quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Prefeito Nilo Coelho e BML em Guanambi

O prefeito de Guanambi, Nilo Coelho, mais uma vez demonstra o interesse de oferecer suporte para a mineradora Bahia Mineração Ltda (BML) que vai explorar o minério de ferro na região de Caetité.
Em entrevista à Neide Lu, apresentadora do programa Fala Você da Rádio Educativa 106 FM de Guanambi nessa terça-feira (30), o prefeito Nilo Coelho disse da negociação que vem mantendo com a direção da BML para que haja uma parceria com a prefeitura de Guanambi. O prefeito Nilo justifica que o local onde a mina será instalada, embora no município de Caetité, fica mais próximo de Guanambi e que a prefeitura poderá oferecer suporte para o empreendimento com cursos de capacitação, área e apoio para facilitar o processo de ação da mineradora.
No dia 10 de dezembro o prefeito de Guanambi recebeu, na residência dele, membros da direção da BML para tratar do assunto. Além de Nilo estavam o presidente da Bahia Mineração, Jerry Gorman; do vice-presidente, Cloves Torres; da diretora administrativa, Raquel Lavor; do diretor financeiro, Ridon e do setor de comunicação, Amando Santos.
Em entrevista à reportagem da Rádio Educadora nessa terça-feira (30) o prefeito Nilo disse que não tem interesse de prejudicar o município de Caetité neste assunto referente à BML.
Clique aqui para ouvir a entrevista do prefeito Nilo Coelho à Rádio Educativa 106 FM de Guanambi.

Silvano Silva
DRB-BA: 4393

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Manifesto sobre os Impactos das Indústrias Mineradoras em Caetité e Região

Nós, Movimentos Sociais, Igrejas, ONGs, Pastorais, Sindicatos e Associações, representantes dos municípios de Itabuna, Vitória da Conquista, Bom Jesus da Serra, Brumado, Rio do Antônio, Lagoa Real, Licínio de Almeida, Riacho de Santana, Botuporã, Caetité, Guanambi, Pindaí e Iuiu, reunidos nos dias 15 e 16 de dezembro de 2008, no Centro Educacional Promocional (CEP), na cidade de Caetité (BA), no Seminário sobre os Impactos das Mineradoras, com base nas informações e discussões realizadas, queremos alertar a população sobre o processo intenso de degradação do meio ambiente e os impactos sociais provocados pela exploração mineral na nossa região: urânio em Caetité e Lagoa Real; magnesita em Brumado; ametista em Brejinho das Ametistas (Caetité) e Licínio de Almeida; mármore em Botuporã, Guanambi, Itarantim e Camacã. Persistem ainda, as seqüelas deixadas pela exploração do amianto em Bom Jesus da Serra e do chumbo em Boquira e Santo Amaro. Estas empresas chegam à Região trazendo promessas de riquezas com a geração de empregos para os municípios. Porém, diversos exemplos de empreendimentos do setor em todo o estado comprovam que estes postos de trabalho ocorrem apenas no período de implantação das empresas, sendo posteriormente reduzidos para um número muito pequeno que exigem mão de obra especializada, nem sempre encontrada na região. Elas se instalam e deixam conseqüências alarmantes, pois a exploração desordenada causa a destruição de nascentes, desertificação, contaminação de mananciais, lençóis freáticos e do ar, expulsão de agricultores de suas terras e êxodo rural que incha as periferias das cidades, além de doenças físicas e psicológicas da população, preconceito e discriminação contra os moradores (principalmente do entorno das mineradoras), inibição e declínio do turismo e do comércio local.
Várias denúncias e representações de irregularidades e de descumprimento da legislação ambiental e trabalhista já foram feitas pela mídia e pela sociedade civil organizada, inclusive ao Ministério Público Federal, mas as autoridades públicas até o momento não tomaram providências efetivas para resolver o problema.
Lembramos o relatório da Organização Não Governamental "Greenpeace", divulgado no dia 16 de outubro deste ano, que revelou a contaminação de águas por urânio, nas comunidades próximas a Mina de Urânio das Indústrias Nucleares Brasileiras (INB), confirmada pelo Instituto de Gestão de Águas e Clima do Estado da Bahia (INGÁ). O material divulgado chamou a atenção para o perigo que as comunidades estão correndo com o uso de água não apropriada para o consumo humano. A empresa usa a estratégia de transferir sua responsabilidade como se as denúncias fossem inverídicas, e tenta ridicularizar os denunciantes no município de Caetité.
Além de todos os danos sócio-ambientais causados à população pelos empreendimentos mineradores já em funcionamento, está em via de implantação mais uma mineradora de grande porte em Caetité, para a extração do ferro nos municípios de Caetité, Licínio de Almeida, Pindaí e Jacaraci. O projeto prevê a captação de água do Rio São Francisco, através de adutora, com a possível implantação de um mineroduto de 400 km ligando Caetité ao porto de Ilhéus, atingindo os municípios de Ibiassucê, Rio do Antônio, Malhada de Pedras, Brumado, Aracatu, Tanhaçú, Caetanos, Anagé, Bom Jesus da Serra, Boa Nova, Dário Meira, Iguaí, Ibicuí, Itapetinga, Aurelino Leal e Uruçuca.
Diante deste quadro alarmante que avança na Região, nos comprometemos a lutar contra a expansão deste tipo de desenvolvimento que privilegia as grandes empresas sem se preocupar com o bem estar da população e por um tipo de progresso que garanta uma vida digna para todos em harmonia com o meio ambiente rural e urbano, preservando a cultura, a história e o modo de vida das comunidades. Convocamos a população para um grande mutirão de debate para esclarecimentos sobre os riscos desses empreendimentos na Região e de ações que impeçam a degradação social e ambiental iminente.

