quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

INGÁ realiza reunião para discutir situação de água em comunidades de Caetité


O Instituto de Gestão das Águas e Cima (INGÁ) realiza nesta quinta-feira (25) reunião para tratar dos problemas com abastecimento alternativo de água em comunidades rurais do município de Caetité que tiveram a interdição de poços que continham água com radioatividade acima do permitido pelo Ministério da Saúde.

A reunião, às 14 horas, na sede do INGÁ em Salvador inicia um momento de ação conjunta entre diversas instituições governamentais para articular ações de acesso à água que garantam a segurança da população do entorno da mina de urânio explorada pela estatal Indústrias Nucleares do Brasil no município de Caetité.

Participam representantes da Prefeitura Municipal de Caetité, da Casa Civil do Governo da Bahia, da Companhia de Engenharia Ambiental da Bahia (Cerb), da Embasa, da Secretaria de Saúde da Bahia, da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), do Instituto do Meio Ambiente (IMA), do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento e da estatal Indústrias Nucleares Brasileiras (INB).

Desde outubro de 2009 que o INGÁ e a Secretaria de Saúde do Estado interditaram nove pontos com a presença de radioatividade alfa e beta acima do permitido pela portaria 518/04 do Ministério da Saúde.



Silvano Silva

DRT-BA: 4393

Nenhum comentário:

Relógio