segunda-feira, 27 de julho de 2015

Dom Ricardo despede da diocese de Caetité na festa de Sant'Ana e segue missão em Janaúba Minas Gerais

Dom Ricardo Brusati despediu da diocese de Caetité para continuar a missão na diocese de Janaúba em Minas Gerais atendendo a um pedido do papa Francisco. 

Natural de Bellinzago Novarese, Província de Novara, na Itália, Ricardo Guerrino Brusati, aos 11 anos, começou a trabalhar para ajudar a família que passava por dificuldade com o pai internado. Aos 18 anos trabalhando numa indústria com carteira assinada o jovem Ricardo, por meio de um padre, conheceu um novo caminho que o fez chegar, conhecer e seguir Jesus. Foi ordenado padre no dia 23 de junho de 1973.

Em 1982 chega ao Brasil como padre para atuar na diocese de Paulo Afonso na Bahia onde exerceu várias funções inclusive como Administrador Diocesano por dois anos com a morte do bispo dom Mário Zanetta em 1998. 

No dia 4 de novembro de 2002 o padre Ricardo Brusati foi nomeado bispo da diocese de Caetité pelo papa João Paulo II para sucessão de dom Antônio Alberto Guimarães Rezende que pediu renúncia ao completar 75 anos de vida.













Em 8 de fevereiro de 2003 toma posse como 8º bispo da diocese de Caetité com o lema: "Cantarei para sempre a misericórdia do Senhor". 

Durante os 12 anos em que atuou como bispo na diocese de Caetité dom Ricardo apoiou os seminaristas em Caetité e Belo Horizonte, ordenou 19 padres, manteve a união dos padres, muitas obras sociais nas paróquias, implantou o Projeto Diocesano de Evangelização para refletir os evangelhos de Marcos, Mateus, Lucas e  João, melhorou o parque de transmissão da Rádio Educadora Santana de Caetité, apoiou a organização dos leigos na diocese, realizou o primeiro centenário da diocese com participação de todas as paróquias.













No dia 27 de maio de 2015 o papa Francisco transferiu dom Ricardo para a diocese de Janaúba em Minas Gerais. 

Depois que o Núncio Apostólico avisou da transferência para a diocese de Janaúba, dom Ricardo pediu para ficar até concluir a festa de Senhora Sant'Ana, padroeira de Caetité e da diocese.

A despedida ocorreu em meio a muita emoção com homenagens na última noite da novena e na Missa Solene de encerramento da festa no dia 26 de julho de 2015. Dom Ricardo concluiu agradecendo a todos da diocese e ao apoio recebido em Caetité.
Foto: Gledson Moreira














O show com o padre Júnior Periquito encerrou a festa.

Aos 70 anos dom Ricardo inicia missão na diocese de Janaúba no estado de Minas Gerais no dia 1º de agosto de 2015.


 











Silvano Silva - DRT-BA: 4393

Nenhum comentário:

Relógio