Assinam este documento:

Cáritas (Regional NE III)
Comissão Pastoral da Terra (BA)
Comissão Paroquial de Meio Ambiente da Igreja Católica e Igreja Evangélica de Caetité
Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR),
Movimento de Mulheres Camponesas (MMC)
Movimento Paulo JacksonAssociação do Movimento Ambientalista Terra (AMATER);
Pastoral da Criança; Pastoral do Migrante (PM)

Caetité, 16 de dezembro de 2008

GOVERNO DO ESTADO IRÁ INVESTIR 300 MIL REAIS EM REFORMAS NAS ESCOLAS ESTADUAIS DA DIREC 24

Após anos de abandono, as escolas da rede pública estadual poderão contar com recursos para realizarem reformas em suas dependências. No ano de 2007 o governo do estado regularizou os repasses do FAED, recursos financeiros para a manutenção, além de assegurar, no final daquele ano, o SOS ESCOLA, que também destinava-se a reformas emergenciais. Em 2008, além de assegurar as mesmas condições do ano de 2007, o Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria da Educação (SEC), repassará R$ 300.000,00(trezentos mil reais) por DIREC, para a reforma das escolas. Em Caetité, a DIREC 24 priorizou as escolas Instituto de Educação Anísio Teixeira, Colégio Ielita Neves Cotrim e o Colégio Tereza Borges que receberão reformas importantes nas áreas destinadas à prática de Educação Física e Esportes e em relação à acessibilidade.
Segundo o professor Jorge Adilson, Diretor da DIREC 24,
...com esses recursos, será possível revitalizar e adequar espaços esportivos no IEAT e Tereza Borges, assegurando condições para que o nosso município venha a sediar os Jogos Escolares da Bahia - Etapa Integrada, a ser realizado em 2009. As aulas de Educação Física também ganharão um novo significado para professores e alunos. A atenção ao portador de necessidades especiais, também será garantida com a completa readequação do Colégio Ielita que será transformado em Centro de Educação Especial, com uma estrutura capaz de atender a toda região.

Silvano Silva
DRT-BA: 4393

Caetiteense é candidato a Rei Momo do Carnaval 2009 de Salvador

O Caetiteense Tio Sousa é candidato a Rei Momo do Carnaval 2009 de Salvador.

