sexta-feira, 20 de maio de 2011

Carga de concentrado de urânio vai para a INB em Caetité depois de impasse seguido de acordo firmado



Foto: Marcos Antônio

A carga de concentrado de urânio chega à INB em Caetité-BA depois de cinco dias de negociações.

Na noite do último domingo (08-05), centenas de manifestantes reuniram em frente do Cemitério da cidade e impediram que um carregamento de concentrado de urânio vindo de Iperó - São Paulo chegasse à usina da INB na região de Maniaçu, distrito de Caetité. A manifestação surgiu depois que chegou, à comunidade, a informação de que era uma carga de lixo atômico.

O comboio com nove carretas com contêineres carregados com cerca de 100 toneladas de concentrado de urânio foi para o 17º Batalhão da Polícia Militar na cidade vizinha de Guanambi até um acordo com os manifestantes.

Edenil Melo, técnico da INB que coordenou o transporte do material, disse que o objetivo da operação é colocar o concentrado de urânio em embalagens padronizadas na usina de Caetité, única em atividade no Brasil, para depois ser levado, juntamente com a produção de Caetité, para o enriquecimento no exterior e em seguida voltar ao Brasil para ser usado nas usinas nucleares de Agra dos Reis no Rio de Janeiro.
Foto: Marcos Antônio

Uma comissão institucional provisória foi formada para tratar do assunto. Várias reuniões foram realizadas em Caetité e visita técnica ao 17º Batalhão de Guanambi onde estava o material em questão.

O prefeito de Guanambi fez pronunciamento dizendo que não queria esse material radioativo na cidade e houve manifestação da comunidade nessa quinta-feira (19-05) para a imediata retirada do carregamento do município de Guanambi.

Cinco dias foram necessários para que chegasse a um acordo sobre o destino do concentrado de urânio. Na noite dessa quinta-feira foi assinado um termo de compromisso firmado perante a Comissão Institucional Provisória e na presença do presidente da INB, Alfredo Tranjan Filho, e do prefeito de Caetité, Zé Barreira. Com o acordo o material foi levado para a área da INB que é mais segura e ficará lacrado até a continuidade de algumas ações de técnicos do IBAMA e CNEN acompanhados da Comissão Institucional Provisória.

Uma comissão permanente será criada pelo Poder Executivo para acompanhar as ações desta natureza e manter a comunidade informada evitando transtornos como vistos durante este período em Caetité, com reflexo em Guanambi.

O plano de comunicação social da INB será revisto por técnicos do IBAMA acompanhados pela Comissão Institucional Provisória.

Termo de Compromisso firmado perante a Comissão Institucional Provisória:

"TERMO DE COPROMISSO FIRMADO PERANTE A COMISSÃO INSTITUCIONAL PROVISÓRIA SOBRE O TRANSPORTE DE MATERIAL RADIOATIVO PARA A UNIDADE DA INB EM CAETITÉ.




Após reunião da Comissão Institucional Provisória com o Presidente da INB, Alfredo Tranjan Filho, foram assumidos os seguintes compromissos:


1- A Carga de material radioativo irá para as instalações da INB em Caetité, local mais seguro e adequado para a permanência da mesma, dentro das condições de segurança para a comunidade e para o meio ambiente nesse transporte, conforme normas legais pertinentes;


2- A carga permanecerá lacrada até que sejam satisfeitos todos os requisitos de segurança dos trabalhadores da INB e do meio ambiente e após concluídos os trabalhos do IBAMA e da CNEN, com o acompanhamento desta Comissão Institucional Provisória;


3- Será Instituída uma Comissão Permanente de acompanhamento, diálogo e fiscalização, que será criada oficialmente pelo Executivo Municipal de Caetité, e integrada por representantes dos movimentos sociais organizados, comprometendo-se a INB a manter diálogo regular e permanente com a mesma;


4- Revisão do plano de comunicação social da INB a ser requerido pelo IBAMA com a participação de membros da comissão institucional provisória.




Caetité-BA, 19 de maio de 2011.




Dr. Élcio Nunes Dourado - Assessor Jurídico do Município de Caetité


João Antônio Portella Lopes - Secretário Municipal do Meio Ambiente de Caetité,


Vereador Júlio César de Carvalho Ladeia - Presidente da Comissão de Meio Ambiente na Câmara de Vereadores de Caetité


Pe. Osvaldino Barbosa - representante da Comissão Paroquial do Meio Ambiente


Pastor Jaílton Simões - representante do Conselho de Segurança (CONSEG),


Prof. Fabiano Carvalho Cotrim – Diretor do Instituto de Educação Anísio Teixeira


Ramona Cardoso, representante da Sociedade Civil de Guanambi


Lucas Mendonça, representante do Sindicato dos Mineradores de Brumado e Micro Região


Joventino Malheiros Neto – Secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Guanambi


Wilian Nunes - IBAMA


Amado Netto - IBAMA


José Reinaldo de Jesus - IBAMA


Ariosvaldo Antunes da Luz- IBAMA


Alfredo Tranjan Filho, Presidente da INB"




Notícia relacionada:

Manifestantes impediram que carga de urânio passasse para a usina da INB em Caetité




Silvano Silva – DRT-BA: 4393

Nenhum comentário:

Relógio