sábado, 18 de julho de 2015

A paróquia de Caetité feteja a padroeira Senhora Santana

A paróquia de Caetité festeja da padroeira no período de 17 a 26 de julho. Senhora Santana é padroeira da paróquia de Caetité e da diocese. Cada dia determinado ponto da cidade fica responsável pela noite da novena sendo que um dos dias fica na responsabilidade das comunidades rurais. Neste ano o dia 24. 

Conforme o historiador Bartolomeu de Jesus Mendes em seu livro “A Festa de Dois de Julho em Caetité – do Cívico ao Popular” em 1754 Caetité desligou de Rio de Contas passando à categoria de Freguesia de Santana. O primeiro vigário foi o padre Câmara e a primeira imagem de Senhor Santana foi oferecida pelo Capitão Carvalho que morava no distrito Azevedo pertencente à Umburanas.

O dia das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) começa com uma manhã de convivência com representantes de várias comunidades rurais. À tarde desfile de carros de bois e Missa Campal na Praça da Catedral. Após a noite da novena há leilão de produtos agropecuários doados por camponesas e camponeses.

O dia 25 é dedicado a São Cristóvão, padroeiro dos motoristas. Neste dia há celebração de missa à tarde na capela de São Cristóvão no Brás e em seguida desfile de carros e motocicletas passando pela Praça da Catedral para receberem a benção de um padre.

Nos dez dias de festa, além da parte religiosa, há momentos voltados para a parte social de responsabilidade da prefeitura com eventos culturais e
shows musicais.

Neste ano de 2015 a missa de encerramento no dia 26 será às 16 horas com a participação de pessoas dos 35 municípios que compõem a diocese de Caetité na despedida do bispo Dom Ricardo que foi transferido pelo papa Francisco da diocese de Caetité para a diocese de Janaúba no estado de Minas Gerais. 

As comemorações encerram com um show musical com o padre Júnior Periquito.


Silvano Silva - DRT-BA: 4393

Nenhum comentário:

Relógio