A escolha de quem vai reinar no maior Carnaval do Planeta é feita pelo povo votando pela internet até o dia 28 de dezembro.

A Empresa de Turismo S/A (Emtursa) está mobilizando a população para a escolha do Rei Momo.

Os candidatos indicados têm que ser personalidades conhecidas do público, que tenham desembaraço e facilidade de expressão, além de instrução condizente com o relacionamento que será mantido pelo personagem com a imprensa e autoridades.

O internauta deve responder à pergunta QUEM DEVE SER CONVIDADO PARA REI MOMO 2009?

O voto poderá ser dado por meio dos sites da Emtursa - http://www.emtursa.ba.gov.br,

www.portaldocarnaval.ba.gov.br ou da prefeitura de Salvador - http://www.salvador.ba.gov.br.

O mais votado será convidado para ser Rei Momo, caso não aceite, a indicação seguirá pela ordem da lista dos mais votados.


Silvano Silva
DRT-BA: 4393

Uneb divulga nova data das provas para o vestibular 2009



CANDIDATOS: ATENÇÃO PARA NOVA DATA DAS PROVAS
Reitoria da UNEB comunica: PROVAS do Vestibular 2009 e do Concurso/Curso de Formação de Oficiais da PM/BA serão realizadas nos DIAS 1º e 2 de FEVEREIRO de 2009 - Leia íntegra do Comunicado


COMUNICADO

A Reitoria da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) comunica que as PROVAS do Processo Seletivo/Concurso Vestibular 2009 e do Concurso/Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar do Estado da Bahia (CFOPM/BA) serão realizadas nos dias 1º e 2 de FEVEREIRO de 2009.

Em tempo hábil, a UNEB vai publicar ato de Convocação para Provas, no qual serão detalhadas as disciplinas/matérias de cada dia de prova, além de nova data da Prova de Habilidade Específica para candidatos ao Curso de Desenho Industrial (Projeto de Produto e Programação Visual).

Novo Cartão Informativo do Candidato será disponibilizado no site http://www.vestibular.uneb.br/.

A Universidade informa ainda que estão mantidas as demais disposições constantes do Edital nº 026/2008, publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) no dia 25/09/2008.



Salvador, 22 de dezembro de 2008.

Gabinete da Reitoria da UNEB

Fonte: Uneb

segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Anísio Teixeira um defensor da escola pública

O educador Anísio Spínola Teixeira nasceu na cidade de Caetité na região sudoeste da Bahia no dia 12 de julho de 1900.
Fez seus estudos primários em Caetité, o médio em Salvador e cursou direito no Rio de Janeiro. Diplomou-se em 1922.
Anísio Teixeira foi inspetor-geral do Ensino na Bahia, diretor de Instrução Pública do Rio de Janeiro, diretor do Instituo Nacional de Estudos Pedagógicos, professor em universidades americanas e voltou ao Brasil para atuar como membro do Conselho Federal de Educação.
Escola pública de qualidade para todos foi sempre defendida por Anísio que dizia ser necessário um tempo integral para alunos e professores.
O pensamento de Anísio Teixeira continua atual. Ele defendia a criação de fundos financeiros para a educação. O Fundef e agora Fundeb foram baseados nas idéias de Anísio.
A Fundação Anísio Teixeira que é presidida pela filha do educador, Ana Cristina Teixeira de Barros (Babi Teixeira), mantém na cidade de Caetité a Casa Anísio Teixeira, onde o educador nasceu, com Cine Teatro, biblioteca pública e pertences da família. O espaço é visitado constantemente e desenvolve oficinas para contar história e de artesanato. A área do cinema é usada para reuniões e exibição gratuita de filmes para todas as idades. Uma biblioteca móvel circula nas escolas da zona rural do município e em eventos de municípios da região levando o incentivo à leitura.
Anísio Teixeira morreu, misteriosamente, no Rio de Janeiro em 11 de março de 1971.

Relógio