sábado, 14 de fevereiro de 2009

Acordo Ortográfico: precisamos aprender as novas regras na Língua Portuguesa

No dia 1º de janeiro de 2009 o Acordo Ortográfico na Língua Portuguesa entrou em vigor no Brasil. As mudanças têm um prazo de 4 anos, ou seja, até 31 de dezembro de 2012 para serem implantadas. Em janeiro 2013 iniciará a obrigatoriedade das novas regras.
A primeira mudança oficial do português no Brasil ocorreu em 1943. Em 1971 houve a segunda modificação e em 1° de janeiro de 2009 a terceira.
Para Valter Kehdi, professor livre docente em língua portuguesa da USP, especialista em morfologias e sintaxe, não é uma Reforma (muitas mudanças) e sim um Acordo (poucas mudanças) na ortografia. As mudanças são na grafia e não na pronúncia.
As discussões para este acordo iniciaram em 1986. Em 1990 o acordo foi criado. São três casos, basicamente: primeiro, as letras k, w e y passam a fazer parte do nosso alfabeto que fica com 26 letras. As três letras pertenciam ao nosso alfabeto, porém foram eliminadas no acordo de 1943. No segundo caso, alguns acentos deixam de existir e o terceiro, o uso do hífen.
São 8 países que falam oficialmente a língua portuguesa: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
Como fica o Acordo Ortográfico?
O site da revista Veja trás detalhes do Acordo. A revista Nova Escola em parceria com as editoras Ática e Scipione produziram o Manual da Nova Ortografia.
O site da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) trás respostas para as perguntas frequentes sobre o Acordo Ortográfico.
A Academia Brasileira de Letras (ABL) vai publicar o Vocabulário Ortográfico que está previsto para sair ainda em fevereiro de 2009.
Ouça a explicação de cada professor de língua portuguesa nas entrevistas realizadas pela Rádio CBN sobre o Acordo Ortográfico: Pasquale Cipro Neto, Sérgio Nogueira, Valter Kehdi, Sérgio Nogueira (novamente) e Evanildo Bechara. Ouça, também, uma matéria que resume a fala desses professores.
O site globo.com apresenta uma série de vídeos de matérias sobre o acordo ortográfico.
O Governo Federal, o Senado e a Câmara dos Deputados vão ignorar o início da vigência do Acordo Ortográfico. Apenas o Supremo Tribunal Federal (STF) cumpre as novas regras desde o início. O executivo federal e o Congresso Nacional não se preparam para aplicar o Acordo.

Silvano Silva
DRT-BA: 4393

Nenhum comentário:

Relógio