domingo, 13 de fevereiro de 2011

Ministério Público determina que carne em Caetité só poderá ser vendida de abatedouro inspecionado



O Ministério Público em cumprimento à Portaria 304/96 determinou que a carne só poderá ser vendida em Caetité vinda de abatedouro inspecionado.

O promotor de justiça, Dr. Jailson Trindade, da Comarca de Caetité já fez várias reuniões para explicar a necessidade do cumprimento da Portaria 304/96 do Ministério da Agricultura. Participaram o prefeito de Caetité, secretária municipal de saúde, açougueiros, técnicos da ADAB e da vigilância sanitária municipal, a imprensa entre outros.

O Ministério Público da Bahia vem realizando uma campanha juntamente com a Agência Estadual de Defesa Agropecuária Bahia (ADAB) para que as carnes comercializadas na Bahia sigam todo processo necessário para chegar ao consumidor de forma adequada para o consumo humano.

Em função da prefeitura estar adequando um galpão no Mercado Municipal para a comercialização de carnes, inicialmente a exigência será para que os animais sejam abatidos em abatedouro inspecionado.

Nesta segunda-feira (14-02) os técnicos da ADAB e da vigilância sanitária municipal vão iniciar a fiscalização em todo o município de Caetité, principalmente na sede. As carnes não inspecionadas serão apreendidas e queimadas e/ou enterradas.

O abatedouro de Brumado é o mais próximo para que os açougueiros de Caetité possam levar os animais para o abate. Nos próximos meses será inaugurado um abatedouro em Guanambi. Assim sendo será mais uma opção para os açougueiros de Caetité.

A previsão é que em breve a Portaria 304/96 seja totalmente cumprida com a conclusão do galpão de comercialização de carnes que ficará adaptado para os açougueiros e com o funcionamento do abatedouro de Guanambi que está mais próximo.
Os técnicos lembram que os açougueiros não enfrentarão as dificuldades de chuva, frio, poeira, ou calor para abater os animais, muitas vezes na zona rural, já que receberão prontos do abatedouro para serem comercializados e que os consumidores ganham por passarem a ter uma carne de melhor qualidade.

O bom diálogo, entre todos os envolvidos no assunto em Caetité, tem demonstrado um alto nível de civilidade o que será uma vitória de todos.

A lei vale também para o município de Lagoa Real que faz parte da Comarca de Caetité.


Notícia relacionada:




Silvano Silva – DRT-BA: 4393








Um comentário:

César Lima disse...

Não podemos permitir que os animais sejam abatidos de forma tão cruel, com porradas na cabeça e esquartejados ainda vivos.

Relógio