Padre João Paulo II, acolhendo o pedido de renúncia apresentado por Dom Alberto, nomeou o bispo da diocese de Caetité, o então padre Ricardo Bruasati.

A Ordenação Episcopal foi em Caetité no dia 8 de fevereiro de 2003.

Dom Ricardo Brusati foi o 8º Bispo da Diocese de Caetité.
                                                                    

Silvano Silva – DRT-BA: 4393

Nenhum comentário:

Relógio