quinta-feira, 25 de abril de 2013

Professor Libâneo disse que a educação no Brasil é praticamente imposta por organismos internacionais

O professor doutor José Carlos Libâneo que veio para a abertura de um evento no Campus da Uneb em Guanambi visitou Caetité para conhecer a casa onde nasceu o educador Anísio Teixeira e ministrar palestra no Campus VI da Uneb.

O professor Libâneo disse que em suas pesquisas sobre educação chegou à conclusão de que as políticas educacionais no Brasil são praticamente impostas por organismos internacionais, por exemplo o Banco Mundial. Para o pesquisador as escolas são muito mais um lugar de acolhimento social, de integração social de que um lugar de realização da missão específica da escola que é a missão do ensino. Se a escola não atua na formação das capacidades intelectuais dos alunos por meio dos conteúdos nenhuma outra instituição pode realizar isto.

Segundo o professor Libâneo, infelizmente, no Brasil a política educacional não está favorecendo a formação dos alunos. No 5º ano os alunos não sabem o cálculo básico da matemática e não sabem interpretar texto e fazer leitura. Esta situação vem a pelo menos a 20 anos, quando começou a interferência dos organismos internacionais no Brasil, incluindo a adesão do Ministério da Educação a estas políticas.

O professor Libâneo concluiu dizendo aos pais que procurem compreender que a escola não é apenas um lugar para dar merenda, acolher as crianças e, no caso da educação infantil, dar banho e trocar fralda. A missão da escola é de ensinar para que os alunos aprendam.



Silvano Silva – DRT-BA: 4393

Nenhum comentário:

Relógio